Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavendish, Geovana Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35506
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2019.
id UNB_c5d72a61b64dc7bf0eb1aa8519e0a163
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/35506
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cavendish, Geovana AraujoRossi, Ana Helena2019-10-04T18:03:21Z2019-10-04T18:03:21Z2019-10-042019-03-19CAVENDISH, Geovana Araujo. Traduzir o Auto da Compadecida: o teatro e a letra. 2019. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35506Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2019.O presente trabalho constitui-se de um estudo acerca da tradução teatral feito a partir de nossa experiência de tradução para o francês de um fragmento do terceiro ato da peça Auto da Compadecida (1955) do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. Neste estudo, levantamos as particularidades discursivas do texto teatral para compreender e problematizar as particularidades de sua respectiva tradução. Para tal, fomos ao encontro do que pensa o teórico e crítico da tradução Antoine Berman sobre a letra e atestamos em nossa análise que a letra do texto teatral tem seu princípio elementar de ser concebida para ganhar voz, isto é, a letra desta sorte de texto é performática e, por isso, nossa presente proposta de tradução se fundamenta sobre esta referida particularidade. Buscamos responder ao que seria este caráter performático da letra do texto teatral, a como ele se manifesta e a como sua tradução poderia compreendê-lo, aliando os Etudos da Tradução aos de Teatro e Literatura.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Le présent travail consiste en une étude sur la traduction théâtrale réalisée à partir de notre expérience de traduction vers le français, d’un extrait du troisième acte de la pièce Auto da Compadecida (1955) du brésilien dramaturge de la région de la Paraíba au Brésil, Ariano Suassuna. Dans cette étude, nous analysons les particularités discursives du texte théâtral afin de comprendre et de problématiser les particularités de sa respective traduction. Pour cela, nous nous sommes appuyées sur le concept de lettre formalisé par le critique de traduction et traducteur Antoine Berman. Dans notre analyse, nous avons observé que la lettre du texte de théâtre a son principe élémentaire d’être conçue pour se faire entendre, c’est-à-dire, la lettre de ce type de texte est performative et par conséquent, notre proposition de traduction est basée sur cette particularité. Nous avons cherché à détérminer quel serait le caractère performatif de la lettre du texte théâtrale, comment il se manifeste et comment sa traduction pourrait le mettre en evidence en combinant les Études de la Traduction avec celles du Théâtre et de la Littérature.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Estudos da TraduçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessTraduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTradução teatralSuassuna, Ariano, 1927- Auto da compadecida - crítica e interpretaçãoTeatro brasileiroTeatro (Literatura)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_GeovanaAraújoCavendish.pdf2019_GeovanaAraújoCavendish.pdfapplication/pdf996793http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35506/1/2019_GeovanaAra%c3%bajoCavendish.pdf00029977932cd18ef82ec6b76477fd6cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35506/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/355062024-03-20 13:58:54.115open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T16:58:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
title Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
spellingShingle Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
Cavendish, Geovana Araujo
Tradução teatral
Suassuna, Ariano, 1927- Auto da compadecida - crítica e interpretação
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura)
title_short Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
title_full Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
title_fullStr Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
title_full_unstemmed Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
title_sort Traduzir o Auto da Compadecida : o teatro e a letra
author Cavendish, Geovana Araujo
author_facet Cavendish, Geovana Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavendish, Geovana Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, Ana Helena
contributor_str_mv Rossi, Ana Helena
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Tradução teatral
Suassuna, Ariano, 1927- Auto da compadecida - crítica e interpretação
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura)
topic Tradução teatral
Suassuna, Ariano, 1927- Auto da compadecida - crítica e interpretação
Teatro brasileiro
Teatro (Literatura)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-04T18:03:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-04T18:03:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVENDISH, Geovana Araujo. Traduzir o Auto da Compadecida: o teatro e a letra. 2019. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/35506
identifier_str_mv CAVENDISH, Geovana Araujo. Traduzir o Auto da Compadecida: o teatro e a letra. 2019. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35506/1/2019_GeovanaAra%c3%bajoCavendish.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/35506/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 00029977932cd18ef82ec6b76477fd6c
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863981245136896