Comissiologia num castelo da educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33786 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2018. |
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Comissiologia num castelo da educação escolar indígenaEducação indígenaKafka, Franz, 1883-1924 - crítica e interpretaçãoAntropologiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2018.Este trabalho resulta de pesquisa realizada junto à Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (Cneei) do Ministério da Educação (MEC). O pesquisador, que atuava também como servidor público do MEC na Comissão, estabelece um campo de experimentações em que se relacionam episódios de sua expulsão do local de trabalho – algo que é assumido na pesquisa como um traço anti-heroico diante do enredo clássico do trabalho de campo na antropologia – com episódios de O Castelo, de Kafka, nos quais se busca uma teorização do cansaço na Administração Pública, a partir da proposta de uma antropologia amadora. A finalidade administrativa da Comissão de um ponto de vista formal é a formulação de políticas em sua área de atuação. A dissertação realiza uma experiência de pensamento em que considera as possíveis consequências – ou, mais precisamente, as consequências dos possíveis – decorrentes do estabelecimento de uma relação com a Comissão em que ela é vivenciada como efetivo espaço de inventividade política. Sua atribuição legal – supostamente não fictícia – passa a ser a origem da ficção antropológica que permeia a pesquisa.This work is the result of a research conducted at the Cneei (Portuguese acronym for Brazilian National Commission for Indigenous School Education) which is part of the Ministry of Education (MEC). This researcher (which also worked at the aforementioned Commission as a MEC public servant), having been expelled from his work place, thus sets a field for experimentation in which a parallel is made between such episode and scenes from Kafka's The Castle. Such situation is openly acknowledged as a anti-heroic trait, as opposed to the anthropological field work classic plot. Thereby, this researcher seeks to theorise cansaço (a Portuguese word which conveys the idea of fatigue, boredom, tiredness, burnout and so on) in the realm of public administration – starting from the proposition of an amateur anthropology. The Commission's administrative purpose from a formal point of view is of course the formulation of public policies within is area of activity. This thesis thus tries an experiment in thought in which it considers the possible consequences – or rather the consequences of the possibles – resulting from establishing a relation with the Commission in which the said Commission is experienced as an actual space for political inventiveness. Its – supposedly non-fictitious – legal prerogatives thus become the source for the anthropological fiction that permeates this work.Instituto de Ciências Sociais (ICS)Departamento de Antropologia (ICS DAN)Programa de Pós-Graduação em Antropologia SocialBorges, Antonádia MonteiroSobral, José Roberto2019-01-14T16:34:35Z2019-01-14T16:34:35Z2018-12-192018-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOBRAL, José Roberto. Comissiologia num castelo da educação escolar indígena. 2018. 192 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33786A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T19:22:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/33786Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T19:22:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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