Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Valéria Raquel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1792
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
id UNB_c63012341ebf5dafcfd98c44d027d4b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1792
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamentalEducação ambientalEnsino de ciênciasEnsino fundamentalMeio ambienteQuestões socioambientaisCiências - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.A presente dissertação refere-se a um trabalho desenvolvido com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola particular em Brasília, no ano de 2007. O trabalho desenvolvido teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar uma abordagem pedagógica de Educação Ambiental (EA) em aulas de ciências, visando ampliar as percepções dos estudantes sobre meio ambiente e problemas ambientais, e contribuir para o desenvolvimento de uma preocupação socioambiental. A necessidade de se realizar o presente trabalho surgiu em meio a discussões em sala de aula acerca de temas relacionados ao meio ambiente. A análise das percepções iniciais dos estudantes revelou que os mesmos possuem uma percepção de meio ambiente naturalista, ou seja, com foco centrado nos aspectos naturais. Nesse sentido, buscou-se ampliar essas percepções por meio de abordagens de temas socioambientais nas aulas de ciências. A abordagem desenvolveu-se por meio de atividades como aulas expositivas, discussões de textos, saídas de campo, apresentação de seminários, palestras e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Para a coleta de dados foram utilizados observação das aulas com registros no diário de aula e gravação em vídeo; aplicação de questionários; atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma exposição de fotografias. Os questionários utilizados buscavam identificar as representações sociais dos estudantes acerca de meio ambiente e problemas ambientais e foram aplicados no inicio, no meio e no fim da pesquisa. À medida que se analisavam os dados, as aulas e as atividades iam sendo planejadas a fim de se alcançar os objetivos pretendidos. Ao final da pesquisa, os dados revelaram que a abordagem de temas socioambientais contribuiu para a ampliação da percepção dos estudantes sobre o meio ambiente e problemas ambientais existentes em sua comunidade local. Promover uma EA que proporcione um sentimento de responsabilidade pelo ambiente em que se vive, passa necessariamente por uma percepção global de meio ambiente em que se incorporem aspectos sociais. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present dissertation refers to a work developed with students in ninth grade of elementary school in a private school in Brasilia, in the year 2007. The work aimed to plan, implement and evaluate a pedagogical approach of Environmental Education (EE) in the science classes, aiming to expand the students' perceptions about the environment and environmental problems, and contribute to the development of a socio concern. The need to perform this work came in the midst of discussions in the classroom about topics related to the environment. The perceptions analysis of the students showed that they have a perception of the natural environment that is linked only to natural features. In this way, we tried to expand these perceptions through approaches to issues of socio in science classes. The approach was developed through activities such as expository lessons, discussions of texts, leaving the field, presentation of seminars, lectures and work by students. For data collection were used to observe the lessons of daily records in the classroom and in video recording, implementation of questionnaires; activities for students and an exhibition of photographs. The questionnaires used sought to identify the social representations of students about the environment and environmental problems and were applied at the beginning, the middle and end of the search. As if analyzing the data, classes and activities would be planned in order to attain the desired goals. At the end of the study, the data showed that the approach of themes socio widened the perception of students about the environment and on environmental problems existing in their local community. Promoting an EA that provides a sense of responsibility for the environment in which they live, inevitably means an overall perception of the environment in which they incorporate social aspects.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteSantos, Wildson Luiz Pereira dosSantana, Valéria Raquel2009-10-01T11:58:42Z2009-10-01T11:58:42Z2009-10-012008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Valéria Raquel. Questões socioambientais no ensino de Ciências: superando visões naturalistas no Ensino Fundamental. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1792info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/1792Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
title Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
spellingShingle Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
Santana, Valéria Raquel
Educação ambiental
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Meio ambiente
Questões socioambientais
Ciências - estudo e ensino
title_short Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
title_full Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
title_fullStr Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
title_full_unstemmed Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
title_sort Questões socioambientais no ensino de ciências : superando visões naturalistas no ensino fundamental
author Santana, Valéria Raquel
author_facet Santana, Valéria Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wildson Luiz Pereira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Valéria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Meio ambiente
Questões socioambientais
Ciências - estudo e ensino
topic Educação ambiental
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Meio ambiente
Questões socioambientais
Ciências - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2009-10-01T11:58:42Z
2009-10-01T11:58:42Z
2009-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Valéria Raquel. Questões socioambientais no ensino de Ciências: superando visões naturalistas no Ensino Fundamental. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1792
identifier_str_mv SANTANA, Valéria Raquel. Questões socioambientais no ensino de Ciências: superando visões naturalistas no Ensino Fundamental. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508177705664512