Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colagrande,Elaine Angelina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Farias,Luciana Aparecida, Bitencourt,Ana Luisa Vietti, Leite,Luiz Omir de Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219
Resumo: Resumo: A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.
id UNESP-22_8cbd881c6ea6dc9f682142bcd51b33ea
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100219
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxisPráticas de educação ambientalEscola públicaEnsino fundamentalQuestões socioambientaisResumo: A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210020info:eu-repo/semantics/openAccessColagrande,Elaine AngelinaFarias,Luciana AparecidaBitencourt,Ana Luisa ViettiLeite,Luiz Omir de Cerqueirapor2021-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100219Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:17.475817Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
title Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
spellingShingle Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
Colagrande,Elaine Angelina
Práticas de educação ambiental
Escola pública
Ensino fundamental
Questões socioambientais
title_short Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
title_full Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
title_fullStr Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
title_full_unstemmed Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
title_sort Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
author Colagrande,Elaine Angelina
author_facet Colagrande,Elaine Angelina
Farias,Luciana Aparecida
Bitencourt,Ana Luisa Vietti
Leite,Luiz Omir de Cerqueira
author_role author
author2 Farias,Luciana Aparecida
Bitencourt,Ana Luisa Vietti
Leite,Luiz Omir de Cerqueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colagrande,Elaine Angelina
Farias,Luciana Aparecida
Bitencourt,Ana Luisa Vietti
Leite,Luiz Omir de Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de educação ambiental
Escola pública
Ensino fundamental
Questões socioambientais
topic Práticas de educação ambiental
Escola pública
Ensino fundamental
Questões socioambientais
description Resumo: A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958988640256