Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Ingreth da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48998
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
id UNB_c68467db9d9e6bae3a1660679bd54b9b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48998
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura localPatrimônio culturalTeatro do OprimidoArte e educaçãoDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.A presente pesquisa tece reflexões sobre a valorização dos patrimônios culturais de Ceilândia – DF e a prática pedagógica que deu origem ao livro coletivo “Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo” desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Ancorada na pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (MATTOS, 2011) e na pesquisa-ação crítica (FRANCO, 2005), a pesquisa parte das seguintes indagações: como a arte e a educação podem transformar ou ressignificar um território fomentando a relação de pertencimento? Quais metodologias podem ser significativas para este tipo de experiência? Como a relação “centro-periferia” afeta as produções artísticas? Como desenvolver práticas pedagógicas que possibilitem a produção de autonomia e o protagonismo estudantil? Contextualiza-se os caminhos do entendimento do que são os patrimônios culturais no Brasil na perspectiva de Maria Fonseca (1997); os conceitos de identidade pela perspectiva de Hall (1997) e Castells (2008); cultura por Boal (1979), Rincón (2021) e Barbero (2015); territorialidade por Santos (1978), Saquet (2007) e Haesbaert (2004); e pertencimento por Lestinge (2004) e Cousin (2010). Investiga-se a cidade como território de experiências artísticas e como isso se conecta às relações de pertencimento por meio da memória e da construção da identidade a partir da gênese da construção de Brasília e da formação de Ceilândia. São apresentadas as contradições presentes no discurso hegemônico da história de Brasília à luz de Holston (2010), Paviani (2010) e Gouvêa (1995) explorando a abordagem midiática e artística em relação à cidade. Por fim, apresento o relato da experiência do processo de exploração das práticas artístico pedagógicas desenvolvidas para a construção coletiva do livro “Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo” aplicadas no Centro de Ensino Fundamental 27 de Ceilândia. A pesquisa apresenta como via de reflexão os inventários participativos em educação patrimonial, o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a experiência audiovisual. As concepções discorrem sobre questões culturais, imagéticas e sociais, arte educação, alfabetização estética, memória em âmbito escolar e valorização do patrimônio cultural local.The present research reflects on the appreciation of the cultural heritage of Ceilândia – DF and the pedagogical practice that gave rise to the collective book “Ceilândia Minha Quebrada é Maior que o mundo” developed in partnership between the Department of Education of the DF and the Instituto do Patrimônio National Artistic History (IPHAN). Anchored in qualitative ethnographic research (MATTOS, 2011) and critical action research (FRANCO, 2005), the research starts from the following questions: how can art and education transform or re-signify a territory by fostering the relationship of belonging? What methodologies can be meaningful for this type of experience? How does the “center-periphery” relationship affect artistic productions? How to develop pedagogical practices that enable the production of autonomy and student protagonism? The ways of understanding what are the cultural heritages in Brazil are contextualized in the perspective of Fonseca (1997); the concepts of identity from the perspective of Hall (1997) and Castells (2008); culture by Boal (1979), Rincón (2021) and Barbero (2015); territoriality by Santos (1978), Saquet (2007) and Haesbaert (2004); and belonging by Lestinge (2004) and Cousin (2010). The city is investigated as a territory of artistic experiences and how this connects to the relationships of belonging through memory and the construction of identity from the genesis of the construction of Brasília and the formation of Ceilândia. The contradictions present in the hegemonic discourse of the history of Brasilia are presented in the light of Holston (2010), Paviani (2010) and Gouvêa (1995) exploring the media and artistic approach to the city. Finally, I present the report of the experience of the process of exploring the artistic-pedagogical practices developed for the collective construction of the book “Ceilândia, my broken is bigger than the world” applied in the Elementary School Center 27 of Ceilândia. The research presents as a means of reflection the participatory inventories in heritage education, Augusto Boal's Theater of the Oppressed and the audiovisual experience. The concepts discuss cultural, imagery and social issues, art education, aesthetic literacy, memory in the school environment and appreciation of the local cultural heritage.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasBôas, Rafael Litvin VillasAdriano, Ingreth da Silva2024-07-18T03:12:43Z2024-07-18T03:12:43Z2024-01-182023-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfADRIANO, Ingreth da Silva. Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo: análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-18T03:12:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/48998Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-18T03:12:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
title Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
spellingShingle Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
Adriano, Ingreth da Silva
Patrimônio cultural
Teatro do Oprimido
Arte e educação
title_short Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
title_full Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
title_fullStr Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
title_full_unstemmed Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
title_sort Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local
author Adriano, Ingreth da Silva
author_facet Adriano, Ingreth da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bôas, Rafael Litvin Villas
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriano, Ingreth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Teatro do Oprimido
Arte e educação
topic Patrimônio cultural
Teatro do Oprimido
Arte e educação
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-23
2024-07-18T03:12:43Z
2024-07-18T03:12:43Z
2024-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ADRIANO, Ingreth da Silva. Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo: análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48998
identifier_str_mv ADRIANO, Ingreth da Silva. Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo: análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580717963313152