Dança transmídia : as táticas de corpo composto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Larissa Ferreira Regis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23659
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.23659
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
id UNB_c6e6d15c790f90406aace83359dddec6
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/23659
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Barbosa, Larissa Ferreira RegisMedeiros, Maria Beatriz de2017-06-12T20:30:39Z2017-06-12T20:30:39Z2017-06-122016-09-16BARBOSA, Larissa Ferreira Regis. Dança transmídia: as táticas de corpo composto. 2016. vi, 395 f. il., Tese (Doutorado em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23659http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.23659Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.O trabalho, Dança Transmídia: as táticas de corpo composto, aborda a estética dos afectos que se constitui entre corpo e tecnologias da imagem no contexto da dança transmídia. Neste encontro, instaura-se um estado de corpo composto. Esse conceito reivindica a composição como posicionamento político da dança, que deseja afastar-se dos modelos estéticos baseados na relação entre corpo e controle. Na perspectiva desta pesquisa, este modelo específico articula o binômio corpo-máquina como resquício da noção moderna de corpo como mecanismo, das ideias de corpo baseadas nas relações de poder. O corpo composto surge da necessidade em propor outros modelos de circulação do sensível aliados às demandas de pensar os corpos políticos na dança transmídia. Discutem-se as táticas de corpo composto a partir das obras de dança da autora, as quais destacam-se os modos de composição da imagem a partir das táticas de invisibilidade, potência de dança na imagem, still acts digital, dentre outros. Estas táticas também são evidenciadas a partir de uma cartografia (apêndice) de obras que abarcam diferentes modos de atravessamentos entre dança e tecnologias da imagem, tais como: sistema digital de notação de movimento, motion capture, motion tracking, vídeodança, webdança , videocenografia, cibercenários, dança telemática, dança em realidade aumentada, instalação de dança com tecnologia, dançando com avatares, gamedança, glitch dance, dança com robôs. Esta pesquisa deflagra um estado interdisciplinar entre os pares dança e tecnologias da imagem, que compõe a estética dos afectos, uma relação de co-laboração que reivindica as instâncias; afectar e ser afectado.The research, Transmedia dance: the compound body tactics focuses on the aesthetics of affection between the body and the technologies of the image in the context of transmedia dance. At this assembly, installs a state of compound body. This concept claims the composition instead of the control. Therefore it is a political position in dance, which want to move away from the aesthetic models based on the relationship between body and control. Body systems that are present in the discourse which emphasize the body-machine binomial. In view of this research, this particular model|system articulates the binomial “body-machine” as a trace of the “body as a mechanism”, which becomes from the the relations of power and submission. Discusses the compound body tactics from the dance pieces of the author, which we emphasized the compositions of the image from the follow tactis: invisibility, potential of the screemdance, still digital acts and others. These tactics become also evident from a dance work cartography that include different ways of crossings dance and technologies of the image, such as: digital system of movement notation, motion capture, motion tracking, screemdance, webdance, videoescenography, ciberescenography, dance telematics, augmented reality dance, dance with technology installation, dancing with avatars, gamedace, glitch dance, dance with robots. This research triggers an interdisciplinary body between the dance and the technologies, which makes up the aesthetics of affection, a colaboring relationship composed on the affect and be affected.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessDança transmídia : as táticas de corpo compostoTransmedia dance : the compound bodies tacticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDançaCorpo e arteMovimento rítmicoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain653http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23659/2/license.txtb33fa9ccc321e1670f5a1ff406728f3cMD52open accessORIGINAL2016_LarissaFerreiraRegisBarbosa.pdf2016_LarissaFerreiraRegisBarbosa.pdfapplication/pdf121694297http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23659/3/2016_LarissaFerreiraRegisBarbosa.pdfdf03a89862dec88e997c5b2ccd68a36bMD53open access10482/236592023-07-10 09:52:10.181open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T12:52:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança transmídia : as táticas de corpo composto
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Transmedia dance : the compound bodies tactics
title Dança transmídia : as táticas de corpo composto
spellingShingle Dança transmídia : as táticas de corpo composto
Barbosa, Larissa Ferreira Regis
Dança
Corpo e arte
Movimento rítmico
title_short Dança transmídia : as táticas de corpo composto
title_full Dança transmídia : as táticas de corpo composto
title_fullStr Dança transmídia : as táticas de corpo composto
title_full_unstemmed Dança transmídia : as táticas de corpo composto
title_sort Dança transmídia : as táticas de corpo composto
author Barbosa, Larissa Ferreira Regis
author_facet Barbosa, Larissa Ferreira Regis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Larissa Ferreira Regis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Maria Beatriz de
contributor_str_mv Medeiros, Maria Beatriz de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Dança
Corpo e arte
Movimento rítmico
topic Dança
Corpo e arte
Movimento rítmico
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-12T20:30:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-12T20:30:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Larissa Ferreira Regis. Dança transmídia: as táticas de corpo composto. 2016. vi, 395 f. il., Tese (Doutorado em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/23659
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.23659
identifier_str_mv BARBOSA, Larissa Ferreira Regis. Dança transmídia: as táticas de corpo composto. 2016. vi, 395 f. il., Tese (Doutorado em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23659
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.23659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23659/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23659/3/2016_LarissaFerreiraRegisBarbosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b33fa9ccc321e1670f5a1ff406728f3c
df03a89862dec88e997c5b2ccd68a36b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863928666390528