PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Nilson Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5866
Resumo: A formação educativa do aluno de dança deve ser constituída da aprendizagem dos elementos rítmicos advindos das inúmeras experiências vivenciadas em aula. O percurso metodológico no ensino do ritmo comumente empregado se baseia na contagem musical e mensuração quantitativa de seus constituintes. Todavia a ampla exploração de estratégias sensório-motoras pode fortalecer a aprendizagem rítmica. A partir dessas reflexões, este artigo tem como objetivo discutir alguns pressupostos teóricos no estudo do ritmo inseridos nas perspectivas pedagógicas de iniciação rítmica nas aulas de dança
id IFRN-3_d3575c385fe3ae381044b7a9805e81cf
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5866
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇARitmoDançaIniciação Rítmica.A formação educativa do aluno de dança deve ser constituída da aprendizagem dos elementos rítmicos advindos das inúmeras experiências vivenciadas em aula. O percurso metodológico no ensino do ritmo comumente empregado se baseia na contagem musical e mensuração quantitativa de seus constituintes. Todavia a ampla exploração de estratégias sensório-motoras pode fortalecer a aprendizagem rítmica. A partir dessas reflexões, este artigo tem como objetivo discutir alguns pressupostos teóricos no estudo do ritmo inseridos nas perspectivas pedagógicas de iniciação rítmica nas aulas de dançaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/586610.15628/holos.2019.5866HOLOS; v. 5 (2019); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5866/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Nilson VieiraLima, Patrícia Ribeiro Feitosa2022-05-01T19:18:37Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5866Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:37Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
title PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
spellingShingle PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
Pinto, Nilson Vieira
Ritmo
Dança
Iniciação Rítmica.
title_short PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
title_full PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
title_fullStr PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
title_full_unstemmed PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
title_sort PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DA INICIAÇÃO RÍTMICA NAS AULAS DE DANÇA
author Pinto, Nilson Vieira
author_facet Pinto, Nilson Vieira
Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa
author_role author
author2 Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Nilson Vieira
Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ritmo
Dança
Iniciação Rítmica.
topic Ritmo
Dança
Iniciação Rítmica.
description A formação educativa do aluno de dança deve ser constituída da aprendizagem dos elementos rítmicos advindos das inúmeras experiências vivenciadas em aula. O percurso metodológico no ensino do ritmo comumente empregado se baseia na contagem musical e mensuração quantitativa de seus constituintes. Todavia a ampla exploração de estratégias sensório-motoras pode fortalecer a aprendizagem rítmica. A partir dessas reflexões, este artigo tem como objetivo discutir alguns pressupostos teóricos no estudo do ritmo inseridos nas perspectivas pedagógicas de iniciação rítmica nas aulas de dança
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5866
10.15628/holos.2019.5866
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5866
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.5866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5866/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2019); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623626588160