A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Telma Silva Santana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rossato, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33534
http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363
Resumo: Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.
id UNB_c72a372483f1b934f41bd3e2c78e575b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33534
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolarThe subjective dimension of the complaint of school learning difficultiesDimensión subjetiva de la queja de dificultades de aprendizaje escolarRendimento escolarAprendizagemSubjetividadeEste artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.This article aims to contribute to the comprehension of the complexity of teaching and learning processes in relation to the complaint of learning difficulties in school, understood in its subjective dimension. The research was guided by the Qualitative Epistemology and the Subjectivity Theory of González Rey, both supported in the historical-cultural approach. The information production activities were carried out in a public school in the Distrito Federal, with two teachers. We emphasize, as a contribution of the research, that the subjective configurations permeate processes of sense production that can base conceptions of teaching, development, and learning, as well as guide actions and pedagogical relationships.En este artículo se tiene por objetivo contribuir a la comprensión de la complejidad de los procesos de enseñanza y aprendizaje en lo que se refiere a la queja de dificultades de aprendizaje escolar, la entiendo en su dimensión subjetiva. La investigación fue orientada por la Epistemología Cualitativa y por la Teoría de la Subjetividad de González Rey, ambas apoyadas en el abordaje histórico-cultural. Las actividades de producción de las informaciones fueron realizadas en una escuela pública del Distrito Federal, con dos profesoras. Destacamos, como contribución de la investigación que las configuraciones subjetivas atraviesen procesos de producciones de sentidos que pueden fundamentar concepciones de enseñanza, desarrollo y aprendizaje, como también orientan acciones y relaciones pedagógicas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2019-01-02T13:53:22Z2019-01-02T13:53:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Telma Silva Santana; ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 2, p. 385-394, maio/ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33534http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363License information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited.info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Telma Silva SantanaRossato, Maristelaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/33534Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
The subjective dimension of the complaint of school learning difficulties
Dimensión subjetiva de la queja de dificultades de aprendizaje escolar
title A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
spellingShingle A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
Lopes, Telma Silva Santana
Rendimento escolar
Aprendizagem
Subjetividade
title_short A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_full A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_fullStr A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_full_unstemmed A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_sort A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
author Lopes, Telma Silva Santana
author_facet Lopes, Telma Silva Santana
Rossato, Maristela
author_role author
author2 Rossato, Maristela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Telma Silva Santana
Rossato, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Aprendizagem
Subjetividade
topic Rendimento escolar
Aprendizagem
Subjetividade
description Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:53:22Z
2019-01-02T13:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Telma Silva Santana; ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 2, p. 385-394, maio/ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33534
http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363
identifier_str_mv LOPES, Telma Silva Santana; ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 2, p. 385-394, maio/ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33534
http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508247314333696