A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Telma Silva Santana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rossato,Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385
Resumo: Resumo Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.
id ABRAPEE-1_61b1f3cc3145ce60ff73a09d125ecd46
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000200385
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolarQueixasubjetividadeaprendizagemResumo Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018011363info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Telma Silva SantanaRossato,Maristelapor2018-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000200385Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
spellingShingle A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
Lopes,Telma Silva Santana
Queixa
subjetividade
aprendizagem
title_short A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_full A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_fullStr A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_full_unstemmed A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
title_sort A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
author Lopes,Telma Silva Santana
author_facet Lopes,Telma Silva Santana
Rossato,Maristela
author_role author
author2 Rossato,Maristela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Telma Silva Santana
Rossato,Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Queixa
subjetividade
aprendizagem
topic Queixa
subjetividade
aprendizagem
description Resumo Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018011363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606959157248