O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandes, Joana Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8672
Resumo: Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
id UNB_c83087de97ffdfbc0622c8ea45de3f5e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8672
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetizaçãoEducação - matemáticaAlfabetizaçãoDesenho infantilAprendizagem cognitivaDissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho essencialmente qualitativo, voltada para a investigação do desenho como meio de representação do pensamento matemático da criança em processo de alfabetização. Ao ingressar na educação infantil, a criança não recebe atividades para solucionar, especialmente na área de matemática, como por exemplo, situações-problema, haja vista que ela ainda não possui o mínimo domínio da escrita da língua materna, nem tampouco conhecimentos operatórios. Nesse sentido, este estudo comprovou que isso é possível: solucionar situações-problema estando a criança em processo de alfabetização e sem ter o conhecimento sistematizado das operações matemáticas. Para evidenciar tais fatos, estive, durante quatro meses, inserida em uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental, com um grupo de 16 crianças na faixa etária entre cinco e seis anos de idade, de uma Escola Classe da Zona Rural do Gama situada no Distrito Federal. Para a coleta de dados que fundamentaram a pesquisa, procedi com a observação participante/colaborativa, entrevistas com as crianças e com a educadora dessa turma, além da análise documental, que incluía o planejamento da educadora e os protocolos – atividades produzidas pelas crianças ao longo do processo de investigação. Os protocolos das situações-problema propostas permitiram que eu analisasse como ocorreram as representações das soluções por meio do desenho, e nesse contexto pude identificar a capacidade que as crianças demonstravam em produzir soluções muito criativas, interessantes e, sobretudo, como elas conseguiam expressar suas ideias. Outro resultado constatado foi com relação ao pouco conhecimento que alguns educadores possuem acerca do desenho como modo de representação, ou seja, esse instrumento de amplo valor pedagógico é pouco valorizado no âmbito da sala de aula, mas na verdade é de grande auxilio para o educador em sua prática diária, de modo que pode apoiá-lo em sua avaliação acerca do aprendizado infantil. Ademais o desenho, de acordo com este estudo, é uma atividade em muitos momentos agradável, prazerosa e que faz despertar variados sentimentos e sensações na criança. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this study is to present the results of an essentially qualitative research which aims for the assessment of drawing as a representation of logical and mathematical thinking for children who are beginning to learn how to read and write. When kinder garden students first start at school, they are not given the opportunity to practice certain activities, specially the ones related to mathematics, as a consequence of the fact that they don’t master their native language, nor the mathematical language yet. Therefore, they are unable to solve any given mathematical problem. But this research seeks evidence that it is actually possible for these children to solve such problems, despite their literacy condition. Intending to confirm this possibility, I have spent four months with a class of students the age of five and six who have been attending the first year of elementary school at a public school in Rural area of Gama – DF. In order to collect the data in which my research is based on, during that period. I proceeded with active/collaborative observation, interviews with students and with their teacher, in addition to the documentary analysis, which includes the teacher’s planning and the protocols – activities done by the children throughout the investigation process. The protocols of the problems proposed to the children have allowed me to analyze how the representation of the solutions through drawing have occurred, and in this context I could identify the children’s ability to produce very interesting and creative solutions. Another result found in this study is the undeniable lack of knowledge educators have on what concerns drawing as a mean of representing ideas. Which means this great pedagogical instrument is underestimated in the classroom environment.Sá, Antônio Villar Marques deSandes, Joana Pereira2011-06-27T16:21:46Z2011-06-27T16:21:46Z2011-06-272009-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANDES, Joana Pereira. O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização. 2009. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8672info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/8672Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
title O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
spellingShingle O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
Sandes, Joana Pereira
Educação - matemática
Alfabetização
Desenho infantil
Aprendizagem cognitiva
title_short O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
title_full O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
title_fullStr O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
title_full_unstemmed O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
title_sort O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização
author Sandes, Joana Pereira
author_facet Sandes, Joana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Antônio Villar Marques de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandes, Joana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - matemática
Alfabetização
Desenho infantil
Aprendizagem cognitiva
topic Educação - matemática
Alfabetização
Desenho infantil
Aprendizagem cognitiva
description Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-30
2011-06-27T16:21:46Z
2011-06-27T16:21:46Z
2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANDES, Joana Pereira. O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização. 2009. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8672
identifier_str_mv SANDES, Joana Pereira. O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização. 2009. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508390309691392