Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Mariane Cassia Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558
Resumo: This monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning.
id UFU_657b16b2ae5a4e28848dbcf0d9176c22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37558
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.Case study of children aged 5 to 7 years: relationship between the representation system of drawing and writing.DesenhoEscritaSistema de representaçãoAprendizagemDesenho infantilAlfabetizaçãoDrawingWritingRepresentation systemLearningCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAThis monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Essa monográfica é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir questões sobre desenho infantil e sua relação com a escrita no ensino das crianças. A pesquisa teve início com o levantamento de artigos, livros, dissertações e teses que abortam o tema. Após a leitura do material selecionado, foi realizada uma análise dos textos, que aponta a relação do aprendizado da escrita com o sistema de representação do desenho, trazendo o mesmo como um precursor da escrita. A monografia discorre sobre semelhanças e diferenças entre os sistemas de representação desenho e escrita, transpassados e apontados pela perspectiva dos autores escolhidos sobre a temática e como está inserida na vida e possivelmente nas vivencias. Foi realizada também a análise de atividades feitas com crianças entre 5 e 7 anos a fim de perceber o paralelo entre os sistemas de representação do desenho e da escrita na aprendizagem.Universidade Federal de UberlândiaBrasilArtes VisuaisMelo, Roberta Maira dehttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882Silva, Elsieni Coelho dahttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015Miyoshi, Simone Cléa dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729Machado, Mariane Cassia Souza2023-03-17T12:37:35Z2023-03-17T12:37:35Z2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-08T14:57:34Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37558Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-08T14:57:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
Case study of children aged 5 to 7 years: relationship between the representation system of drawing and writing.
title Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
spellingShingle Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
Machado, Mariane Cassia Souza
Desenho
Escrita
Sistema de representação
Aprendizagem
Desenho infantil
Alfabetização
Drawing
Writing
Representation system
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
title_short Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
title_full Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
title_fullStr Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
title_full_unstemmed Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
title_sort Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
author Machado, Mariane Cassia Souza
author_facet Machado, Mariane Cassia Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Roberta Maira de
http://lattes.cnpq.br/2597747309858882
Silva, Elsieni Coelho da
http://lattes.cnpq.br/8643978507041015
Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
http://lattes.cnpq.br/5380929287559729
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Mariane Cassia Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Escrita
Sistema de representação
Aprendizagem
Desenho infantil
Alfabetização
Drawing
Writing
Representation system
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
topic Desenho
Escrita
Sistema de representação
Aprendizagem
Desenho infantil
Alfabetização
Drawing
Writing
Representation system
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
description This monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-17T12:37:35Z
2023-03-17T12:37:35Z
2023-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558
identifier_str_mv MACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Artes Visuais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569625111396352