Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Everson Cristiano de Abreu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2998
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
id UNB_c8fb3ff67d9b9d5e7bf61cb9c362f4c2
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/2998
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Meireles, Everson Cristiano de AbreuPasquali, Luiz2010-01-06T23:58:50Z2010-01-06T23:58:50Z2010-01-062007MEIRELES, Everson Cristiano de Abreu. Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2998Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.Valores têm sido apontados na literatura como bons preditores de preferência e escolha de produtos, serviços e marcas. As evidências que demonstram essa relação utilizam como medida listas genéricas de Valores Humanos Básicos. Não há na literatura relatos da existência de instrumentos de medida para os valores especificamente relacionados ao consumo. A falta de um instrumento dessa natureza motivou o presente estudo, cujo objetivo foi o de construir e validar um instrumento de medida específico para aferir os Valores de Consumo. Foram realizados dois estudos. O Estudo 1 objetivou construir um instrumento de medida para aferir os Valores de Consumo, denominado Inventário Fatorial dos Valores de Consumo – IFVC. O IFVC foi submetido à análise semântica junto a 86 participantes e também à análise de juízes, especialistas da área. O Estudo 2 objetivou apresentar dados de validade e precisão do IFVC e foi realizado com uma amostra de 1557 estudantes do Ensino Médio e Superior do Distrito Federal e adjacências. Foram feitas análises da representação do construto por meio de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias e da análise de dificuldade e discriminação dos itens. A precisão do IFVC foi aferida por meio do índice Alfa de Crombach. A análise por hipótese foi realizada a partir do exame de correlação canônica entre o IFVC e o Portraits Questionnaire de Schwartz. A análise fatorial exploratória (PAF) indicou a presença de uma estrutura multifatorial composta por 7 fatores: Influência, Universalismo, Privacidade vs Companhia, Impulsividade vs Racionalidade, Valor Estético, Autodeterminação e Qualidade. Foram encontradas relações apenas entre os Fatores Influência e Impulsividade e entre os Fatores Valor Estético e Qualidade, sendo os demais independentes. Os índices de fidedignidade desses Fatores variaram de 0,74 a 0,93. As análises fatoriais confirmatórias forneceram indícios de que a estrutura de 7 Fatores é adequada aos dados empíricos, produzindo índices de ajuste satisfatórios e sugerindo, inclusive, que os Valores de Consumo se estruturam em três dimensões distintas: Autopromoção, Hedonismo vs Responsabilidade e Privacidade vs Companhia. As análises de correlação canônica confirmaram a hipótese da convergência entre os Valores de Consumo (IFVC) e os Valores Humanos (PQ). Quanto aos índices de discriminação e dificuldade, observou-se que os itens dos Fatores analisados são altamente discriminativos, mas não se distribuem equilibradamente no quesito de dificuldade. Os resultados de todas essas análises contribuíram para a conclusão de que o IFVC apresenta os parâmetros de validade de construto e de precisão. Os resultados são discutidos em termos da Teoria dos Valores Humanos. Acentua-se aqui a importância de novos estudos com o IFVC, sobretudo com amostras mais amplas e diversas, de forma que os resultados possam ser generalizados para a população brasileira. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTValues have been appointed in literature as good predictors for preferences and choices of products, services and brands. Evidences that demonstrate this relationship utilize as measurement generic “Human Basic Values” lists. There is no record in literature of the existence of any measurement instruments for values specifically related to consumption. The lack of an instrument of this nature has motivated the present study, which has as its main object, to build and validate a specific measurement instrument to gauge consumption values. Two studies were realized. Study 1 aimed to build a measurement instrument to gauge consumption values, named Factorial Inventory of Consumption Values - IFVC. The IFVC was submitted to an 86 participants semantics assay and also to a judges and experts assay. Study 2 aimed to present IFVC accuracy and validation data, and it was realized with a 1557 sample from Secondary and Undergraduate students from Distrito Federal and adjacent areas. There were realized construct representation analyses through “exploratory and confirmatory factorial assays”, “difficulty and items discrimination assays”. The IFVC accuracy was gauged by the Crombach Alfa index. The hypotheses analysis was realized from the canonic correlation exam between de IFVC and Schwartz Portraits Questionnaire. The exploratory factorial assay (EFA) has indicated a multi-factorial structure presence composed by 07 factors: Influence, Universalism, Privacy vs Company, Impulsiveness vs Rationality, Esthetical Value, Self Determination and Quality. There were found correlations only between the Influence and Impulsiveness factors and between Esthetical and Quality factors, being the rest independent. The reliability indexes of these factors varied from 0,74 to 0,93. The factorial confirmatory assays provided indication that the 07 factors structure is applicable to empiric data, producing satisfactory and distinct adjustments (settling) indexes, suggesting indeed, that consumption values are structured on three distinct dimensions: Self-development (selfpromotion), Hedonism vs Responsibility as well as Privacy vs Company. The canonic correlations analyses confirmed the convergence among consumption values (IFVC) human values hypotheses. As for the discrimination and difficulty indexes, it was observed that the factors in the items analyzed are highly discriminative, but they do not distribute themselves evenly in the difficulty matter. The results from all these analyses contribute to the conclusion that the IFVC presents the construct and accuracy validity parameters. The results are discussed in terms of the Human Values Theory. It is emphasized here the importance of new studies with the utilization of the IFVC, especially over more ample and varied samples, in ways that the results may be generalized to the entire Brazilian population.Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisComportamento do consumidorPsicologiaBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdf2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdfapplication/pdf1210719http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2998/1/2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdf1c56c3ed50e609ca9be59ef29df1a656MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1876http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2998/2/license.txt8112b8e041bb3bc41306cbdb7b529190MD52open accessTEXT2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdf.txt2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdf.txtExtracted texttext/plain305772http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2998/3/2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdf.txt3d4442744694d29f7df9d4825975cb47MD53open access10482/29982023-07-17 15:16:01.704open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T18:16:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
title Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
spellingShingle Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
Meireles, Everson Cristiano de Abreu
Comportamento do consumidor
Psicologia
title_short Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
title_full Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
title_fullStr Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
title_full_unstemmed Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
title_sort Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC
author Meireles, Everson Cristiano de Abreu
author_facet Meireles, Everson Cristiano de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Everson Cristiano de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pasquali, Luiz
contributor_str_mv Pasquali, Luiz
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Psicologia
topic Comportamento do consumidor
Psicologia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-06T23:58:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-06T23:58:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEIRELES, Everson Cristiano de Abreu. Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/2998
identifier_str_mv MEIRELES, Everson Cristiano de Abreu. Construção e validação do inventário fatorial dos valores de consumo - IFVC. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2998/1/2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2998/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2998/3/2007_EversonCristianodeAbreuMeireles.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c56c3ed50e609ca9be59ef29df1a656
8112b8e041bb3bc41306cbdb7b529190
3d4442744694d29f7df9d4825975cb47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573393378770944