Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonetto,Leandro Miletto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brust-Renck,Priscila Goergen, Stein,Lilian Milnitsky
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013
Resumo: Apresenta-se neste artigo uma revisão crítica da literatura sobre métodos de pesquisa em Psicologia com uma orientação para estudos de consumo, acompanhada de exemplos da prática profissional dos autores junto a empresas que investigam o comportamento dos consumidores. A realidade de mercado exige que o pesquisador saiba escolher e empregar o método mais apropriado para o problema de pesquisa (exploratório, descritivo, experimental), o que institui a necessidade de classificar, descrever e comparar os diferentes métodos. A contínua transformação do consumidor e a constante evolução do mercado também tornam necessária a integração desses métodos em uma ferramenta essencial que oportunize a compreensão dos fenômenos em estudo. Conclui-se que o psicólogo deve saber diferenciar o emprego de diferentes métodos de pesquisa frente a demandas específicas de compreensão dos consumidores, em uma orientação que parte da prática profissional e não apenas de orientações metodológicas pré-estabelecidas com base na teoria.
id CFP-1_6d364be522433c6b21b318879ad6f89b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932014000100013
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumidoComportamento do consumidorPsicologia do consumidorConsumoEconomia ComportamentalApresenta-se neste artigo uma revisão crítica da literatura sobre métodos de pesquisa em Psicologia com uma orientação para estudos de consumo, acompanhada de exemplos da prática profissional dos autores junto a empresas que investigam o comportamento dos consumidores. A realidade de mercado exige que o pesquisador saiba escolher e empregar o método mais apropriado para o problema de pesquisa (exploratório, descritivo, experimental), o que institui a necessidade de classificar, descrever e comparar os diferentes métodos. A contínua transformação do consumidor e a constante evolução do mercado também tornam necessária a integração desses métodos em uma ferramenta essencial que oportunize a compreensão dos fenômenos em estudo. Conclui-se que o psicólogo deve saber diferenciar o emprego de diferentes métodos de pesquisa frente a demandas específicas de compreensão dos consumidores, em uma orientação que parte da prática profissional e não apenas de orientações metodológicas pré-estabelecidas com base na teoria.Conselho Federal de Psicologia2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.1 2014reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932014000100013info:eu-repo/semantics/openAccessTonetto,Leandro MilettoBrust-Renck,Priscila GoergenStein,Lilian Milnitskypor2014-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932014000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2014-09-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
title Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
spellingShingle Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
Tonetto,Leandro Miletto
Comportamento do consumidor
Psicologia do consumidor
Consumo
Economia Comportamental
title_short Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
title_full Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
title_fullStr Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
title_full_unstemmed Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
title_sort Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
author Tonetto,Leandro Miletto
author_facet Tonetto,Leandro Miletto
Brust-Renck,Priscila Goergen
Stein,Lilian Milnitsky
author_role author
author2 Brust-Renck,Priscila Goergen
Stein,Lilian Milnitsky
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonetto,Leandro Miletto
Brust-Renck,Priscila Goergen
Stein,Lilian Milnitsky
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Psicologia do consumidor
Consumo
Economia Comportamental
topic Comportamento do consumidor
Psicologia do consumidor
Consumo
Economia Comportamental
description Apresenta-se neste artigo uma revisão crítica da literatura sobre métodos de pesquisa em Psicologia com uma orientação para estudos de consumo, acompanhada de exemplos da prática profissional dos autores junto a empresas que investigam o comportamento dos consumidores. A realidade de mercado exige que o pesquisador saiba escolher e empregar o método mais apropriado para o problema de pesquisa (exploratório, descritivo, experimental), o que institui a necessidade de classificar, descrever e comparar os diferentes métodos. A contínua transformação do consumidor e a constante evolução do mercado também tornam necessária a integração desses métodos em uma ferramenta essencial que oportunize a compreensão dos fenômenos em estudo. Conclui-se que o psicólogo deve saber diferenciar o emprego de diferentes métodos de pesquisa frente a demandas específicas de compreensão dos consumidores, em uma orientação que parte da prática profissional e não apenas de orientações metodológicas pré-estabelecidas com base na teoria.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932014000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.1 2014
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429807984640