Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013 |
Resumo: | Apresenta-se neste artigo uma revisão crítica da literatura sobre métodos de pesquisa em Psicologia com uma orientação para estudos de consumo, acompanhada de exemplos da prática profissional dos autores junto a empresas que investigam o comportamento dos consumidores. A realidade de mercado exige que o pesquisador saiba escolher e empregar o método mais apropriado para o problema de pesquisa (exploratório, descritivo, experimental), o que institui a necessidade de classificar, descrever e comparar os diferentes métodos. A contínua transformação do consumidor e a constante evolução do mercado também tornam necessária a integração desses métodos em uma ferramenta essencial que oportunize a compreensão dos fenômenos em estudo. Conclui-se que o psicólogo deve saber diferenciar o emprego de diferentes métodos de pesquisa frente a demandas específicas de compreensão dos consumidores, em uma orientação que parte da prática profissional e não apenas de orientações metodológicas pré-estabelecidas com base na teoria. |
id |
CFP-1_6d364be522433c6b21b318879ad6f89b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932014000100013 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumidoComportamento do consumidorPsicologia do consumidorConsumoEconomia ComportamentalApresenta-se neste artigo uma revisão crítica da literatura sobre métodos de pesquisa em Psicologia com uma orientação para estudos de consumo, acompanhada de exemplos da prática profissional dos autores junto a empresas que investigam o comportamento dos consumidores. A realidade de mercado exige que o pesquisador saiba escolher e empregar o método mais apropriado para o problema de pesquisa (exploratório, descritivo, experimental), o que institui a necessidade de classificar, descrever e comparar os diferentes métodos. A contínua transformação do consumidor e a constante evolução do mercado também tornam necessária a integração desses métodos em uma ferramenta essencial que oportunize a compreensão dos fenômenos em estudo. Conclui-se que o psicólogo deve saber diferenciar o emprego de diferentes métodos de pesquisa frente a demandas específicas de compreensão dos consumidores, em uma orientação que parte da prática profissional e não apenas de orientações metodológicas pré-estabelecidas com base na teoria.Conselho Federal de Psicologia2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.1 2014reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932014000100013info:eu-repo/semantics/openAccessTonetto,Leandro MilettoBrust-Renck,Priscila GoergenStein,Lilian Milnitskypor2014-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932014000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2014-09-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido |
title |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido |
spellingShingle |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido Tonetto,Leandro Miletto Comportamento do consumidor Psicologia do consumidor Consumo Economia Comportamental |
title_short |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido |
title_full |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido |
title_fullStr |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido |
title_full_unstemmed |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido |
title_sort |
Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido |
author |
Tonetto,Leandro Miletto |
author_facet |
Tonetto,Leandro Miletto Brust-Renck,Priscila Goergen Stein,Lilian Milnitsky |
author_role |
author |
author2 |
Brust-Renck,Priscila Goergen Stein,Lilian Milnitsky |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonetto,Leandro Miletto Brust-Renck,Priscila Goergen Stein,Lilian Milnitsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Psicologia do consumidor Consumo Economia Comportamental |
topic |
Comportamento do consumidor Psicologia do consumidor Consumo Economia Comportamental |
description |
Apresenta-se neste artigo uma revisão crítica da literatura sobre métodos de pesquisa em Psicologia com uma orientação para estudos de consumo, acompanhada de exemplos da prática profissional dos autores junto a empresas que investigam o comportamento dos consumidores. A realidade de mercado exige que o pesquisador saiba escolher e empregar o método mais apropriado para o problema de pesquisa (exploratório, descritivo, experimental), o que institui a necessidade de classificar, descrever e comparar os diferentes métodos. A contínua transformação do consumidor e a constante evolução do mercado também tornam necessária a integração desses métodos em uma ferramenta essencial que oportunize a compreensão dos fenômenos em estudo. Conclui-se que o psicólogo deve saber diferenciar o emprego de diferentes métodos de pesquisa frente a demandas específicas de compreensão dos consumidores, em uma orientação que parte da prática profissional e não apenas de orientações metodológicas pré-estabelecidas com base na teoria. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932014000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.1 2014 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122429807984640 |