Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elvis Vilela
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3891
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
id UNB_ca3e40138e42f722e5b01c9b53baf124
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3891
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem históricaHipermídiaGravitação universalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.O presente trabalho tem como objetivos produzir, aplicar e investigar a aceitação de uma ferramenta de hipermídia de abordagem histórico-temática para o ensino de gravitação universal em turmas do 1º ano do ensino médio em uma escola da rede privada de ensino do Distrito Federal. Para a construção da hipermídia tomou-se como base o material produzido por Duarte (2006) quando da elaboração de seu trabalho de mestrado em Ensino de Ciências nesse mesmo Programa de Pós-graduação. O material foi desenvolvido e posteriormente utilizado em doze aulas em duas turmas do 1º ano do ensino médio no ano de 2007. Cada aluno recebeu um CD com a hipermídia aonde tiveram a possibilidade de utilizar em casa. A análise dos dados coletados por meio de observações, entrevistas em grupo, filmagens e análise documental; permite concluir que a ferramenta de hipermídia aliada a uma metodologia que visa uma maior participação dos alunos nas aulas, foi aceita de forma satisfatória. O uso do computador através de uma ferramenta de hipermídia, alicerçada em uma abordagem histórico-temática, foi considerado pelos alunos como estimulante para estudar. A ferramenta ajudou a mudar seu comportamento em sala de aula, além de ter contribuído para o melhor rendimento na avaliação de aprendizagem aplicada durante o período. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper aims to produce, apply and investigate and enforce the acceptance of a hypermedia tool of historical and thematic approach to teaching Newton’s Gravitation, in classes from 1st year of high school in a private school network in federal district. To write this work we used as a basis Duarte’s (2006) research work, mainly his teaching material. To accomplish this work we, initially, have studied papers about the development of science teaching; the possibilities for use of history and philosophy of science in science teaching; and the use of computers in the teaching of science and especially in the teaching of physics. After developed, we used this material in twelve lessons at two different 1st year secondary classes in 2007. Each student got a CD with the hypermedia so they had the opportunity to use it at home. Data analysis of observations, group interviews, and documents; suggests that this hypermedia material, combined with a methodology that sought greater students’ involvement in classroom, was accepted in a satisfactory manner. The use of computers, through a tool of hypermedia rooted in history-central approach was regarded by students as stimulating to study and has changed their behavior in the classroom, It has contributed to a better performance in learning during the period.Zimmermann, ErikaRodrigues, Elvis Vilela2010-03-05T15:28:52Z2010-03-05T15:28:52Z2008-122008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Elvis Vilela. Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de Hipermídia de abordagem histórica. 2008. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Área de Concentração Ensino de Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3891info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/3891Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
title Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
spellingShingle Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
Rodrigues, Elvis Vilela
Hipermídia
Gravitação universal
title_short Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
title_full Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
title_fullStr Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
title_full_unstemmed Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
title_sort Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica
author Rodrigues, Elvis Vilela
author_facet Rodrigues, Elvis Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Erika
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elvis Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermídia
Gravitação universal
topic Hipermídia
Gravitação universal
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12
2010-03-05T15:28:52Z
2010-03-05T15:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Elvis Vilela. Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de Hipermídia de abordagem histórica. 2008. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Área de Concentração Ensino de Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3891
identifier_str_mv RODRIGUES, Elvis Vilela. Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de Hipermídia de abordagem histórica. 2008. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Área de Concentração Ensino de Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508305390764032