A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Flávia Tocci Boeing
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17042
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2014.
id UNB_ca5ded39c72f425e80d534f3707a2f46
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17042
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinarQuímica experimentalQuímica - estudo e ensinoFermentação alcoólicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2014.Este trabalho surgiu de um interesse profissional em desenvolver atividades que estimulassem o aprendizado dos discentes quanto ao conteúdo, visando minimizar os problemas no ensino de ciências, e ainda promover um ensino centrado no conhecimento de conceitos científicos, fundamentais para sua formação. Para isso, propomos concretizar um ensino por meio de oficinas temáticas, com o intuito de oferecer significado ao conceito de transformação química, além dos outros conceitos envolvidos no tema: Fermentação Alcoólica. Essa é uma proposta contextualizada e interdisciplinar, que permite a inter-relação dos conceitos científicos, oferendo estímulo ao aluno, para que ele perceba as suas relações com seu cotidiano; levando em consideração as concepções prévias dos discentes para orientar a construção do módulo de ensino. A aplicação do módulo orientado foi por meio de uma oficina de experimentação e, posteriormente, verificou-se a apropriação de novas concepções científicas, principalmente sobre a aprendizagem do conceito de transformação química. O módulo foi aplicado em três dias durante a amostra científica para alunos da modalidade EJA, de uma escola pública do DF. Os resultados demonstram que a apropriação do conceito de transformação química foi eficaz, além de outros conceitos. Também demonstram que atividades experimentais, práticas dialógicas e avaliações a partir de registros em diário de classe são estratégias eficientes no processo de ensino-aprendizagem de ciências. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work originated from a professional interest in developing activities that stimulate students ' learning about the content in order to minimize problems in science education and even promote a centered teaching of scientific knowledge , concepts fundamental to their training . We propose finish teaching through thematic workshops, in order to provide meaning to the concept of chemical transformation, in addition to other concepts involved in the topic: Alcoholic Fermentation. This is a contextualized and interdisciplinary approach, allowing the interrelation of scientific concepts, offering encouragement to the student so that he realizes their relationship with their daily lives; taking into account the students prior conceptions to guide the construction of the teaching module. The application module has been driven through a workshop of experimentation and subsequently verified the ownership of new scientific concepts, especially about learning the concept of chemical transformation. This module was implemented in three days during the scientific sample of students EJA embodiment, a public school in the District Federal. The results demonstrate that the appropriation of the concept of chemical change was effective and other concepts. Also dismantle that experimental activities, dialogic practices and reviews from records in gradebook strategies are effective in the teaching and learning of science process.Silva, Roberto Ribeiro daDuarte, Flávia Tocci Boeing2014-11-25T15:14:40Z2014-11-25T15:14:40Z2014-11-252014-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUARTE, Flávia Tocci Boeing. A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar. 2014. 142 [50] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17042A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/17042Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
title A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
spellingShingle A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
Duarte, Flávia Tocci Boeing
Química experimental
Química - estudo e ensino
Fermentação alcoólica
title_short A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
title_full A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
title_fullStr A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
title_full_unstemmed A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
title_sort A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar
author Duarte, Flávia Tocci Boeing
author_facet Duarte, Flávia Tocci Boeing
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Flávia Tocci Boeing
dc.subject.por.fl_str_mv Química experimental
Química - estudo e ensino
Fermentação alcoólica
topic Química experimental
Química - estudo e ensino
Fermentação alcoólica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25T15:14:40Z
2014-11-25T15:14:40Z
2014-11-25
2014-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Flávia Tocci Boeing. A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar. 2014. 142 [50] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17042
identifier_str_mv DUARTE, Flávia Tocci Boeing. A fermentação alcoólica como estratégia no ensino de transformação química no nível médio em uma perspectiva interdisciplinar. 2014. 142 [50] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508367867019264