PSIU-N : programa de silêncio em uma Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Danielle da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36871
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019.
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spelling PSIU-N : programa de silêncio em uma Unidades de Terapia Intensiva NeonatalSIPN-U: silence program in a neonatal unitPSIU-N : programa de silencio en una unidad neonatalUnidades de Terapia Intensiva NeonatalRedução de ruídoRecém-nascidosAmbientes hospitalaresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019.Introdução: O ruído da Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs) é um problema que pode causar vários danos ao RNPT (Recém-Nascido pré-termo podendo desencadear distúrbios comportamentais, levando ao estresse. De acordo com a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, os níveis sonoros para ambientes internos hospitalares (apartamentos, enfermarias, berçários e centros cirúrgicos) são de 35 até 45 dB, sendo o primeiro nível considerado como desejável e o segundo como aceitável. O programa educativo é um processo que significa o primeiro passo para promover a sensibilização de uma equipe de trabalho frente a necessidade de redução do ruído, visando o conforto tanto para o RNPT, quanto para os profissionais. Objetivo: Analisar uma intervenção na redução do ruído em uma UTIN em um hospital universitário de Brasília antes e após da mensuração do ruído. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo quase-experimental realizado em uma UTIN de um hospital de referência de Brasília-DF. Para mensuração do ruído, o dosímetro utilizado é o Quest 400 (Q-400), em uma semana consecutiva no período de 24 horas, sendo realizado de 7 da manhã às 06:30 do dia seguinte para troca de bateria e calibração do equipamento para a nova mensuração. A investigação foi realizada em três etapas: A mensuração do ruído na UTIN antes da implantação do programa de intervenção, implantação do programa de intervenção com a participação do sensor luminoso do ruído e mensuração pós-intervenção. Resultados: Percebe- se que houve diferença significativa entre os valores de nível de pressão sonora (NPS) com a implantação da intervenção na UTIN (p <0,04). A aplicação do teste de Kruskal-Wallis entre as medidas resumos foram realizados por turno e foram estatisticamente significativas para o Leq (pré-pós) (p<0,00) e, Lmáx (pré-pós) (p<0,00), porém, não ocorreu o mesmo para Lpeak (pré-pós) (p<0,19). Considerando que houve diferença estatisticamente significativa para Leq (pré-pós) (p<0,00) e Lmáx (pré-pós), foram realizadas comparações múltiplas entre os pares de turno empregando o Teste de Dunn, que possibilitou verificar que todos os turnos se mostram diferentes entre si na captação de ruído. O sensor Luminoso do ruído foi uma estratégia de intervenção que foi colocada na UTIN, durante 6 dias para averiguar com que frequência seria acionado durante os turnos e a quantidade de vezes que seria acionado dentro do turno. Percebe- se que durante os seis dias de funcionamento do sensor luminoso do ruído, constatamos que no segundo, quinto e sexto dia o turno da noite foi o que mais houveram acionamentos no sensor (66,67%; 43,75%; 66,67%, respectivamente). Enquanto que o turno da manhã predominou no quarto dia (42,11%), e no primeiro dia (70%) com a predominância marcado no turno da tarde e terceiro dia um empate entre os acionamentos durante turnos da manhã (50%) e da tarde (50%). A intervenção a partir do sensor luminoso do ruído, juntamente com a qualificação dos profissionais contribuíram para redução dos níveis de ruído na unidade, pois houve diferença significativa entre os turnos para todas as medidas, com exceção de Lpeak, além de demonstrar que todos os turnos foram diferentes entre si na captação de ruído. Conclusão: O ruído mensurado ainda se encontra elevado nas unidades neonatais. É necessário que haja mudanças no comportamento da equipe e mudanças na estrutura física da unidade. Esta pesquisa busca trazer uma importante contribuição para a prática clínica e para produção de evidências sobre a mensuração do ruído neonatal, já que corrobora com outros achados sobre os altos níveis de NPS identificados na unidade. Além disso, a pesquisa traz para o núcleo acadêmico, maiores discussões sobre o protagonismo da enfermagem na utilização de métodos que propiciem maior conforto acústico aos neonatos internados em unidades hospitalares.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Introduction: The noise of the Neonatal Intensive Care Unit (NICUs) is a problem that can cause various damages to the PTN (Preterm Newborn), as also entails behavioral disorders, leading to stress. According to the recommendation of the Brazilian Association of Technical Norms, the sound levels for hospital internal environments (apartments, wards, nurseries and surgical centers) are from 35 to 45 dB, the first level is being consider as desirable and the second as acceptable. The educational program is a process that is the first step to promote the awareness of a work team against the need to reduce noise, aiming at comfort for both the PTNB and the professionals. Purpose: To analyze a noise reduction intervention in a NICU at a university hospital in Brasília before and after noise measurement. Methodological description: This is a quantitative, descriptive study performed at a NICU of a reference hospital in Brasília-DF. To measure the noise, the instrument used was the dosimeter Quest 400 (Q-400), during a consecutive week, in the period of 24 hours, performed from 7 am to 6:30 the next day for battery replacement and calibration of the equipment for the new measurement. The research carried out divided into three stages: The measurement of noise in the NICU before the implementation of the intervention program, implementation of the intervention program with the participation of the noise sensor and post-intervention measurement. Results: It seems that significant difference between the values of NPS and implantation of intervention in UTIN (p <0.04). The application of the Kruskal-Wallis test between the summary measures were performed in shift and were statistically significant for Leq (pre-post) (p <0.00) and Lmax (pre-post) (p <0.00), however, the same was not occur for Lpeak (pre-post) (p <0.19). Considering that there was a statistically significant difference for Leq (pre-post) (p <0.00) and Lmax (pre-post), multiple comparisons were performed between the shift pairs employing the Dunn Test, which made it possible to verify that all shifts are shown different from each other in noise. The Luminous Noise sensor was an intervention strategy placed in the NICU for 6 days to find out how often it would triggered during shifts and the number of times that would triggered within the shift. It is noticeable that during the six days of operation of the light noise sensor, we found that on the second, fifth, and sixth day the night shift was the most active sensor (66.67%, 43.75%, and 66.67%, respectively). While the morning shift predominated on the fourth day (42.11%), and on the first day (70%) with the predominance marked on the afternoon shift and the third day a tie between the drives during the morning shifts (50%) and afternoon (50%). The intervention from the noise sensor, together with the qualification of the professionals contributed to reduce the noise levels in the unit, because there was a significant difference between the shifts for all measurements, except for Lpeak, besides showing that all shifts were different from each other in noise capture. Conclusion: The noise measured is still high in neonatal units. There must be changes in team behavior and changes in the physical structure of the unit. This research seeks to make an important contribution to the clinical practice and to the production of evidence on the measurement of neonatal noise, since it corroborates with other findings about the high levels of NPS identified in the unit. In addition, the research brings to the academic nucleus greater discussions about the role of nursing in the use of methods that provide greater acoustic comfort to neonates hospitalized in hospital units.Introducción: El ruido de la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs) es un problema que puede causar varios daños al RNPT (Recién nacido pre-término), así como acarrea disturbios conductuales, llevando al estrés. De acuerdo con la recomendación de la Asociación Brasileña de Normas Técnicas, los niveles sonoros para ambientes internos hospitalarios (apartamentos, enfermerías, guarderías y centros quirúrgicos) son de 35 a 45 dB, siendo el primer nivel considerado como deseable y el segundo como aceptable. El programa educativo es un proceso que significa el primer paso para promover la sensibilización de un equipo de trabajo frente a la necesidad de reducción del ruido para el confort tanto para el RNPT, como para los profesionales. Objetivo: Analizar una intervención de reducción de ruido en una UCIN en un hospital universitario de Brasilia antes y después de la medición del ruido. Descripción metodológica: Se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, realizado en una UTIN de un hospital de referencia de Brasilia-DF. Para la medición del ruido, el instrumento utilizado fue de los dosímetros Quest 400 (Q-400), durante una semana consecutiva, en el período de 24 horas, siendo realizado de 7 de la mañana a las 06:30 del día siguiente para el cambio de batería y calibración del equipo para la nueva medición. La investigación realizada se dividió en tres etapas: La medición del ruido en la UTIN antes de la implantación del programa de intervención, la implantación del programa de intervención con la participación del sensor luminoso del ruido y la medición post-intervención. Resultados: Se percibe que hubo diferencia significativa entre los valores de NPS con la implantación de la intervención en la UTIN (p <0,04). La aplicación de la prueba de Kruskal-Wallis entre las medidas resumidas fue realizada por turno y fueron estadísticamente significativas para el Leq (pre-puesto) (p <0,00) y, Lmáx (pre- puesto) (p <0,00) sin embargo, no ocurrido lo mismo para Lpeak (pre-puesto) (p <0,19). Considerando que hubo diferencia estadísticamente significativa para Leq (pre-puesto) (p <0,00) y Lmáx (pre-puesto), se realizaron comparaciones múltiples entre los pares de turno empleando el Test de Dunn, que posibilitó verificar que todos los turnos se muestran diferentes entre sí en la captación de ruido. El sensor luminoso del ruido fue una estrategia de intervención que se colocó en la UTIN durante 6 días para averiguar con qué frecuencia se activaría durante los turnos y la cantidad de veces que se activaría dentro del turno. Se percibe que durante los seis días de funcionamiento del sensor luminoso del ruido, constatamos que en el segundo, quinto y sexto día el turno de la noche fue el que más hubo accionamientos en el sensor (66,67%, 43,75%, 66, 67%, respectivamente). Mientras que el turno de la mañana predominó en el cuarto día (42,11%), y el primer día (70%) con la predominancia marcada en el turno de la tarde y en el tercer día un empate entre los accionamientos durante los turnos de la mañana (50%) y de la tarde (50%). La intervención a partir del sensor luminoso del ruido, junto a la cualificación de los profesionales contribuyó a reducir los niveles de ruido en la unidad, pues hubo diferencia significativa entre los turnos para todas las medidas, con la excepción de Lpeak, además de demostrar que todos los turnos fueron diferentes entre sí en la captación de ruido. Conclusión: El ruido mensurado aún se encuentra elevado en las unidades neonatales. Es necesario que haya cambios en el comportamiento del equipo y cambios en la estructura física de la unidad. Esta investigación busca traer una importante contribución a la práctica clínica y para la producción de evidencias sobre la medición del ruido neonatal, ya que corrobora con otros hallazgos sobre los altos niveles de NPS identificados en la unidad. Además, la investigación trae al núcleo académico mayores discusiones sobre el protagonismo de la enfermería en la utilización de métodos que propicien mayor confort acústico a los neonatos internados en unidades hospitalarias.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Enfermagem (FS ENF)Programa de Pós-Graduação em EnfermagemRibeiro, Laiane MedeirosFernandes, Danielle da Silva2020-02-10T19:40:35Z2020-02-10T19:40:35Z2020-02-102019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Danielle da Silva. PSIU-N: programa de silêncio em uma Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. 2019. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36871A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:54:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/36871Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:54:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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