Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weich,Tainara Milbradt
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ourique,Ana Cláudia, Tochetto,Tania Maria, Franceschi,Cacineli Marion de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2011000300011
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar a eficácia de um programa para redução do nível de ruído na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria (UTIN/HUSM). MÉTODOS: O estudo foi realizado na UTIN/HUSM, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A primeira etapa constou de contatos verbais informais com todos os profissionais que atuam no local durante os turnos da manhã, tarde e noite. Também foram distribuídos folhetos e afixados cartazes apontando a nocividade do ruído para o neonato e para os profissionais e ainda mudanças comportamentais capazes de levar à redução do ruído neste ambiente. As sugestões foram: evitar falar em volume elevado, manusear cuidadosamente as portinholas das incubadoras e manter os aparelhos de celular no modo silencioso. Após um mês foram aplicados questionários para avaliar as mudanças comportamentais ocorridas neste período. RESULTADOS. Após o desenvolvimento do programa a maioria dos profissionais caracterizou o ruído da UTIN/ HUSM como moderado. Verificou-se que 71,4% dos profissionais admitem que seus comportamentos geram ruído. A totalidade dos profissionais referiu acreditar na possibilidade de reduzir o ruído da UTIN/ HUSM e para isso sugeriram falar mais baixo, responder rapidamente aos alarmes e cuidado ao manipular os móveis, medidas que foram adotadas por todos eles. CONCLUSÃO: O programa para redução do ruído desenvolvido na UTIN/ HUSM obteve êxito na medida em que os profissionais passaram a ter cuidado para que seu comportamento não gerasse ruído desnecessário.
id AMIB-1_b78bc44d29734d4084bc89cc48ba1860
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2011000300011
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatalEfeitos do ruídoMonitoramento do ruídoRecém-nascidoUnidades de terapia intensiva neonatalOBJETIVOS: Avaliar a eficácia de um programa para redução do nível de ruído na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria (UTIN/HUSM). MÉTODOS: O estudo foi realizado na UTIN/HUSM, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A primeira etapa constou de contatos verbais informais com todos os profissionais que atuam no local durante os turnos da manhã, tarde e noite. Também foram distribuídos folhetos e afixados cartazes apontando a nocividade do ruído para o neonato e para os profissionais e ainda mudanças comportamentais capazes de levar à redução do ruído neste ambiente. As sugestões foram: evitar falar em volume elevado, manusear cuidadosamente as portinholas das incubadoras e manter os aparelhos de celular no modo silencioso. Após um mês foram aplicados questionários para avaliar as mudanças comportamentais ocorridas neste período. RESULTADOS. Após o desenvolvimento do programa a maioria dos profissionais caracterizou o ruído da UTIN/ HUSM como moderado. Verificou-se que 71,4% dos profissionais admitem que seus comportamentos geram ruído. A totalidade dos profissionais referiu acreditar na possibilidade de reduzir o ruído da UTIN/ HUSM e para isso sugeriram falar mais baixo, responder rapidamente aos alarmes e cuidado ao manipular os móveis, medidas que foram adotadas por todos eles. CONCLUSÃO: O programa para redução do ruído desenvolvido na UTIN/ HUSM obteve êxito na medida em que os profissionais passaram a ter cuidado para que seu comportamento não gerasse ruído desnecessário.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2011000300011Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.23 n.3 2011reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.1590/S0103-507X2011000300011info:eu-repo/semantics/openAccessWeich,Tainara MilbradtOurique,Ana CláudiaTochetto,Tania MariaFranceschi,Cacineli Marion depor2011-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2011000300011Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2011-10-24T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
title Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
spellingShingle Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
Weich,Tainara Milbradt
Efeitos do ruído
Monitoramento do ruído
Recém-nascido
Unidades de terapia intensiva neonatal
title_short Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
title_full Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
title_fullStr Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
title_full_unstemmed Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
title_sort Eficácia de um programa para redução de ruído em unidade de terapia intensiva neonatal
author Weich,Tainara Milbradt
author_facet Weich,Tainara Milbradt
Ourique,Ana Cláudia
Tochetto,Tania Maria
Franceschi,Cacineli Marion de
author_role author
author2 Ourique,Ana Cláudia
Tochetto,Tania Maria
Franceschi,Cacineli Marion de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weich,Tainara Milbradt
Ourique,Ana Cláudia
Tochetto,Tania Maria
Franceschi,Cacineli Marion de
dc.subject.por.fl_str_mv Efeitos do ruído
Monitoramento do ruído
Recém-nascido
Unidades de terapia intensiva neonatal
topic Efeitos do ruído
Monitoramento do ruído
Recém-nascido
Unidades de terapia intensiva neonatal
description OBJETIVOS: Avaliar a eficácia de um programa para redução do nível de ruído na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria (UTIN/HUSM). MÉTODOS: O estudo foi realizado na UTIN/HUSM, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A primeira etapa constou de contatos verbais informais com todos os profissionais que atuam no local durante os turnos da manhã, tarde e noite. Também foram distribuídos folhetos e afixados cartazes apontando a nocividade do ruído para o neonato e para os profissionais e ainda mudanças comportamentais capazes de levar à redução do ruído neste ambiente. As sugestões foram: evitar falar em volume elevado, manusear cuidadosamente as portinholas das incubadoras e manter os aparelhos de celular no modo silencioso. Após um mês foram aplicados questionários para avaliar as mudanças comportamentais ocorridas neste período. RESULTADOS. Após o desenvolvimento do programa a maioria dos profissionais caracterizou o ruído da UTIN/ HUSM como moderado. Verificou-se que 71,4% dos profissionais admitem que seus comportamentos geram ruído. A totalidade dos profissionais referiu acreditar na possibilidade de reduzir o ruído da UTIN/ HUSM e para isso sugeriram falar mais baixo, responder rapidamente aos alarmes e cuidado ao manipular os móveis, medidas que foram adotadas por todos eles. CONCLUSÃO: O programa para redução do ruído desenvolvido na UTIN/ HUSM obteve êxito na medida em que os profissionais passaram a ter cuidado para que seu comportamento não gerasse ruído desnecessário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2011000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2011000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-507X2011000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.23 n.3 2011
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212859387052032