A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Elaine Barbosa Caldeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11000
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2011.
id UNB_cc39bf498289584fb01c3f2a28905d2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11000
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multiculturalIdentidade socialAnálise do discursoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2011.Esta pesquisa, baseada na perspectiva epistemológica da Análise de Discurso Crítica (ADC), um aparato teórico-metodológico interdisciplinar que dialoga com a Linguística Sistêmico Funcional (LSF), as Ciências Sociais Críticas (CSC) e outras áreas afins do saber, tem como objetivo principal compreender como convivem e como se marcam discursos de reforço e/ou enfraquecimento de identidades étnicas nos discursos de alunos e professores índios e não índios em um espaço escolar multicultural na cidade de Tocantínia-TO. Utilizando a abordagem crítico-discursiva da ADC, da LSF e das CSC, discute-se, no percurso teórico, a conjuntura em que se insere o problema constituído para esta pesquisa, a construção discursiva de identidades xerentes em um espaço escolar multicultural. Busca-se compreender e analisar, em um corpus constituído por textos produzidos por alunos índios e não índios como por entrevistas de professores índios e não índios, quais são as estratégias discursivas acionadas com maior frequência para representar o índio e de que modo essas estratégias discursivas podem contribuir, via discurso, para instaurar, sustentar e subverter processos de identificação. Sendo assim, procura-se refletir sobre o discurso como ação, representação e identificação (gêneros, discursos e estilos) no processo de construção discursiva de identidades sociais. A análise realizada permite compreender que o discurso de alunos e professores sobre o que é “ser índio” está relacionado com o processo fragmentado e desencaixado de construção identitária na modernidade tardia marcado por relações de poder, sustentação de ideologias, naturalização de discursos particulares como universais, representações excludentes, proliferação subalterna da diferença, marcação de fronteiras simbólicas, reivindicação de pertencimento e mobilização para a (des)construção e sustentação de identidades étnicas. Portanto, as representações encontradas nos discursos de não índios, em grande parte, revelam a construção de uma identidade legitimadora que ofusca, nega, apaga as diferenças, seja por meio do processo de marcação da diferença ou pela assimilação social (discurso dos alunos não índios) e, por outro lado, revelam a construção de uma identidade de resistência e de projeto (discurso dos alunos índio como dos professores índios e não índios). _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research, based upon Critical Discourse Analysis epistemological perspective (CDA), an interdisciplinary theoretical-metodological approach in dialogue with the Systemic Functional Linguistics (SFL), Critical Social Sciences (CSC) and other related areas of knowledge, has main aims understand how to live and how to mark speech reinforcement and /or weakening of ethnic identities in the discourse of students and teachers indians and non-indians in a multicultural school in the city of Tocantínia-TO. By using a critical discourse approach, this study argues, in the theorical way, about the setting in which the problem appears constituted for this study, the discursive construction of xerentes identities in a multicultural school. We seek to understand and analyse, in a corpus primarily made up of texts written by indian students and non-indians students and made up of interviews with the indians and non-indians teachers, which discursive strategies are more often operate to represent the indians and how these discursive strategies can contribute, by discourse, to establish, to sustain and to subvert identification processes. In this light of this, the aim was to reflect on the discourse action, representation and identification (genres, discourses and styles) in the discursive process construction of social identities. The analysis carried out serves to reveal that students and teachers discourse about “being indian” is related with the disengaged and fragmented process of identity construction in late modernity marked by power relations, sustention of ideologies, naturalization of particular discourses as universal discourses, exclusive representations, subaltern proliferation of difference, marking symbolic frontiers, claims of belonging and mobilization for the (de)construction and maintenance of ethnic identities. So, the representations found in the non-indians students discourses, in the most instance, reveal the legitimate identity construction that dim, deny, blur the differences, either through the process of marking the difference or the social assimilation (non-indians students discourse), and secondly hand, reveal the construction of a resistance identity and project identity (the discourse of indians students as indians and non-indians teachers).Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaCorôa, Maria Luiza Monteiro SalesGonçalves, Elaine Barbosa Caldeira2012-07-23T15:38:41Z2012-07-23T15:38:41Z2012-07-232011-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Elaine Barbosa Caldeira. A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural. 2011. 261 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11000info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:53:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/11000Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
title A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
spellingShingle A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
Gonçalves, Elaine Barbosa Caldeira
Identidade social
Análise do discurso
title_short A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
title_full A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
title_fullStr A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
title_full_unstemmed A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
title_sort A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural
author Gonçalves, Elaine Barbosa Caldeira
author_facet Gonçalves, Elaine Barbosa Caldeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Elaine Barbosa Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade social
Análise do discurso
topic Identidade social
Análise do discurso
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-10
2012-07-23T15:38:41Z
2012-07-23T15:38:41Z
2012-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Elaine Barbosa Caldeira. A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural. 2011. 261 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11000
identifier_str_mv GONÇALVES, Elaine Barbosa Caldeira. A constituição discursiva de identidades xerentes no espaço escolar multicultural. 2011. 261 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331146936320