Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Kenia Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34151
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
id UNB_cc4dfaf9e939aec78fc3d84892191794
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34151
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis EscherGeometria - estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)CaleidociclosMatemática - estudo e ensinoMosaicosPolígonos regularesMatemática - aprendizagem e trabalho pedagógicoDidática - ensino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.Este trabalho tem como metodologia a utilização das obras de Mauritus Cornelius Escher para a construção do conhecimento da geometria através da produção de caleidociclos, associando a interdisciplinaridade entre arte e matemática. A proposta sugere que a disposição de recursos didáticos facilite a compreensão e a visualização dos elementos geométricos, simplificando o processo de ensino aprendizagem com objetivo de despertar, incentivar e dar significado ao estudo da geometria aos alunos. A aplicação da pesquisa ocorreu de forma qualitativa com alunos do 3° ano do ensino médio, na cidade de Ceilândia- DF, onde foi realizado um projeto de quatro encontros no qual os alunos puderam produzir em algumas etapas previamente elaboradas mosaicos no estilo M. C. Escher, levando em consideração todos os processos geométricos associados como construção de polígonos e uso de simetrias, finalizando com a aplicação dessa pavimentação na planificação do caleidociclo e observando os critérios necessários para que a configuração das imagens formadas no caleidociclo fosse simétrica. Ao final do estudo, verificou-se que a aquisição dos fundamentos da matemática pode se tornar mais efetiva quando associada à outras áreas de conhecimento, e que a inserção de objetos concretos e lúdicos despertam a curiosidade, o prazer e motivação relevantes na aprendizagem, principalmente quando o aluno participa da elaboração e construção desse material.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research has as methodology the use of Mauritus Cornelius Escher’s works for the construction of knowledge of geometry through the production of kaleidocicles, associating the interdisciplinarity between art and mathematics. The proposal suggests that the provision of didactic resources facilitates the understanding and visualization of the geometric elements, simplifying the teaching-learning process in order to awaken, encourage and give meaning to the study of geometry to students. The application of the research occurred in a qualitative way with students of the 3rd year of high school, in the city of Ceilândia-DF, where a project of four meetings was carried out in which the students were able to produce in a few steps previously developed mosaics in the M. C. Escher style, taking into account all geometric processes associated as geometric construction of polygons and use of symmetries, ending with the application of this pavement in the planning of the kaleidocicle and observing the necessary criteria so that the configuration of images formed in the kaleidocicle was symmetrical. At the end of the study, it was verified that the acquisition of Mathematics’s Foundations can become more effective when associated to other areas of knowledge, and that the insertion of concrete and playful objects arouse curiosity, pleasure and relevant motivation in learning, especially when the student participates in the preparation and construction of this material.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalCastilho, José EduardoHolanda, Kenia Costa2019-03-12T12:57:39Z2019-03-12T12:57:39Z2019-03-122018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHOLANDA, Kenia Costa. Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher. 2018. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34151A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:59:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/34151Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:59:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
title Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
spellingShingle Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
Holanda, Kenia Costa
Geometria - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Caleidociclos
Matemática - estudo e ensino
Mosaicos
Polígonos regulares
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Didática - ensino médio
title_short Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
title_full Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
title_fullStr Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
title_full_unstemmed Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
title_sort Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher
author Holanda, Kenia Costa
author_facet Holanda, Kenia Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, José Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Kenia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Caleidociclos
Matemática - estudo e ensino
Mosaicos
Polígonos regulares
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Didática - ensino médio
topic Geometria - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Caleidociclos
Matemática - estudo e ensino
Mosaicos
Polígonos regulares
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Didática - ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
2019-03-12T12:57:39Z
2019-03-12T12:57:39Z
2019-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOLANDA, Kenia Costa. Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher. 2018. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34151
identifier_str_mv HOLANDA, Kenia Costa. Uma proposta didática utilizando caleidociclos de Maurits Cornelis Escher. 2018. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508346304102400