A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Márcia Caldeira dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46412
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
id UNB_ccf11abab17fbf562eb4cd7085d33386
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46412
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolarBiodiversidadeJogos educativosMaterial didáticoEtnobiologiaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.Na busca de estratégias inovadoras o projeto de pesquisa incorpora o jogo como um elemento de potencial didático. O ensino da biodiversidade é abordado numa expedição digital á cultura local. Evidencia e valoriza aspectos etnobiológicos como o próprio nome da cidade Taiobeiras. É uma proposta de mídia investigativa da biodiversidade, cultivo e consumo das plantas alimentícias não convencionais - PANC, com foco inicial na taioba Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott. Numa prática metodológica investigativa que valoriza os saberes locais os estudantes encontram no jogo caminhos para se construir de maneira ativa conhecimentos que se iniciam pela ilustração científica e culmina nos desafios propostos dentro do produto final: um jogo digital de duas dimensões ou 2D aqui denominado “EXPEDIÇÃO TAIOPANC”. Demarca espécies já esquecidas, mas de comum incidência e fomenta seu resgate. Os resultados validam a importância da pesquisa em si como a valorização destes saberes locais, como também, as possibilidades do uso de jogos educacionais mais alinhados às versões comerciais de interesse dos estudantes. O jogo construído é adaptável a outros contextos e abre um leque de possibilidades para o ensino da Biodiversidade e novas abordagens em Ciências Da Natureza.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).In the researching for innovative strategies, the research project incorporates the game as an element of didactic potential. The teaching of biodiversity is approached in an expedition to the local culture. It is highlighting and valuing ethnobiological aspects such as the name of the city Taiobeiras. It is a proposal for investigative media on biodiversity, cultivation, and consumption of non-conventional food plants - PANC, with an initial focus on the taioba Xanthosoma Sagittifolium (L.) Schott. In an investigative methodological practice that values local knowledge, students find in the game ways to actively build knowledge that begins with scientific illustration and culminates in the challenges proposed within the final product: a two-dimensional or 2D digital game called “TAIOPANC EXPEDITION”. It demarcates species already forgotten, but of common incidence and encourage their recovery. The results validate the importance of the research itself as a valorization of local knowledge and the possibility of using educational games more aligned to commercial versions. As the game can be adapted to other contexts, it opens a range of possibilities for teaching Biodiversity and new approaches in Natural Sciences.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalFerreira, Maria Fernanda NinceLucas, Márcia Caldeira dos Santos2023-08-28T21:50:00Z2023-08-28T21:50:00Z2023-08-282022-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCAS, Márcia Caldeira dos Santos. A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar. 2022. 45 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/46412Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
title A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
spellingShingle A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
Lucas, Márcia Caldeira dos Santos
Biodiversidade
Jogos educativos
Material didático
Etnobiologia
title_short A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
title_full A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
title_fullStr A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
title_full_unstemmed A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
title_sort A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar
author Lucas, Márcia Caldeira dos Santos
author_facet Lucas, Márcia Caldeira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Fernanda Nince
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Márcia Caldeira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Jogos educativos
Material didático
Etnobiologia
topic Biodiversidade
Jogos educativos
Material didático
Etnobiologia
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-03
2023-08-28T21:50:00Z
2023-08-28T21:50:00Z
2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCAS, Márcia Caldeira dos Santos. A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar. 2022. 45 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46412
identifier_str_mv LUCAS, Márcia Caldeira dos Santos. A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar. 2022. 45 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580873252175872