Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciola, Lucas Blaud
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28022020-145739/
Resumo: Esta dissertação se propõe a produzir o Léxico Ilustrado Pedagógico de Plantas e Animais Karitiana como material didático para a escola indígena da reserva karitiana. O léxico foi elaborado a partir de uma pesquisa participante que envolveu anciões, lideranças, agricultores-extrativistas e professores da escola karitiana valorizando o saber tradicional pelo viés da etnociência. A pesquisa que acompanha e embasa a produção do material, aborda esse processo sob um prisma interdisciplinar, onde lançamos mão de diversas áreas do conhecimento, como, linguística, antropologia, educação e biologia para responder a seguinte pergunta: é possível construir um léxico etnocientífico de plantas e animais para a escola indígena? Esta pesquisa contribui para i) a preservação da língua e da cultura do povo Karitiana, ii) a produção de corpus na língua karitiana e, por fim, iii) contribuir para a elaboração futura de um dicionário completo de língua karitiana que está sendo elaborado pela Professora Luciana Storto e alunos. Partindo da listagem e descrição em língua karitiana de uma parcela das espécies vegetais e animais que se encontram na reserva karitiana Kyõwã, o Léxico Ilustrado Pedagógico de Plantas e Animais Karitiana tem como foco seu uso escolar e o registro do conhecimento tradicional a respeito do bioma onde vive o povo Karitiana. É importante para os estudos de linguística o levantamento do vocabulário da língua a fim de não só enriquecer o material didático e o ensino bilíngue, mas também os estudos antropológicos que concebem a relação do ser humano com seu meio. A pesquisa inclui também a identificação das espécies pelo nome científico bem como a tradução das palavras para o português para subsídio do dicionário da língua karitiana.
id USP_778de208b69f1cac3258d8c8c7865ada
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28022020-145739
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais KaritianaKaritian illustrated pedagogical plant and animal lexiconBilingual educationEducational materialEnsino bilíngueEthnobiologyEtnobiologiaIndigenous languagesLexicografiaLexicographyLínguas indígenasMaterial didáticoEsta dissertação se propõe a produzir o Léxico Ilustrado Pedagógico de Plantas e Animais Karitiana como material didático para a escola indígena da reserva karitiana. O léxico foi elaborado a partir de uma pesquisa participante que envolveu anciões, lideranças, agricultores-extrativistas e professores da escola karitiana valorizando o saber tradicional pelo viés da etnociência. A pesquisa que acompanha e embasa a produção do material, aborda esse processo sob um prisma interdisciplinar, onde lançamos mão de diversas áreas do conhecimento, como, linguística, antropologia, educação e biologia para responder a seguinte pergunta: é possível construir um léxico etnocientífico de plantas e animais para a escola indígena? Esta pesquisa contribui para i) a preservação da língua e da cultura do povo Karitiana, ii) a produção de corpus na língua karitiana e, por fim, iii) contribuir para a elaboração futura de um dicionário completo de língua karitiana que está sendo elaborado pela Professora Luciana Storto e alunos. Partindo da listagem e descrição em língua karitiana de uma parcela das espécies vegetais e animais que se encontram na reserva karitiana Kyõwã, o Léxico Ilustrado Pedagógico de Plantas e Animais Karitiana tem como foco seu uso escolar e o registro do conhecimento tradicional a respeito do bioma onde vive o povo Karitiana. É importante para os estudos de linguística o levantamento do vocabulário da língua a fim de não só enriquecer o material didático e o ensino bilíngue, mas também os estudos antropológicos que concebem a relação do ser humano com seu meio. A pesquisa inclui também a identificação das espécies pelo nome científico bem como a tradução das palavras para o português para subsídio do dicionário da língua karitiana.This thesis aims to produce the Illustrated Pedagogical Lexicon of Karitiana Plants and Animals as didactic material for Karitiana indigenous school. The lexicon was elaborated in a participatory research that involved the elders, leaders, farmers-extractivists and teachers of the Karitiana school valuing the traditional knowledge through the point of view of ethnoscience. The research that accompanies and supports the material elaboration approaches the process from an interdisciplinary perspective. We use many areas of knowledge, such as linguistics, anthropology, education and biology to answer the following question: is it possible to build an ethnoscientific lexicon of plants and animals for indigenous school? This research contributes to i) the linguistic and cultural preservation of the Karitiana people, ii) the creation of the Karitiana language corpus and, finally, iii) the elaboration of a Karitiana complete dictionary that is already being elaborated by professor Luciana Storto and students. Based on the Karitiana language listing and description of some plants and animals species found in the Kyõwã Karitiana Reserve, the Karitian Illustrated Pedagogical Plant and Animal Lexicon focuses on its school use and the recording of traditional knowledge about the biome where the Karitiana people live. It is important for linguistic studies to raise the vocabulary of the language in order not only to enrich the didactic material and bilingual teaching, but also the anthropological studies that conceive the relationship between human beings and their environment. The research also includes the identification of species by scientific name and the translation of the words into Portuguese for the Karitiana language dictionary.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuller, Ana Lucia de PaulaCiola, Lucas Blaud2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28022020-145739/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-28T21:02:01Zoai:teses.usp.br:tde-28022020-145739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-28T21:02:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
Karitian illustrated pedagogical plant and animal lexicon
title Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
spellingShingle Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
Ciola, Lucas Blaud
Bilingual education
Educational material
Ensino bilíngue
Ethnobiology
Etnobiologia
Indigenous languages
Lexicografia
Lexicography
Línguas indígenas
Material didático
title_short Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
title_full Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
title_fullStr Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
title_full_unstemmed Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
title_sort Léxico ilustrado pedagógico de plantas e animais Karitiana
author Ciola, Lucas Blaud
author_facet Ciola, Lucas Blaud
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muller, Ana Lucia de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciola, Lucas Blaud
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingual education
Educational material
Ensino bilíngue
Ethnobiology
Etnobiologia
Indigenous languages
Lexicografia
Lexicography
Línguas indígenas
Material didático
topic Bilingual education
Educational material
Ensino bilíngue
Ethnobiology
Etnobiologia
Indigenous languages
Lexicografia
Lexicography
Línguas indígenas
Material didático
description Esta dissertação se propõe a produzir o Léxico Ilustrado Pedagógico de Plantas e Animais Karitiana como material didático para a escola indígena da reserva karitiana. O léxico foi elaborado a partir de uma pesquisa participante que envolveu anciões, lideranças, agricultores-extrativistas e professores da escola karitiana valorizando o saber tradicional pelo viés da etnociência. A pesquisa que acompanha e embasa a produção do material, aborda esse processo sob um prisma interdisciplinar, onde lançamos mão de diversas áreas do conhecimento, como, linguística, antropologia, educação e biologia para responder a seguinte pergunta: é possível construir um léxico etnocientífico de plantas e animais para a escola indígena? Esta pesquisa contribui para i) a preservação da língua e da cultura do povo Karitiana, ii) a produção de corpus na língua karitiana e, por fim, iii) contribuir para a elaboração futura de um dicionário completo de língua karitiana que está sendo elaborado pela Professora Luciana Storto e alunos. Partindo da listagem e descrição em língua karitiana de uma parcela das espécies vegetais e animais que se encontram na reserva karitiana Kyõwã, o Léxico Ilustrado Pedagógico de Plantas e Animais Karitiana tem como foco seu uso escolar e o registro do conhecimento tradicional a respeito do bioma onde vive o povo Karitiana. É importante para os estudos de linguística o levantamento do vocabulário da língua a fim de não só enriquecer o material didático e o ensino bilíngue, mas também os estudos antropológicos que concebem a relação do ser humano com seu meio. A pesquisa inclui também a identificação das espécies pelo nome científico bem como a tradução das palavras para o português para subsídio do dicionário da língua karitiana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28022020-145739/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-28022020-145739/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257426276909056