Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Samantha Lira Beltrão de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35816
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
id UNB_cd82e55b79ef6e4b7446a525c2abe62f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35816
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médioEnsino de ciênciasEnsino médio - Distrito Federal (Brasil)Método científicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.Este trabalho busca analisar a implementação de um Clube de Ciências em uma escola de ensino médio. Os Clubes de Ciências surgiram, no Brasil, a partir dos anos finais da década de 1950, com o objetivo de ensinar o método científico e formar novos cientistas. Considerando que esse modelo é relevante para o ensino de Ciências, identificou-se a necessidade de implementar um Clube que vise à alfabetização científica, procurando meios que estimulem o protagonismo estudantil. Neste sentido, o presente trabalho analisou a implementação de um Clube de Ciências em uma escola pública de ensino médio, no Distrito Federal. A partir de atividades demonstrativo-investigativas, foi observada uma significante incorporação de conceitos científicos, além de uma maior autonomia intelectual dos alunos. Os resultados desta investigação também identificaram a importância de projetos pedagógicos para que os estudantes sintam-se inseridos no contexto escolar, além de demonstrarem atuações sociais mais críticas e reflexivas.This work seeks to analyze the implementation of a Science Club in a high school. The Science Clubs emerged in Brazil from the late 1950s onwards to teach the scientific method and train new scientists. Although this model is relevant to Science Teaching, we have identified the need to implement a Science Club aimed to offer scientific literacy, looking for ways to stimulate student protagonist. In this sense, the present work analyzed the implementation of a Science Club in a public high school in Distrito Federal, the capital of Brazil. It was observed a significant incorporation of scientific concepts based on demonstrative-investigative activities, as well as a greater intellectual autonomy of the students. The results of this research also identified the importance of pedagogical projects so that the students should get involved in the school context, showing more critical and reflective social performances at school.Silva, Roberto Ribeiro daFaria, Samantha Lira Beltrão de2019-11-13T18:37:38Z2019-11-13T18:37:38Z2019-11-132019-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Samantha Lira Beltrão de. Clube de ciências: uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/35816A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/35816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
title Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
spellingShingle Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
Faria, Samantha Lira Beltrão de
Ensino de ciências
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Método científico
title_short Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
title_full Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
title_fullStr Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
title_full_unstemmed Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
title_sort Clube de ciências : uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio
author Faria, Samantha Lira Beltrão de
author_facet Faria, Samantha Lira Beltrão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Samantha Lira Beltrão de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Método científico
topic Ensino de ciências
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Método científico
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-13T18:37:38Z
2019-11-13T18:37:38Z
2019-11-13
2019-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Samantha Lira Beltrão de. Clube de ciências: uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/35816
identifier_str_mv FARIA, Samantha Lira Beltrão de. Clube de ciências: uma análise do processo de implementação em uma escola de ensino médio. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/35816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580764523233280