Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Juliana Andréa Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16650
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2014.
id UNB_ce06d8000bfdd58cff9fa6f9a26c839c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16650
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de BrasíliaKalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)LetramentoEmbrapaFormação de educadoresBibliotecasEducação do campoEducação ruralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2014.Esse estudo apresenta o uso das Cartilhas de Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável de: Buriti, Mangaba, Umbu, Pequi e Coquinho Azedo, das Minibibliotecas da Embrapa, na formação em letramentos múltiplos de educandos da Turma V, da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Campus da Faculdade de Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília - UnB, especialmente, os educandos com origem em comunidades Kalungas do nordeste goiano. A formação em letramentos múltiplos representa uma importante estratégia na formação integral, contribuindo com a autonomia e autoria desses educandos, na perspectiva de formar intelectuais orgânicos conforme preconizado por Gramsci. As Minibibliotecas se constituem em uma iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica que pretende contribuir com as dinâmicas de escolarização e incentivo à leitura no meio rural, por meio do uso de mídia impressa (livros e cartilhas) e mídia eletrônica (cds e dvds). A intencionalidade de acrescentar as dinâmicas de uso dessas Cartilhas das Minibibliotecas nas estratégias de formação em letramentos múltiplos da LEdoC, aponta a perspectiva de analisar criticamente esses conteúdos, no contexto da Educação do Campo e das comunidades Kalungas e de contribuir com os letramentos múltiplos desses educandos, especialmente na produção e sistematização crítica de conhecimentos. A base teórica que fundamenta a experiência está ancorada nos conceitos de autoria e autonomia de Gramsci (2009); na constituição de um sujeito questionador de FREIRE (1996); letramentos múltiplos de ROJO (2009). Esta é uma pesquisa qualitativa sob a perspectiva da Etnografia Colaborativa, que permitiu realizar uma análise mais integrada, considerando a diversidade e complexidade social existente no ambiente pedagógico da LEdoC e nas comunidades Kalungas de origem dos educandos. As análises evidenciam a vinculação forte desses educandos com a identidade Kalunga; a perspectiva positiva do uso das Cartilhas nas atividades de produção textual (resenhas e narrativas) e, especialmente, o papel preponderante da Licenciatura em Educação do Campo na formação integral desses educandos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study presents the use of booklets of good practices of handling to extractivism sustainable of: Buriti, Mangaba, Umbu, Pequi and Coquinho Azedo, of Minilibraries of Embrapa, in the formation in multiplies literacy of learners from the fifth class of graduation of field education from the Campus of Planaltina College – University of Brasília - UnB, especially, the students with origens in Kalunga Communities from the Northeastern of Goiás. The formation in multiplies literacy represents a important strategy in the integral formation, contributing with autonomy and authorship of this students, on the perspective of forming organic intellectuals as recommended by Gramsci (2009). the Minilibraries consists in an initiative of Embrapa Technology Information that want to contribute with the dynamics of schooling and incentive of reading on the rural field, by the use of print midia (books and booklets) and electronic midia (cds and dvds). The intentionality of adding the dynamics of this booklets from the Minilibraries on the strategies of formation in multiplies literacy, shows the perspective of analise critically this subjects, on the context of Field Education and of the Kalungas Communities and of contributing with the multiplies literacy of this students, specially on the production and in the critical systematization of knowledge. The theorical base that based the experience is anchored on the concepts of autorship and autonomy of GRAMSCI (2009); on the constitution of a questioner subject of FREIRE (1996); multiplies literacy of ROJO (2012). This is a qualitative research under the perspective of the Colaborative Ethnography, that allowed to realize a more integral analise, considering the diversity and the social complexity existing in the pedagocic field and in the Kalungas Communites origen of the students. The analysis show the strong linking of these students with the Kalunga identity, the positive perspective of the use of booklets in the textual production activities (reviews and narratives) and, specially, the predominant role of Bachelor in Rural Education in the integral formation of the students.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMolina, Mônica CastagnaBatista, Juliana Andréa Oliveira2014-10-29T15:40:40Z2014-10-29T15:40:40Z2014-10-292014-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Juliana Andréa Oliveira. Práticas de letramentos: cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília. 2014. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16650A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:50:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/16650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:50:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
title Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
spellingShingle Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
Batista, Juliana Andréa Oliveira
Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Letramento
Embrapa
Formação de educadores
Bibliotecas
Educação do campo
Educação rural
title_short Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
title_full Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
title_fullStr Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
title_sort Práticas de letramentos : cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília
author Batista, Juliana Andréa Oliveira
author_facet Batista, Juliana Andréa Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molina, Mônica Castagna
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Juliana Andréa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Letramento
Embrapa
Formação de educadores
Bibliotecas
Educação do campo
Educação rural
topic Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Letramento
Embrapa
Formação de educadores
Bibliotecas
Educação do campo
Educação rural
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29T15:40:40Z
2014-10-29T15:40:40Z
2014-10-29
2014-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Juliana Andréa Oliveira. Práticas de letramentos: cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília. 2014. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16650
identifier_str_mv BATISTA, Juliana Andréa Oliveira. Práticas de letramentos: cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasília. 2014. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508242437406720