Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koyanagi, Raquel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21646
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.T.21646
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.
id UNB_d8679c2d8d478a9fefe399f81eb52f69
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21646
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)Quilombolas - educação - Goiás (Estado)Quilombos - Goiás (Estado) - cultura e meios de culturaTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.Os Kalunga são remanescentes de quilombolas e suas terras estão localizadas no norte de Goiás nas cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, sendo que essas terras estão divididas em cinco subáreas: Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois, Vão de Almas, Contenda e Vão do Kalunga. Cada subárea pode estar, por sua vez, dividida em inúmeras outras localidades, como Riachão, Ema, Engenho II, etc. Estima-se que são cerca de 4.000 habitantes Kalunga no norte de Goiás. A comunidade Kalunga mantém suas tradições que vêm da época dos africanos escravizados, fugidos do trabalho das minas de ouro. Festejos como a Romaria de Nossa Senhora D‘Abadia, além de um culto em agradecimento à Santa, é um momento de reencontro entre amigos e familiares. Entretanto, ainda que cercados dessa linda tradição, os Kalunga enfrentam muitas dificuldades, como falta de energia e escolas com infraestrutura adequada para os estudantes Kalunga. E é relativamente à vida escolar dos Kalunga que esta tese foi elaborada, tendo como objetivo geral interpretar sentidos construídos em torno do cotidiano escolar - do ensino fundamental ao superior - dos estudantes Kalunga da Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC, por meio de suas histórias e memórias sobre as trajetórias de vida, trajetórias escolar, localidades onde moram e trabalham, a partir do registro e análise de relatos orais. Para tanto foram registrados e interpretados a infância, convívio familiar, de trabalho, comunitário e cotidiano escolar, bem como interpretados como se constroem as memórias dos estudantes Kalunga, enquanto sujeitos que agem na recriação de suas identidades.The Kalunga are remnants of quilombolas, their lands are located in the north of Goiás in the cities of Cavalcante, Teresina de Goiás and Monte Alegre, and these lands are divided into five subfield: Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois, Vão de Almas, Contenda e Vão do Kalunga. Each subfield may be, also, divided into numerous other locations, as Riachão, Ema, Engenho II, etc. It is estimated that are about 4,000 inhabitants Kalunga in northern Goiás. Kalunga community maintains its traditions that comes from the time of enslaved Africans, the work of gold mines escaped. Celebrations as the Romaria de Nossa Senhora D‘Abadia, beyond a cult of thanks to Santa, is a time of reunion among friends and family. However, although surrounded this beautiful tradition, Kalunga face many difficulties such as lack of energy and schools with adequate infrastructure for Kalunga students. And it is in relation to school life of Kalunga that this thesis was developed with the overall objective of interpret meanings constructed around the daily school – from elementary school to college - the Kalunga students field of Education Degree - LEdoC through their stories and memories of the life trajectories, school trajectories, places where they live and work, from the recording and analysis of oral reports. To accomplish this task, were recorded and interpreted childhood, family life, work, community and school routine, and interpreted as building memories of Kalunga students as subjects who act in the recreation of their identities.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação InternacionalNunes, José WalterKoyanagi, Raquel2016-11-03T11:14:46Z2016-11-03T11:14:46Z2016-11-032016-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfKOYANAGI, Raquel. Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior: Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB). 2016. 311 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21646http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.T.21646A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:15:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/21646Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:15:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
title Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
spellingShingle Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
Koyanagi, Raquel
Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Quilombolas - educação - Goiás (Estado)
Quilombos - Goiás (Estado) - cultura e meios de cultura
title_short Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
title_full Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
title_fullStr Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
title_full_unstemmed Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
title_sort Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior : Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB)
author Koyanagi, Raquel
author_facet Koyanagi, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, José Walter
dc.contributor.author.fl_str_mv Koyanagi, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Quilombolas - educação - Goiás (Estado)
Quilombos - Goiás (Estado) - cultura e meios de cultura
topic Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Quilombolas - educação - Goiás (Estado)
Quilombos - Goiás (Estado) - cultura e meios de cultura
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03T11:14:46Z
2016-11-03T11:14:46Z
2016-11-03
2016-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOYANAGI, Raquel. Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior: Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB). 2016. 311 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21646
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.T.21646
identifier_str_mv KOYANAGI, Raquel. Memórias de estudantes Kalunga que ingressaram no ensino superior: Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC/UnB). 2016. 311 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21646
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.T.21646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508226376368128