O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zardini Filho, Carlos Eugênio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13702
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2012.
id UNB_ce1daa273c1afd2519fd8b74a50d5d70
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/13702
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Zardini Filho, Carlos EugênioAzevêdo, Paulo Henrique2013-07-25T21:11:44Z2013-07-25T21:11:44Z2013-07-252012-12-20ZARDINI FILHO, Carlos Eugênio. O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil. 2012. xix, 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13702Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2012.Com base eui Fairelly e Quester (2005), o esporte surge como uma estratégia de diferenciação e comunicação de produtos. Este estudo objetiva identificar se o esporte, quando utilizado como diferencial competitivo, em estratégias de comunicação, gera vantagem competitiva no mercado consumidor. Além disso, visa verificar o poder explicativo do esporte na escolha e compra de produtos no varejo. Para o entendimento do esporte como diferencial, tomou-se como critério o patrocimo a megaeventos esportivos. Quanto aos aspectos metodológicos, selecionou-se inicialmente as marcas Panasonic, Samsung e Sony paia a análise do uso diferenciado do espoite. tendo a compra de TV como foco. Como ferramenta de coleta, elaborou-se questionário aplicado sobre agentes públicos, moldado em conceitos do marketing e psicologia. A amostra final, de 30S pessoas, teve como fundamento o trabalho de Cohen (1992). Paia a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e regressão logistica. Sobre os resultados, o esporte como diferencial, paia as empresas selecionadas, não afetou diretamente o comportamento de consumo. Todavia, conclui-se que o espoite gera vantagem competitiva a empresas, tendo como suporte o desempenho de marcas como LG. SempToshiba e Phillips. Estas outras marcas citadas pelos entrevistados, mesmo não utilizando o esporte como diferencial (de acordo com o critério estabelecido no estudo), conseguiram transformar sua associação com o esporte em compra de TV por parte de seus clientes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTQuester (2005), the spoil arises as a strategy' of differentiation and communication of products. This study aims to identify if sports, when used as a competitive differential in communication strategies, generate competitive advantage in the marketplace. Besides that, to verify the explanatory power of spoils in choosing and purchase products at retail. For understand sports as differential, was taken as the chteiion the sponsorship to sports mega-events. Regarding to the methodological aspects, initially, has selected brands like Panasonic. Samsung and Sony for analyze the different use of sports, being the purchase of TV the focus. As data collection tool, was elaborated questionnaue applied on public agents, molded on concepts of marketing and psychology The final sample, with 308 people, was founded on the work of Cohen (1992). For data analysis, was used descriptive statistics and logistic regression. About the results, the sport as differential, for the selected companies, didn't directly affect consumption behavior. However, is concluded that sports generate competitive advantage to companies, supported by the performance of brands such as LG. Phillips and SempToslnba. These others brands mentioned by respondents, that don't even use the sport as differential (according to the criteria established in the study), have convened their association with the spoil on TV purchase by their customers.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no BrasilSport as differential to obtain competitive advantage at companies in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarketing esportivoConcorrência - empresasPlanejamento estratégicoComportamento do consumidorporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_CarlosEugenioZardiniFilho.pdf2012_CarlosEugenioZardiniFilho.pdfapplication/pdf2536487http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13702/1/2012_CarlosEugenioZardiniFilho.pdfb846331211e90653261dbc5723901b9cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain773http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13702/2/license.txt6ef187c40fd4d8d439b237dd5609e362MD52open access10482/137022024-02-08 16:29:04.377open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T19:29:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sport as differential to obtain competitive advantage at companies in Brazil
title O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
spellingShingle O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
Zardini Filho, Carlos Eugênio
Marketing esportivo
Concorrência - empresas
Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor
title_short O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
title_full O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
title_fullStr O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
title_full_unstemmed O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
title_sort O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil
author Zardini Filho, Carlos Eugênio
author_facet Zardini Filho, Carlos Eugênio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zardini Filho, Carlos Eugênio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevêdo, Paulo Henrique
contributor_str_mv Azevêdo, Paulo Henrique
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing esportivo
Concorrência - empresas
Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor
topic Marketing esportivo
Concorrência - empresas
Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-25T21:11:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-25T21:11:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZARDINI FILHO, Carlos Eugênio. O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil. 2012. xix, 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/13702
identifier_str_mv ZARDINI FILHO, Carlos Eugênio. O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil. 2012. xix, 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13702/1/2012_CarlosEugenioZardiniFilho.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13702/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b846331211e90653261dbc5723901b9c
6ef187c40fd4d8d439b237dd5609e362
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863957916418048