Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Romilson Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4299
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_ce50afccb16f3643b970bc266f564fc1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4299
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadoresEnsino profissionalFormação profissionalMercado de trabalhoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.O presente estudo busca discutir a visão que os empregadores e os egressos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do CEFET–BA têm a respeito da inserção desses egressos no mundo do trabalho. Para tanto, este estudo é constituído de duas partes: uma parte teórica que compreende uma incursão histórica, mostrando todas as transformações por que a educação profissional passou durante sua história até chegar aos dias atuais. Ademais, procurou-se discutir como estão as leis que regulamentam essa forma de educação e como ela está sendo oferecida na atualidade no CEFET–BA. A segunda parte compreende a pesquisa empírica e sua análise. Para isso, foi realizada uma entrevista com quatro profissionais das empresas que têm no seu quadro de funcionários egressos da instituição e aplicado um questionário com os alunos egressos, que se formaram nos anos de 2005 e 2006, de quatro cursos da modalidade subsequente, selecionados para esta pesquisa. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, cujos resultados são apresentados no decorrer dos capítulos. Por fim, pôde-se verificar que os egressos do CEFET– BA são reconhecidos no mercado de trabalho pela qualidade de sua formação profissional, mesmo que esta não consiga superar o desafio de aliar teoria e prática; em outras palavras, conciliar a formação técnica com as necessidades do mundo do trabalho. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study it searchs to argue the vision that the employers and the egresses of the technician courses in the subsequent modality of the CEFETBA have about the insertion of these egresses in the world of the work. For this, this study is constituted of two-piece: one theorican part who has a historical incursion, showing all the transformations that the professional education passed during its history until arriving at the current days. Moreover, tried to argue as they are the laws that regulate this form of education and as it is being offered in the present time in the CEFETBA. The second part is the empirical research and analysis. For this, was realized an interview with four professionals of the companies who have employee egresses of the institution and applied a questionnaire with the pupils egresses, that if they had formed in the years of 2005 and 2006, of four courses of the subsequent modality, selected for this research. The data had been analyzed of quantitative and qualitative form and the results are presented in elapsing of the chapters. Finally, it could be verified that the egresses of the CEFETBA are recognized in the market for the quality of his professional formation, that this does not obtain to surpass the challenge to join practical and theory, in other words, to conciliate the formation technique with the necessities of the world of the work.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKipnis, BernardoSampaio, Romilson Lopes2010-04-23T01:41:55Z2010-04-23T01:41:55Z2010-04-232009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Romilson Lopes. Ensino técnico e inserção profissional: a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4299A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-12T12:02:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/4299Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-12T12:02:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
title Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
spellingShingle Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
Sampaio, Romilson Lopes
Ensino profissional
Formação profissional
Mercado de trabalho
title_short Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
title_full Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
title_fullStr Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
title_full_unstemmed Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
title_sort Ensino técnico e inserção profissional : a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores
author Sampaio, Romilson Lopes
author_facet Sampaio, Romilson Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kipnis, Bernardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Romilson Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Formação profissional
Mercado de trabalho
topic Ensino profissional
Formação profissional
Mercado de trabalho
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-04-23T01:41:55Z
2010-04-23T01:41:55Z
2010-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Romilson Lopes. Ensino técnico e inserção profissional: a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4299
identifier_str_mv SAMPAIO, Romilson Lopes. Ensino técnico e inserção profissional: a visão dos egressos do Cefet-BA e de seus empregadores. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508198621609984