Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Bianco, Nélia Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Esch, Carlos Eduardo, Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609
Resumo: O presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência utilizada na empresa encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade.
id UNB_ce51d6888866521bbf316505baa6ecd6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34609
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergênciaEmpresas públicas - radiodifusãoComunicação de massa - inovações tecnológicasRadiodifusãoPolítica de comunicação de massaO presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência utilizada na empresa encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade.This article presents the results of analysis of the digital strategies of Brazil Communications Company (EBC). Based on critical reading of work plans of the public company and management reports of 2010-2015 and examination of the EBC website, analyzed the use of ICT actions directed to the production and availability of content on the Internet and mobile devices and their integration with traditional media channels. Research has revealed that the concept of convergence applied still lie in early stage on the technical possibilities available. Various challenges of technical, financial and management need to be faced by the EBC to incorporate new production parameters directed to the virtual environment. An essential measure their social legitimacy and sustainability.Este artículo presenta los resultados del análisis de las estrategias digitales de la "Empresa Brasil de Comunicação" (EBC). Sobre la base de la lectura crítica de los planes de trabajo de la empresa pública y los informes de gestión de 2010-2015 y el examen de la página web de EBC, analizó el uso de las TIC acciones dirigidas a la producción y disponibilidad de contenidos en Internet y los dispositivos móviles y su integración con canales de comunicación tradicionales. La investigación reveló que el concepto de convergencia utilizado en la se encuentra todavía en una etapa temprana en las posibilidades técnicas disponibles. Varios desafíos técnicos, financieros y de gestión que deberá enfrentar la EBC para que se pueda incorporar nuevos parámetros de producción dirigidas al entorno virtual. Medida esencial para su legitimidad social y sostenibilidad.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor)2019-05-13T12:30:27Z2019-05-13T12:30:27Z2017-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEL BIANCO, Nélia R.; ESCH, Carlos Eduardo; PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência. Revista Rádio-Leituras, Mariana, MG, v. 8, n. 1, p. 158-176, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/855/817. Acesso em: 08 maio 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609(CC BY NC) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessDel Bianco, Nélia RodriguesEsch, Carlos EduardoPinheiro, Elton Bruno Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-16T21:54:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/34609Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-16T21:54:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
title Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
spellingShingle Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
Del Bianco, Nélia Rodrigues
Empresas públicas - radiodifusão
Comunicação de massa - inovações tecnológicas
Radiodifusão
Política de comunicação de massa
title_short Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
title_full Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
title_fullStr Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
title_full_unstemmed Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
title_sort Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
author Del Bianco, Nélia Rodrigues
author_facet Del Bianco, Nélia Rodrigues
Esch, Carlos Eduardo
Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
author_role author
author2 Esch, Carlos Eduardo
Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Bianco, Nélia Rodrigues
Esch, Carlos Eduardo
Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas públicas - radiodifusão
Comunicação de massa - inovações tecnológicas
Radiodifusão
Política de comunicação de massa
topic Empresas públicas - radiodifusão
Comunicação de massa - inovações tecnológicas
Radiodifusão
Política de comunicação de massa
description O presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência utilizada na empresa encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2019-05-13T12:30:27Z
2019-05-13T12:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEL BIANCO, Nélia R.; ESCH, Carlos Eduardo; PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência. Revista Rádio-Leituras, Mariana, MG, v. 8, n. 1, p. 158-176, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/855/817. Acesso em: 08 maio 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609
identifier_str_mv DEL BIANCO, Nélia R.; ESCH, Carlos Eduardo; PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência. Revista Rádio-Leituras, Mariana, MG, v. 8, n. 1, p. 158-176, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/855/817. Acesso em: 08 maio 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580728344215552