Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609 |
Resumo: | O presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência utilizada na empresa encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade. |
id |
UNB_ce51d6888866521bbf316505baa6ecd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/34609 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergênciaEmpresas públicas - radiodifusãoComunicação de massa - inovações tecnológicasRadiodifusãoPolítica de comunicação de massaO presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência utilizada na empresa encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade.This article presents the results of analysis of the digital strategies of Brazil Communications Company (EBC). Based on critical reading of work plans of the public company and management reports of 2010-2015 and examination of the EBC website, analyzed the use of ICT actions directed to the production and availability of content on the Internet and mobile devices and their integration with traditional media channels. Research has revealed that the concept of convergence applied still lie in early stage on the technical possibilities available. Various challenges of technical, financial and management need to be faced by the EBC to incorporate new production parameters directed to the virtual environment. An essential measure their social legitimacy and sustainability.Este artículo presenta los resultados del análisis de las estrategias digitales de la "Empresa Brasil de Comunicação" (EBC). Sobre la base de la lectura crítica de los planes de trabajo de la empresa pública y los informes de gestión de 2010-2015 y el examen de la página web de EBC, analizó el uso de las TIC acciones dirigidas a la producción y disponibilidad de contenidos en Internet y los dispositivos móviles y su integración con canales de comunicación tradicionales. La investigación reveló que el concepto de convergencia utilizado en la se encuentra todavía en una etapa temprana en las posibilidades técnicas disponibles. Varios desafíos técnicos, financieros y de gestión que deberá enfrentar la EBC para que se pueda incorporar nuevos parámetros de producción dirigidas al entorno virtual. Medida esencial para su legitimidad social y sostenibilidad.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor)2019-05-13T12:30:27Z2019-05-13T12:30:27Z2017-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEL BIANCO, Nélia R.; ESCH, Carlos Eduardo; PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência. Revista Rádio-Leituras, Mariana, MG, v. 8, n. 1, p. 158-176, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/855/817. Acesso em: 08 maio 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609(CC BY NC) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessDel Bianco, Nélia RodriguesEsch, Carlos EduardoPinheiro, Elton Bruno Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-16T21:54:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/34609Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-16T21:54:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência |
title |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência |
spellingShingle |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência Del Bianco, Nélia Rodrigues Empresas públicas - radiodifusão Comunicação de massa - inovações tecnológicas Radiodifusão Política de comunicação de massa |
title_short |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência |
title_full |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência |
title_fullStr |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência |
title_full_unstemmed |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência |
title_sort |
Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência |
author |
Del Bianco, Nélia Rodrigues |
author_facet |
Del Bianco, Nélia Rodrigues Esch, Carlos Eduardo Pinheiro, Elton Bruno Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Esch, Carlos Eduardo Pinheiro, Elton Bruno Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Del Bianco, Nélia Rodrigues Esch, Carlos Eduardo Pinheiro, Elton Bruno Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresas públicas - radiodifusão Comunicação de massa - inovações tecnológicas Radiodifusão Política de comunicação de massa |
topic |
Empresas públicas - radiodifusão Comunicação de massa - inovações tecnológicas Radiodifusão Política de comunicação de massa |
description |
O presente artigo traz os resultados de análise sobre as estratégias digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com base na leitura crítica de planos de trabalho da empresa pública e relatórios de gestão de 2010-2015 e exame do portal EBC, analisou-se as ações de uso das TICs direcionadas à produção e disponibilização de conteúdos na Internet e dispositivos móveis e sua integração com os canais midiáticos tradicionais. Pesquisa revelou que a concepção de convergência utilizada na empresa encontra-se ainda em estágio incipiente diante das possibilidades técnicas disponíveis. Vários desafios de ordem técnica, financeira e de gestão precisam ser enfrentados pela EBC para incorporar novos parâmetros de produção voltados para o ambiente virtual. Medida essencial a sua legitimidade social e sustentabilidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06 2019-05-13T12:30:27Z 2019-05-13T12:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DEL BIANCO, Nélia R.; ESCH, Carlos Eduardo; PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência. Revista Rádio-Leituras, Mariana, MG, v. 8, n. 1, p. 158-176, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/855/817. Acesso em: 08 maio 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609 |
identifier_str_mv |
DEL BIANCO, Nélia R.; ESCH, Carlos Eduardo; PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência. Revista Rádio-Leituras, Mariana, MG, v. 8, n. 1, p. 158-176, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-leituras/article/view/855/817. Acesso em: 08 maio 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508216117100544 |