Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Viviane
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6499
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_d0cae3c0c9830ecd2b9ac07977024bee
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6499
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola públicaEducação ambientalEcologia humanaEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.A presente dissertação apresenta uma pesquisa-ação que buscou construir uma práxis educacional ao ar livre em uma escola classe pública, localizada no Distrito Federal. A autora atuou como educadora e pesquisadora em um processo de ecoformação no ano de 2008, no qual se abordou a Educação Ambiental a partir da agroecologia e da permacultura. A partir de vivências e reflexões propiciadas pelas oficinas ecopedagógicas realizadas nos jardins da escola, a comunidade escolar inseriu a Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico. Criaram-se então mecanismos de promoção, acompanhamento e avaliação da prática do Projeto Político Pedagógico. O processo de observação e compreensão da prática docente ocorreu enfatizando as atividades desenvolvidas entre 2008- 2009, permeadas pelas rodas de conversa realizadas com os professores, a observação da percepção dos estudantes no momento de atuação no espaço verde e da entrevista realizada com a coordenadora pedagógica. Os resultados alcançados foram interpretados em uma narrativa descritiva com abordagem etnometodológica de todo processo e das práticas educativas realizadas na área verde da escola. Inovações no projeto político pedagógico da escola, o surgimento de uma comunidade de aprendizagem que discute e reflete sobre o uso da área verde como espaço pedagógico e o exercício de uma pedagogia ativa e significativa são os elementos que encontramos como resultado da experiência vivida. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation presents an action-research meant to building outdoor educational praxis in a public school localized in the Federal District. The author acted as educator and researcher in an eco-formation process in 2008, in which the Environmental Education was approached based upon Agroecology and Permaculture. Starting from experiences and reasoning propiciated by ecopedagogical workshops performed at the school`s gardens, the school community inserted Environmental Education into the Political Pedagogical Project. Thus, mechanisms for promoting, accompaning and evaluating the practice of the Project were created, The observation and comprehension of the pedagogical practice was done by enphasizing the activities developed between 2008 and 2009, mediated by talkings with teachers, the student`s perception obeservation at the time of acting in the school garden space and the interviews with the pedagogical coordinator. The attained results were interpreted in a descriptive narrative under an etno-methodological approach of the whole process and the educational practices done at the school`s garden. Innovations in the school`s political pedagogical project; the arosal of a learning community that discusses and reflects about the use of the Green area as pedagogical space, added by the exercise of an active and significant pedagogy, are the elements we found as result of this vivid experience.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCatalão, Vera Margarida LessaEvangelista, Viviane2011-01-19T00:31:39Z2011-01-19T00:31:39Z2011-01-192010-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfEVANGELISTA, Viviane. Jardins educadores: ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6499info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:56:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/6499Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:56:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
title Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
spellingShingle Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
Evangelista, Viviane
Educação ambiental
Ecologia humana
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
title_short Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
title_full Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
title_fullStr Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
title_full_unstemmed Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
title_sort Jardins educadores : ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública
author Evangelista, Viviane
author_facet Evangelista, Viviane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catalão, Vera Margarida Lessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ecologia humana
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
topic Educação ambiental
Ecologia humana
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03
2011-01-19T00:31:39Z
2011-01-19T00:31:39Z
2011-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EVANGELISTA, Viviane. Jardins educadores: ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6499
identifier_str_mv EVANGELISTA, Viviane. Jardins educadores: ensaio sobre agroecologia e permacultura na escola pública. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508169633726464