Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cristina de Jesus
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48046
Resumo: A formulação de problemas, quando associada à resolução, apresenta potencial para melhorar a aprendizagem da matemática no contexto escolar. Nesse contexto, objetivou-se descrever os movimentos do trabalho pedagógico de pesquisas que abordaram a formulação de problemas por estudantes do ensino fundamental e médio e, a depender dos resultados, estabelecer um movimento alternativo em relação a essa estratégia de uso de problemas. O estudo teórico e qualitativo teve objetivo exploratório-descritivo e procedimento bibliográfico. Os resultados possibilitaram identificar a abordagem utilizada e descrever os movimentos em relação à formulação de problemas e, especificamente, apontaram que o referencial teórico/metodológico pode ter levado à concentração do trabalho pedagógico na resolução de problemas, sendo necessário estabelecer um movimento alternativo para orientar a constituição de sequências didáticas constituídas pela formulação e resolução de problemas: o movimento bidirecional cíclico. Considera-se, portanto, que esse movimento apresente potencial para fundamentar uma metodologia de ensino-aprendizagem da matemática por meio do uso de problemas.
id UNB_d0e3d1bcd500824563f88c21797b1ec7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48046
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemáticaMovements of pedagogical work in relation to the mathematical problem posing/problem reformulation/problem elaborationMovimientos del trabajo pedagógico en relación con la formulación/reformulación/elaboración de problemas de matemáticasMovimentos do trabalho pedagógicoResolução de problemasMetodologia de ensinoA formulação de problemas, quando associada à resolução, apresenta potencial para melhorar a aprendizagem da matemática no contexto escolar. Nesse contexto, objetivou-se descrever os movimentos do trabalho pedagógico de pesquisas que abordaram a formulação de problemas por estudantes do ensino fundamental e médio e, a depender dos resultados, estabelecer um movimento alternativo em relação a essa estratégia de uso de problemas. O estudo teórico e qualitativo teve objetivo exploratório-descritivo e procedimento bibliográfico. Os resultados possibilitaram identificar a abordagem utilizada e descrever os movimentos em relação à formulação de problemas e, especificamente, apontaram que o referencial teórico/metodológico pode ter levado à concentração do trabalho pedagógico na resolução de problemas, sendo necessário estabelecer um movimento alternativo para orientar a constituição de sequências didáticas constituídas pela formulação e resolução de problemas: o movimento bidirecional cíclico. Considera-se, portanto, que esse movimento apresente potencial para fundamentar uma metodologia de ensino-aprendizagem da matemática por meio do uso de problemas.The problem posing, when associated with problem solving, presents potential to improve math learning. In this context, the aim was to describe the pedagogical work movements of studies that addressed the strategy of pro-blem posing by elementary and high school students, and, depending on the results, to establish an alternative movement regarding this strategy. The theoretical and qualitative study had an exploratory-descriptive objective and a bibliographic procedure. The results allowed the identification of the approach used and the description of the movements in relation to the problem posing and, specifically, indicated that the theoretical/methodological framework might have led to the concentration of pedagogical work on problem solving. It is therefore necessary to establish an alternative movement that can guide the construction of didactic sequences made up of problem posing and problem solving: the bidirectional cyclical movement. It is believed that this movement has the poten-tial to underpin a math teaching-learning methodology through the use of problems.La formulación de problemas, cuando está asociada a la resolución, presenta potencial para mejorar el aprendizaje de las matemáticas. En este contexto, se buscó describir los movimientos del trabajo pedagógico de investigacio-nes que abordaron la estrategia de formulación de problemas por estudiantes de educación primaria y secundaria y, dependiendo de los resultados, establecer un movimiento alternativo en relación con esta estrategia. El estudio teórico y cualitativo tuvo un objetivo exploratorio-descriptivo y un procedimiento bibliográfico. Los resultados per-mitieron identificar el enfoque utilizado y describir los movimientos en relación con la formulación de problemas y, específicamente, señalaron que el marco teórico/metodológico podría haber llevado a la concentración del trabajo pedagógico en la resolución de problemas, siendo necesario establecer un movimiento alternativo que pueda guiar la construcción de secuencias didácticas constituidas por la formulación y resolución de problemas: el movimiento bidireccional cíclico. Se considera que este movimiento puede tener el potencial de fundamentar una metodología de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas a través del uso de problemas.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquosa Práticas Socioculturais e Educação MatemáticaUniversidade de BrasíliaUniversidade de Brasíliahttps://orcid.org/0000-0001-8174-3735https://orcid.org/0000-0002-1455-6646Teixeira, Cristina de JesusMoreira, Geraldo Eustáquio2024-03-28T12:04:22Z2024-03-28T12:04:22Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/523. Acesso em: 28 mar. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4804610.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523por(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-28T12:22:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/48046Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-28T12:22:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
Movements of pedagogical work in relation to the mathematical problem posing/problem reformulation/problem elaboration
Movimientos del trabajo pedagógico en relación con la formulación/reformulación/elaboración de problemas de matemáticas
title Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
spellingShingle Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
Teixeira, Cristina de Jesus
Movimentos do trabalho pedagógico
Resolução de problemas
Metodologia de ensino
title_short Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
title_full Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
title_fullStr Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
title_full_unstemmed Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
title_sort Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
author Teixeira, Cristina de Jesus
author_facet Teixeira, Cristina de Jesus
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
https://orcid.org/0000-0001-8174-3735
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cristina de Jesus
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos do trabalho pedagógico
Resolução de problemas
Metodologia de ensino
topic Movimentos do trabalho pedagógico
Resolução de problemas
Metodologia de ensino
description A formulação de problemas, quando associada à resolução, apresenta potencial para melhorar a aprendizagem da matemática no contexto escolar. Nesse contexto, objetivou-se descrever os movimentos do trabalho pedagógico de pesquisas que abordaram a formulação de problemas por estudantes do ensino fundamental e médio e, a depender dos resultados, estabelecer um movimento alternativo em relação a essa estratégia de uso de problemas. O estudo teórico e qualitativo teve objetivo exploratório-descritivo e procedimento bibliográfico. Os resultados possibilitaram identificar a abordagem utilizada e descrever os movimentos em relação à formulação de problemas e, especificamente, apontaram que o referencial teórico/metodológico pode ter levado à concentração do trabalho pedagógico na resolução de problemas, sendo necessário estabelecer um movimento alternativo para orientar a constituição de sequências didáticas constituídas pela formulação e resolução de problemas: o movimento bidirecional cíclico. Considera-se, portanto, que esse movimento apresente potencial para fundamentar uma metodologia de ensino-aprendizagem da matemática por meio do uso de problemas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-28T12:04:22Z
2024-03-28T12:04:22Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/523. Acesso em: 28 mar. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48046
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523
identifier_str_mv TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/523. Acesso em: 28 mar. 2024.
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC ND)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC ND)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquosa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquosa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818901021787684864