Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Edilene Francisco de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48471
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_d30d3ca59500e976a0ddeea72bcc47a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48471
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursosAtendimento educacional especializadoEducação inclusivaTeoria histórico-culturalSalas de recursos generalistasDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos (SR) é uma política pública efetivada gradativamente em todo o Brasil a partir da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. No Distrito Federal, ele é desenvolvido por meio de parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC) e com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os professores especialistas atuantes na Sala de Recursos Generalista (SRG) são profissionais capacitados e com inúmeras atribuições, como a de formação e orientação dos professores regentes pertencentes ao Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) em escolas classes do Distrito Federal (DF). A fundamentação teórica pauta-se na Teoria Histórico-Cultural, segundo Vygotsky (2001, 2002, 2003), bem como na legislação que versa sobre o percurso da Educação Especial à Educação Inclusiva no contexto do AEE no Brasil e os documentos norteadores do AEE em SRG no DF. Em relação ao objetivo da pesquisa, buscou-se analisar a possível efetividade e identificar necessidades de ajustes nas ações interventivas realizadas pelo professor de SRG, nos momentos de formações continuadas, para o fazer pedagógico de professores regentes do BlA. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, destaca-se que a pesquisa foi de natureza qualitativa, com a participação de 12 professoras pertencentes ao quadro de atuação em duas escolas-polo, tendo como instrumentos de pesquisa o memorial e as entrevistas semiestruturadas. O método de análise das informações obtidas foi o hermenêutico-dialético, de Minayo (1992). Os resultados apontam uma efetividade nas atribuições de formador e orientador do profissional do AEE em SRG, ressaltando seu impacto positivo no trabalho dos professores regentes e no atendimento dos estudantes com deficiência. Entretanto, as participantes do estudo apontaram questões relativas à disponibilidade de tempo para a realização dessas atribuições. Assim, um dos ajustes sinalizados abrange a possibilidade de o professor especialista atuar em um único contexto escolar. Para isso, faz-se necessário rever a documentação que prevê a itinerância sobre o AEE em SRG no DF. O estudo possibilitou a proposta de dois produtos técnicos, um relatório técnico conclusivo referente à pesquisa, e um curso de aperfeiçoamento sobre o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Generalista em uma perspectiva colaborativa. Considera-se, com base no estado do conhecimento e nos resultados obtidos, a necessidade de mais pesquisas sobre o tema AEE em SRG, visando ao aperfeiçoamento das atribuições desse profissional e à expansão do conhecimento acerca destas atribuições na comunidade escolar interna e externa para um fazer pedagógico colaborativo que envolva todos os agentes da educação e que amplie as possibilidades de desenvolvimento global dos estudantes com deficiência.Specialized Educational Assistance (SEA) in Resource Rooms (RR) is a public policy gradually implemented throughout Brazil following the implementation of the National Special Education Policy from the Perspective of Inclusive Education. In the Federal District, it is developed through a partnership with the Ministry of Education (ME) and the State Department of Education of the Federal District (SDEFD). The specialist teachers working in the Generalist Resource Room (GRR) are trained professionals with numerous responsibilities, such as training and guiding regular teachers belonging to the Initial Literacy Block (ILB) in schools in the Federal District. The theoretical foundation is based on the Historical-Cultural Theory, according to Vygotsky (2001; 2002; 2003), as well as the legislation that deals with the path from Special Education to Inclusive Education in the context of AEE in Brazil and the documents guiding SEA in RR in Federal District (FD). In relation to the objective of the research, we sought to analyze the possible effectiveness and identify needs for adjustments in the interventional actions carried out by the GRR teacher, in moments of continued training, for the pedagogical practice of ILB's teaching teachers. In order to achieve the proposed objectives, it is highlighted that the research was qualitative in nature, with the participation of 12 teachers working in two hub schools, using the memorial and semi-structured interviews as research instruments. The method of analyzing the information obtained was hermeneutic-dialectic, by Minayo (1992). The results indicate effectiveness in the role of trainer and advisor of the SEA professional in RR, highlighting its positive impact on the work of regular teachers and in the care of students with disabilities. However, the study participants highlighted issues regarding the availability of time to carry out these assignments. Thus, one of the adjustments highlighted includes the possibility of the specialist teacher working in a single school context. To do this, it is necessary to review the documentation which provides for itinerancy over the SEA in RR in DF. The study made it possible to propose two technical products, a conclusive technical report regarding the research, and an improvement course on Specialized Educational Assistance in the Generalist Resource Room from a collaborative perspective. Based on the state of knowledge and the results obtained, it is considered the need for more research on the topic of SEA in RR, aiming to improve the responsibilities of this professional, as well as the expansion of knowledge about these responsibilities in the internal school community and external for collaborative pedagogical practice that involves all education agents and that expands the possibilities for the global development of students with disabilities.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBarrios González, Alia Mariaedilenefranciscodecarvalho@gmail.comCarvalho, Edilene Francisco de2024-06-29T18:25:59Z2024-06-29T18:25:59Z2024-06-292023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVAHO, Edilene Francisco de. Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-29T18:26:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/48471Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-29T18:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
title Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
spellingShingle Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
Carvalho, Edilene Francisco de
Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Teoria histórico-cultural
Salas de recursos generalistas
title_short Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
title_full Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
title_fullStr Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
title_full_unstemmed Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
title_sort Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos
author Carvalho, Edilene Francisco de
author_facet Carvalho, Edilene Francisco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrios González, Alia Maria
edilenefranciscodecarvalho@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Edilene Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Teoria histórico-cultural
Salas de recursos generalistas
topic Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Teoria histórico-cultural
Salas de recursos generalistas
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-06-29T18:25:59Z
2024-06-29T18:25:59Z
2024-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVAHO, Edilene Francisco de. Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48471
identifier_str_mv CARVAHO, Edilene Francisco de. Percepção do(a) professor(a) regente sobre a formação e orientação colaborativa do(a) professor(a) da sala de recursos. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508373722267648