Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_69263f235f472815adb00a446131cd34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169054 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente trabalho tem como temática central a questão das Tecnologias Assistivas na Sala de Recursos Multifuncionais na Educação Inclusiva e resulta de pesquisa realizada em uma escola pública na cidade de São Bento do Sul- SC, EBM “Presidente Castelo Branco”. O objetivo foi verificar quais são as estratégias que vem sendo utilizadas na sala de recursos multifuncionais quanto às tecnologias assistivas na educação inclusiva. A inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Cabe ressaltar que o município de São Bento do Sul tem em quase todas as suas unidades escolares ambientes inclusivos com docentes especializados em Atendimento Educacional e possui as salas de recursos multifuncionais. Como estas salas estão sendo utilizadas pelos docentes e alunos no Ensino Fundamental (anos iniciais)? Qual é a visão dos pais quanto ao AEE e as TA disponíveis para a Escola do filho? O referencial teórico deste estudo procura embasar o conceito de tecnologias assistivas e sua utilização nas chamadas salas de recursos multifuncionais, além de situar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa e desenvolvida por meio de um estudo de caso. Foi aplicado um questionário com os pais e docentes e realizado uma entrevista com a diretora da escola. Como resultados podemos observar que alguns pais se preocupam com as atividades pedagógicas que seus filhos participam nas unidades escolares, valorizam a mediação dos docentes para que os alunos possam e tenham a capacidade de usufruir dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, investem em tecnologias em suas residências, alguns pais fazem questão de acompanhar seus filhos e verificam que após as aulas seus filhos sentem-se realizados. Com relação aos docentes concluímos que normalmente os alunos na inclusão são inseridos dentro das salas de aula e tanto professor quanto aluno se sentem aprisionados, saindo ambos prejudicados com a insegurança. A diretora da unidade defende a transformação da escola, da sociedade e a inserção dos alunos no contexto da tecnologia assistiva.Florianópolis, SCMassagli, Silvia Carla ConceiçãoUniversidade Federal de Santa CatarinaMarques, Rosimeire Aparecida Alexandre2016-10-10T01:47:37Z2016-10-10T01:47:37Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T01:47:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169054Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T01:47:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) |
title |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) |
spellingShingle |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. |
title_short |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) |
title_full |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) |
title_fullStr |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) |
title_full_unstemmed |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) |
title_sort |
Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado) |
author |
Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre |
author_facet |
Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Massagli, Silvia Carla Conceição Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. |
topic |
Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10T01:47:37Z 2016-10-10T01:47:37Z 2016-10-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652194816196608 |