Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_69263f235f472815adb00a446131cd34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169054
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente trabalho tem como temática central a questão das Tecnologias Assistivas na Sala de Recursos Multifuncionais na Educação Inclusiva e resulta de pesquisa realizada em uma escola pública na cidade de São Bento do Sul- SC, EBM “Presidente Castelo Branco”. O objetivo foi verificar quais são as estratégias que vem sendo utilizadas na sala de recursos multifuncionais quanto às tecnologias assistivas na educação inclusiva. A inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Cabe ressaltar que o município de São Bento do Sul tem em quase todas as suas unidades escolares ambientes inclusivos com docentes especializados em Atendimento Educacional e possui as salas de recursos multifuncionais. Como estas salas estão sendo utilizadas pelos docentes e alunos no Ensino Fundamental (anos iniciais)? Qual é a visão dos pais quanto ao AEE e as TA disponíveis para a Escola do filho? O referencial teórico deste estudo procura embasar o conceito de tecnologias assistivas e sua utilização nas chamadas salas de recursos multifuncionais, além de situar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa e desenvolvida por meio de um estudo de caso. Foi aplicado um questionário com os pais e docentes e realizado uma entrevista com a diretora da escola. Como resultados podemos observar que alguns pais se preocupam com as atividades pedagógicas que seus filhos participam nas unidades escolares, valorizam a mediação dos docentes para que os alunos possam e tenham a capacidade de usufruir dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, investem em tecnologias em suas residências, alguns pais fazem questão de acompanhar seus filhos e verificam que após as aulas seus filhos sentem-se realizados. Com relação aos docentes concluímos que normalmente os alunos na inclusão são inseridos dentro das salas de aula e tanto professor quanto aluno se sentem aprisionados, saindo ambos prejudicados com a insegurança. A diretora da unidade defende a transformação da escola, da sociedade e a inserção dos alunos no contexto da tecnologia assistiva.Florianópolis, SCMassagli, Silvia Carla ConceiçãoUniversidade Federal de Santa CatarinaMarques, Rosimeire Aparecida Alexandre2016-10-10T01:47:37Z2016-10-10T01:47:37Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T01:47:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169054Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T01:47:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
title Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
spellingShingle Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre
Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.
title_short Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
title_full Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
title_fullStr Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
title_full_unstemmed Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
title_sort Tecnologias assistivas na sala de recursos multifuncionais da AEE (Atendimento educacional especializado)
author Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre
author_facet Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massagli, Silvia Carla Conceição
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Rosimeire Aparecida Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.
topic Tecnologias Assistivas. Sala de Recursos Multifuncionais. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T01:47:37Z
2016-10-10T01:47:37Z
2016-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652194816196608