Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, André Barros de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Esposte, Arthur de Moura Del, Sales, Márcia Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16370
Resumo: A busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensinoaprendizagem tem sido uma instigação para alguns educadores. Nesse contexto, e diante dessa necessidade, tem-se experimentado a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o uso da PBL na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 28 alunos, que analisaram e avaliaram essa metodologia por meio de questionários durante três semestres consecutivos. Observouse que os alunos demonstraram satisfação com a utilização dessa metodologia empregada nas aulas dessa disciplina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_d349908114fe90cc0475909eff0c189e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16370
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de softwareEvaluating the implementation of problem based learning approach in human-computer interaction discipline from software engineering courseInteração homem-máquinaAprendizagemDidáticaA busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensinoaprendizagem tem sido uma instigação para alguns educadores. Nesse contexto, e diante dessa necessidade, tem-se experimentado a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o uso da PBL na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 28 alunos, que analisaram e avaliaram essa metodologia por meio de questionários durante três semestres consecutivos. Observouse que os alunos demonstraram satisfação com a utilização dessa metodologia empregada nas aulas dessa disciplina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe search for didactic approaches to improve the process of teaching and learning has been an instigation to some educators. In this context and in the face of this need, the methodology of Problem Based Learning (PBL - Problem Based Learning) has been experienced in the disciplines of undergraduate courses. This paper presents the use of PBL in the Software Engineering course’s, from Faculdade UnB Gama from UnB, discipline of Human-Computer Interaction. This research involved the participation of 28 students, which examined and evaluated this methodology by means of questionnaires for three consecutive semesters. It was observed that the students were satisfied with the use of this methodology in the classroom for this course.Faculdade UnB Gama (FGA)Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-10-03T13:29:01Z2014-10-03T13:29:01Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSALES, André Barros de; Del, Arthur de Moura; SALES, Márcia B. de. Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, dez. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932>. Acesso em: 2 jun de 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16370RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932. Acesso em: 2 jun 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessSales, André Barros deEsposte, Arthur de Moura DelSales, Márcia Barros deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T17:24:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/16370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T17:24:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
Evaluating the implementation of problem based learning approach in human-computer interaction discipline from software engineering course
title Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
spellingShingle Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
Sales, André Barros de
Interação homem-máquina
Aprendizagem
Didática
title_short Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
title_full Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
title_fullStr Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
title_full_unstemmed Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
title_sort Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software
author Sales, André Barros de
author_facet Sales, André Barros de
Esposte, Arthur de Moura Del
Sales, Márcia Barros de
author_role author
author2 Esposte, Arthur de Moura Del
Sales, Márcia Barros de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, André Barros de
Esposte, Arthur de Moura Del
Sales, Márcia Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Interação homem-máquina
Aprendizagem
Didática
topic Interação homem-máquina
Aprendizagem
Didática
description A busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensinoaprendizagem tem sido uma instigação para alguns educadores. Nesse contexto, e diante dessa necessidade, tem-se experimentado a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o uso da PBL na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 28 alunos, que analisaram e avaliaram essa metodologia por meio de questionários durante três semestres consecutivos. Observouse que os alunos demonstraram satisfação com a utilização dessa metodologia empregada nas aulas dessa disciplina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2014-10-03T13:29:01Z
2014-10-03T13:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, André Barros de; Del, Arthur de Moura; SALES, Márcia B. de. Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, dez. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932>. Acesso em: 2 jun de 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16370
identifier_str_mv SALES, André Barros de; Del, Arthur de Moura; SALES, Márcia B. de. Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de interação humano e computador de curso de engenharia de software. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, dez. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44932>. Acesso em: 2 jun de 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580877614252032