Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celeste, Letícia Corrêa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zanoni, Graziela, Queiroga, Bianca, Alves, Luciana Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30966
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016029
Resumo: A Fonoaudiologia Educacional é a área de atuação que visa à promoção de ações de educação dirigidas à comunidade escolar nos diferentes ciclos de vida, levando-se em consideração a realidade socioeducacional dos indivíduos envolvidos, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação daquela população. Objetivo Mapear o perfil dos fonoaudiólogos brasileiros, que relatam atuar na especialidade de Fonoaudiologia Educacional, no que diz respeito aos aspectos relacionados à formação, atuação e experiência profissional. Método Estudo retrospectivo, baseado na análise de banco de dados secundários do Conselho Federal de Fonoaudiologia dos questionários de fonoaudiólogos que relatam atuar com Fonoaudiologia Educacional. Resultados Foram respondidos 312 questionários, dos quais 93,3% eram mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. A maior parte dos fonoaudiólogos deu continuidade aos estudos, optando, em sua maioria, pela especialização. Quase 50% dos participantes trabalham a menos de 6 anos com a especialidade, mais expressivamente em serviço público (especialmente municipal) e na área privada. Conclusão O perfil do fonoaudiólogo atuante na área de Fonoaudiologia Educacional no Brasil é de um profissional predominantemente do gênero feminino, que valoriza a continuidade de estudos após a graduação, sendo a especialização a mais procurada. As áreas mais procuradas na especialização foram audiologia e motricidade orofacial. O tempo de experiência da maioria é de até 10 anos de trabalho e a natureza do serviço se divide, principalmente, em pública municipal e privada. A atuação dos fonoaudiólogos da área Educacional se concentra no Ensino Infantil e Fundamental 1, com carga horária variada.
id UNB_d389d931f63a500d0dc65dad582df78f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30966
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Celeste, Letícia CorrêaZanoni, GrazielaQueiroga, BiancaAlves, Luciana Mendonça2018-01-04T19:15:55Z2018-01-04T19:15:55Z2017CELESTE, Letícia Corrêa et al. Mapeamento da Fonoaudiologia Educacional no Brasil: formação, trabalho e experiência profissional. CoDAS, São Paulo, v. 29, n. 1, e20160029, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100309&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 jan. 2018. Epub Mar 09, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016029.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30966http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016029A Fonoaudiologia Educacional é a área de atuação que visa à promoção de ações de educação dirigidas à comunidade escolar nos diferentes ciclos de vida, levando-se em consideração a realidade socioeducacional dos indivíduos envolvidos, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação daquela população. Objetivo Mapear o perfil dos fonoaudiólogos brasileiros, que relatam atuar na especialidade de Fonoaudiologia Educacional, no que diz respeito aos aspectos relacionados à formação, atuação e experiência profissional. Método Estudo retrospectivo, baseado na análise de banco de dados secundários do Conselho Federal de Fonoaudiologia dos questionários de fonoaudiólogos que relatam atuar com Fonoaudiologia Educacional. Resultados Foram respondidos 312 questionários, dos quais 93,3% eram mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. A maior parte dos fonoaudiólogos deu continuidade aos estudos, optando, em sua maioria, pela especialização. Quase 50% dos participantes trabalham a menos de 6 anos com a especialidade, mais expressivamente em serviço público (especialmente municipal) e na área privada. Conclusão O perfil do fonoaudiólogo atuante na área de Fonoaudiologia Educacional no Brasil é de um profissional predominantemente do gênero feminino, que valoriza a continuidade de estudos após a graduação, sendo a especialização a mais procurada. As áreas mais procuradas na especialização foram audiologia e motricidade orofacial. O tempo de experiência da maioria é de até 10 anos de trabalho e a natureza do serviço se divide, principalmente, em pública municipal e privada. A atuação dos fonoaudiólogos da área Educacional se concentra no Ensino Infantil e Fundamental 1, com carga horária variada.The Hearing and Speech Sciences in Educational Environment is the area of performance that aims at promoting educational actions directed to the school community in different life cycles, taking into account the socio-educational reality of those involved, from studies comprising the health and education context of that population. Purpose To map the profile of Brazilian Speech Therapists who report acting in Educational Speech Therapy, with regard to aspects related to training, performance and professional experience. Methods Retrospective study, based on secondary database analysis of the Federal Council of Hearing and Speech Sciences on the questionnaires reporting acting with Educational Environment. Results 312 questionnaires were completed, of which 93.3% by women aged 30-39 years. Most Speech Therapists continued the studies, opting mostly for specialization. Almost 50% of respondents, have worked for less than six years with the speciality, most significantly in the public service (especially municipal) and private area. Conclusion The profile of the Speech Therapists active in the Educational area in Brazil is a professional predominantly female, who values to continue their studies after graduation, looking mostly for specialization in the following areas: Audiology and Orofacial Motor. The time experience of the majority is up to 10 years of work whose nature is divided mainly in public (municipal) and private schools. The performance of Speech Therapists in the Educational area concentrates in Elementary and Primary school, with varied workload.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)Sociedade Brasileira de FonoaudiologiaCoDAS - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100309&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissionalHearing and speech sciences in educational environment mapping in Brazil : education, work and professional experienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFonoaudiologiaEducaçãoCompetência profissionalIndicadoresSaúde escolarporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MapeamentoFonoaudiologiaEducacional.pdfARTIGO_MapeamentoFonoaudiologiaEducacional.pdfapplication/pdf1023585http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30966/1/ARTIGO_MapeamentoFonoaudiologiaEducacional.pdf6fd450f1cadcf536330ad0c42031adb9MD51open access10482/309662023-07-26 14:31:47.658open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30966Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-26T17:31:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Hearing and speech sciences in educational environment mapping in Brazil : education, work and professional experience
title Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
spellingShingle Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
Celeste, Letícia Corrêa
Fonoaudiologia
Educação
Competência profissional
Indicadores
Saúde escolar
title_short Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
title_full Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
title_fullStr Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
title_full_unstemmed Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
title_sort Mapeamento da fonoaudiologia educacional no Brasil : formação, trabalho e experiência profissional
author Celeste, Letícia Corrêa
author_facet Celeste, Letícia Corrêa
Zanoni, Graziela
Queiroga, Bianca
Alves, Luciana Mendonça
author_role author
author2 Zanoni, Graziela
Queiroga, Bianca
Alves, Luciana Mendonça
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celeste, Letícia Corrêa
Zanoni, Graziela
Queiroga, Bianca
Alves, Luciana Mendonça
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Fonoaudiologia
Educação
Competência profissional
Indicadores
Saúde escolar
topic Fonoaudiologia
Educação
Competência profissional
Indicadores
Saúde escolar
description A Fonoaudiologia Educacional é a área de atuação que visa à promoção de ações de educação dirigidas à comunidade escolar nos diferentes ciclos de vida, levando-se em consideração a realidade socioeducacional dos indivíduos envolvidos, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação daquela população. Objetivo Mapear o perfil dos fonoaudiólogos brasileiros, que relatam atuar na especialidade de Fonoaudiologia Educacional, no que diz respeito aos aspectos relacionados à formação, atuação e experiência profissional. Método Estudo retrospectivo, baseado na análise de banco de dados secundários do Conselho Federal de Fonoaudiologia dos questionários de fonoaudiólogos que relatam atuar com Fonoaudiologia Educacional. Resultados Foram respondidos 312 questionários, dos quais 93,3% eram mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. A maior parte dos fonoaudiólogos deu continuidade aos estudos, optando, em sua maioria, pela especialização. Quase 50% dos participantes trabalham a menos de 6 anos com a especialidade, mais expressivamente em serviço público (especialmente municipal) e na área privada. Conclusão O perfil do fonoaudiólogo atuante na área de Fonoaudiologia Educacional no Brasil é de um profissional predominantemente do gênero feminino, que valoriza a continuidade de estudos após a graduação, sendo a especialização a mais procurada. As áreas mais procuradas na especialização foram audiologia e motricidade orofacial. O tempo de experiência da maioria é de até 10 anos de trabalho e a natureza do serviço se divide, principalmente, em pública municipal e privada. A atuação dos fonoaudiólogos da área Educacional se concentra no Ensino Infantil e Fundamental 1, com carga horária variada.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CELESTE, Letícia Corrêa et al. Mapeamento da Fonoaudiologia Educacional no Brasil: formação, trabalho e experiência profissional. CoDAS, São Paulo, v. 29, n. 1, e20160029, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100309&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 jan. 2018. Epub Mar 09, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016029.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30966
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016029
identifier_str_mv CELESTE, Letícia Corrêa et al. Mapeamento da Fonoaudiologia Educacional no Brasil: formação, trabalho e experiência profissional. CoDAS, São Paulo, v. 29, n. 1, e20160029, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100309&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 jan. 2018. Epub Mar 09, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016029.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30966
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30966/1/ARTIGO_MapeamentoFonoaudiologiaEducacional.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fd450f1cadcf536330ad0c42031adb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863951320875008