Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Nathália Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37505
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
id UNB_d3efaddf2a555488afed1b0b1df6ff6e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37505
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidadesFamília - aspectos psicológicosEscolas - aspectos psicológicosEducação do campoPsicologia escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.A família e a escola têm se configurado na Contemporaneidade como os primeiros grupos de socialização humanos para grande parte das pessoas. Por essa razão, uma boa relação entre os dois grupos pode possibilitar bons resultados em prol do desenvolvimento dos indivíduos envolvidos. Nas Escolas do Campo um bom relacionamento família-escola mostra-se como importante mecanismo que favorece a rotina no Campo e a participação das famílias e da comunidade na organização escolar, conforme disposto nas leis que regem a Educação do Campo. No entanto, as relações entre a instituição escolar e a familiar, incluindo aqui abrigos, lares provisórios ou qualquer grupo de acolhimento primário, nem sempre representam entendimento entre as partes. Assim, na busca por compreender a relação família-escola pelo ponto de vista das famílias dos estudantes, esse trabalho analisou grupos focais com familiares de estudantes de uma escola do campo sobre a relação família-escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante reuniões de pais e professores. Nesses encontros contamos apenas com a presença de mulheres, sendo mães ou parentes próximas dos estudantes, constituindo- se assim o grupo para construção de informações apenas por participantes do gênero feminino. Para as discussões, compreendemos que o ser humano se desenvolve na relação com o outro e que o contexto cultural regula as condições sociais de constituição do senso de si. Assim, partimos dos relatos de experiências vividas por esses familiares na instituição escolar pesquisada e em outros estabelecimentos escolares por onde os alunos passaram, bem como suas conclusões sobre o assunto. Analisamos os aspectos das experiências narradas que favorecem e os que dificultam o posicionamento dessas participantes como integrantes dos processos de aprendizagem escolar de seus filhos e/ou familiares e na construção de seu protagonismo na relação com a escola. A partir de tais informações, organizamos sugestões para o trabalho do Psicólogo Escolar na Relação Família-Escola no contexto da Educação do Campo.The family and the school have been characterized, for most people, as the first human socializing groups in contemporaneity. Thus, a good relation between both may allow good results for the benefit of the individuals involved development. In Rural schools, a proper family-school relationship is an important mechanism that supports rural area´s routines and family and community participation in the school organization, as provided by the rural schools law. However, relations between family and educational institutions, including shelters, makeshift homes or any primary child care group, do not always represent understanding between the parts. Therefore, seeking to understand the family-school relation from the students families point of view, this paper analyzed focal groups with students relatives in a rural school about family-school relationship. This is a qualitative research carried out during parent-teacher conferences. In these meetings we only had the presence of women, like mothers or close relatives of the students, that way forming a group to gather information just from female gender. For the discussions, we understand that the human being develops in relation to others and that the cultural context regulates the social conditions of the sense of self constitution. Thus, we started from the reports of experiences lived by these relatives in the researched educational institution and in other educational establishments where the students had been to, as well as their conclusions about the topic. We analyzed these experiences’ features that support or hinder these participants’ acting as a member of their children and/or relatives’ learning process at school in the development of their protagonism in the relationship with the school. From such information, we suggested interventions for the work of the School Psychologist in the family-school relationship in the rural education field.Borges, Fabricia Teixeiranat.borga@gmail.comBorba, Nathália Ferreira2020-04-16T02:49:12Z2020-04-16T02:49:12Z2020-04-152019-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORBA, Nathália Ferreira. Relação Família-Escola e Educação do Campo: perspectiva de familiares sobre suas possibilidades. 2019. xv, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37505A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/37505Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
title Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
spellingShingle Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
Borba, Nathália Ferreira
Família - aspectos psicológicos
Escolas - aspectos psicológicos
Educação do campo
Psicologia escolar
title_short Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
title_full Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
title_fullStr Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
title_full_unstemmed Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
title_sort Relação Família-Escola e Educação do Campo : Perspectiva de familiares sobre suas possibilidades
author Borba, Nathália Ferreira
author_facet Borba, Nathália Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Fabricia Teixeira
nat.borga@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Nathália Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Família - aspectos psicológicos
Escolas - aspectos psicológicos
Educação do campo
Psicologia escolar
topic Família - aspectos psicológicos
Escolas - aspectos psicológicos
Educação do campo
Psicologia escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
2020-04-16T02:49:12Z
2020-04-16T02:49:12Z
2020-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORBA, Nathália Ferreira. Relação Família-Escola e Educação do Campo: perspectiva de familiares sobre suas possibilidades. 2019. xv, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37505
identifier_str_mv BORBA, Nathália Ferreira. Relação Família-Escola e Educação do Campo: perspectiva de familiares sobre suas possibilidades. 2019. xv, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508324237869056