A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32636 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
id |
UNB_6e6a61fe064cc16271aac7ad48ca61ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/32636 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolarExclusão escolarExclusão socioeconômicaEscolas - aspectos psicológicosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.Na década de 1980, a pesquisadora e professora Maria Helena Souza Patto denunciou os preconceitos sofridos pelos alunos de famílias pobres nas escolas. A autora mostrou como a teoria da carência cultural era amplamente usada pelos professores para aportar tais preconceitos. A presente pesquisa é um diálogo com o trabalho de Patto (1993) e parte dos seguintes questionamentos: como é atualmente a relação da escola com os alunos das camadas populares? Como ocorre hoje a exclusão escolar pelo fator socioeconômico? Quais as explicações atuais dos docentes sobre o fracasso escolar dos alunos das camadas empobrecidas? Fizemos uma revisão bibliográfica com um retorno ao trabalho de Patto (1993) e averiguamos também em artigos atuais a temática do fracasso escolar. Examinamos as políticas públicas de inclusão educacional e no referencial teórico trouxemos a teoria psicanalítica para refletirmos sobre as questões que perpassam nossos questionamentos. A pesquisa realizou-se em uma escola pública na periferia do Distrito Federal. Fizemos dois Estudos de Caso com duas famílias da comunidade escolar. Constatamos avanços sociais no campo da educação em relação à década de 80, mas não suficientes para uma inclusão efetiva dos alunos pobres, com acesso e permanência em uma escola com ensino de qualidade. Constatou-se também que os docentes permanecem ancorados em várias explicações para justificarem a ausência de responsabilidade da escola frente a essa exclusão.In the 1980s, professor and researcher Maria Helena Souza Patto denounced the prejudice suffered by students from poor families at school. The author indicates teachers made wide use of the cultural deficit theory to explain such prejudice. The present study established a connection between Patto‟s work (1993) and the following questions: How is today‟s relationship between schools and disadvantaged students? How does school exclusion due to socio-economic factors take place today? How do today‟s teachers explain school failure for students from lower-income households? We performed a literature review, returning to Patto (1993), as well as exploring school failure from the perspective of contemporary papers. We also examined public policies on inclusive education and applied the psychoanalytic theory to approach the subject matter. The research was conducted in a public school located in the outskirts of the Federal District in Brazil, where two case studies were carried out with two families from the school community. The results imply there has been positive social change in the education field since to the 1980s, but not sufficient for an effective inclusion of poorer students, with access and continuity in a school with high quality teaching. Moreover, the results also suggest teachers remain holding to many explanations to justify schools‟ absence of responsibility towards exclusion.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLegnani, Viviane NevesMoraes, Edissônias Cordeiro2018-09-19T19:18:22Z2018-09-19T19:18:22Z2018-09-182018-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Edissônias Cordeiro. A relação da escola com as famílias empobrecidas: a atualidade da obra A produção do fracasso escolar. 2018. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32636A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:42:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/32636Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:42:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar |
title |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar |
spellingShingle |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar Moraes, Edissônias Cordeiro Exclusão escolar Exclusão socioeconômica Escolas - aspectos psicológicos |
title_short |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar |
title_full |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar |
title_fullStr |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar |
title_full_unstemmed |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar |
title_sort |
A relação da escola com as famílias empobrecidas : a atualidade da obra A produção do fracasso escolar |
author |
Moraes, Edissônias Cordeiro |
author_facet |
Moraes, Edissônias Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Legnani, Viviane Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Edissônias Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão escolar Exclusão socioeconômica Escolas - aspectos psicológicos |
topic |
Exclusão escolar Exclusão socioeconômica Escolas - aspectos psicológicos |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-19T19:18:22Z 2018-09-19T19:18:22Z 2018-09-18 2018-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Edissônias Cordeiro. A relação da escola com as famílias empobrecidas: a atualidade da obra A produção do fracasso escolar. 2018. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32636 |
identifier_str_mv |
MORAES, Edissônias Cordeiro. A relação da escola com as famílias empobrecidas: a atualidade da obra A produção do fracasso escolar. 2018. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508356946100224 |