Implicações do ENADE para a organização do trabalho pedagógico e as práticas avaliativas em um curso de Pedagogia
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16027 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
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Implicações do ENADE para a organização do trabalho pedagógico e as práticas avaliativas em um curso de PedagogiaEnsino superiorAvaliação educacionalPedagogiaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.A tese tem como objetivo analisar as implicações do Enade para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e das práticas avaliativas de um Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal. O referencial teórico foi ancorado em três pilares teóricos: regulação, avaliação e organização do trabalho pedagógico. A pesquisa empírica envolveu a análise de documentos da IES, o que apontou que eles recebem influência do Sinaes. Foi aplicado um questionário a 211 estudantes distribuídos nos oito semestres que integralizam a carga horária do curso, o que corresponde a 78% dos matriculados no 1º semestre de 2013. Além disso, foram entrevistados 15 profissionais, entre gestores e professores. Os dados obtidos foram analisados por meio do software Alceste. As percepções dos estudantes foram organizadas pelo Alceste em quatro classes. Na primeira está o grupo que desconhece a existência do Enade (23%); na segunda, estão os estudantes que apresentam conhecimento técnico acerca do exame (24%); na terceira, os estudantes que reconhecem a existência de influência do Enade na prática pedagógica do curso (20%) e na quarta o grupo que identifica que os resultados do Enade têm impacto na avaliação praticada em sala de aula e que essa “Nota Enade” confere determinado valor à instituição (33%). Observou-se que há relação entre o trabalho pedagógico desenvolvido no curso e o exame externo aplicado aos estudantes. As percepções dos professores e gestores foram organizadas em seis classes. Na primeira classe está o grupo que trata do Enade e do Sinaes a partir de uma perspectiva institucional, descrevendo as ações da IES para a melhoria do desempenho da mesma (11%); a segunda classe, representando o maior percentual do corpus da pesquisa (47%), traz a percepção do Enade como promotor da qualidade do ensino; a classe três faz reflexão crítica à política regulatória do Estado, se mostrando contrária à mesma (15%); a classe quatro apresenta percepção sobre as práticas avaliativas do curso (11%); a classe cinco apresenta a percepção dos professores e gestores relacionada à relação existente entre os instrumentos de avaliação utilizados no curso e o Enade (8%) e a classe seis ressalta aspectos relacionados à relação entre o Enade e a formação de professores (8%). A maioria dos participantes da pesquisa vê o Enade como promotor da qualidade na educação superior. Seus resultados apontam sua influência na organização do trabalho pedagógico do curso de Pedagogia pelo fato de ele ser parte significativa do processo avaliativo ao qual se submetem educadores em formação. Ao mesmo tempo em que são sujeitos da avaliação para as aprendizagens, eles convivem com a avaliação institucional e a avaliação em larga escala. São aprendizagens que eles reproduzirão em sua futura atuação profissional. Mesmo os 23% dos estudantes participantes da pesquisa que desconhecem a existência do Enade talvez esse desconhecimento tenha produzido também aprendizagens acerca da avaliação. É preciso que a discussão acerca da avaliação transcenda a dimensão técnica e se amplie rumo à dimensão política, na qual são consideradas questões relativas ao “para que”, “por que” e “o que” avaliar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe thesis aims to analyze the implications of Enade for the development of pedagogical work and evaluation practices of a course of Pedagogy from a graduation institution of Education in the Federal District. The theoretical framework was based on three theoretical pillars: regulation, evaluation and organization of educational work. The empirical research involved analyzing documents of IES, which indicated that they were influenced by Sinaes. A questionnaire was applied to 211 students around the eight semesters of the course, which represents 78% of those enrolled in the 1st half of 2013. Furthermore, 15 professionals were interviewed between managers and teachers. Data were analyzed using the Alceste software. The perceptions of students were organized by Alceste in four classes. The first is the group that is unaware of Enade (23%) and in the second, are students who have technical knowledge exam (24%), the third, students who recognize the existence of influence of Enade in pedagogical practice (20%) and the fourth group, that identifies the results of the impact assessment Enade have practiced in the classroom and that this " Note Enade " gives particular value to the institution (33%). It was observed that there is a relationship between the pedagogical work in progress and the external examination applied to students. The perceptions of teachers and administrators were organized into six classes. The first class is the group dealing with Enade and Sinaes from an institutional perspective, describing the actions of the institution for improving the performance of the same (11%), the second class, representing the largest percentage of the corpus of research (47%), brings the perception of Enade as a promoter of quality education ; class three is critical to the state's regulatory policy reflection, proving contrary to it (15%), four class presents insight into the evaluation practices of the course (11%), the class Five presents the perceptions of teachers and administrators related to the relationship between the assessment tools used in the course and Enade (8%) and class Six highlights aspects of the relationship between Enade and teacher training (8%). The majority of survey participants see Enade as a promoter of quality in a graduation course. Their results show its influence on the organization of the pedagogical work in a pedagogy course because it is a significant part of the evaluation process to which educators undergo training. At the same time they are subject to the review of learning, they coexist with institutional assessment and evaluation on a large scale. They are learning that they reproduce in their future professional activities. Even 23 % of students participating in the research that they are unaware of Enade may have produced its conclusions on this. We need to review the discussion of the technical dimension transcends and expands toward political dimension, which takes into account issues relating to “for what”, “why” and “what”" to evaluate. ______________________________________________________________________________ RESUMENLa tesis tiene como objetivo analizar las implicaciones del Enade para el desarrollo del trabajo pedagógico y de las prácticas evaluativas en un Curso de Pedagogía de una Institución de Educación Superior del Distrito Federal. El referencial teórico se apoya en tres pilares teóricos: regulación, evaluación y organización del trabajo pedagógico. La investigación empírica se realizó en un curso de Pedagogía de una universidad privada e involucró análisis de documentos de la IES que señala que todos los documentos analizados son influenciados por el Sinaes. También se aplicó un cuestionario a 211 estudiantes de los ocho semestres del curso, y corresponde al 78% de los matriculados en el 1ersemestre de 2013 y también fueron entrevistados 15 profesionales entre gestores y profesores. Los datos fueron analizados con la utilización del software Alceste. Las percepciones de los estudiantes fueron organizadas por el Alceste en cuatro clases. En la primera está el grupo que desconoce la existencia del Enade (el 23%); en la segunda los que presentan conocimiento técnico acerca del examen (el 24%); en la tercera los que reconocen la existencia de la influencia del Enade en la práctica pedagógica del curso (el 20%) y en la cuarta los que identifican que los resultados del Enade tienen impacto en la evaluación que se practica en el aula y que esa “Nota Enade” confiere determinado valor a la institución (el 33%). Por lo tanto, hay una relación entre el trabajo pedagógico que se desarrolla en el curso y el examen externo que se aplica a los estudiantes. Las percepciones de los profesores y gestores fueron organizadas en seis clases. En la primera está el grupo que trata del Enade y del Sinaes desde una perspectiva institucional, en la que describe las acciones de la IES para mejorar su rendimiento (el 11%); la segunda representa el mayor porcentaje del corpus de la investigación y trae la percepción del Enade como promotor de la calidad de la enseñanza (el 47%); la clase tres hace una reflexión crítica a la política de regulación del Estado, y se muestra contraria a eso (el 15%); la clase cuatro presenta percepción sobre la práctica evaluativa del curso (el 11%); la cinco presenta la percepción del grupo relacionada a la relación entre los instrumentos de evaluación utilizados y el Enade (el 8%) y la clase seis resalta aspectos relacionados a la relación entre el Enade y la formación de profesores (el 8%). La mayoría de los profesores y gestores ve el Enade como promotor de la calidad en la educación superior. A partir de los resultados de la investigación se destaca considerar los resultados del Enade como indicador de calidad del curso de Pedagogía e instrumento promotor de cambios en el contexto pedagógico que puede traer consecuencias en relación a la formación del estudiante, pues como profesor de la Educación Primaria podrá considerar que una evaluación externa centrada en un examen de desempeño de estudiantes debe tener el poder de cambiar el contexto educacional de la escuela o indicar si esa es detentora de una buena calidad con tendencia a desconsiderar la realidad de la comunidad a la que atiende, las diferencias en relación a los estilos y ritmos de aprendizaje. Se indica la necesidad de reconsiderarse la política de evaluación de la educación superior en relación a la preponderancia del desempeño de los estudiantes y la valoración de los instrumentos destinados a la autoevaluación institucional y de los cursos. Es necesario que la discusión acerca de la evaluación trascienda la dimensión técnica y se amplíe hacia la dimensión política, una vez que esa trae como una de sus contribuciones discutir el “¿para qué?”, el “¿por qué?” y “¿qué?” evaluar. Se considera la posibilidad de creación de un modelo de evaluación más direccionado a la acreditación en el cual la institución, su estructura, misión, visión, valores, profesionales, sean preponderantemente valorados en el proceso de evaluación. ______________________________________________________________________________ RÉSUMÉCette thèse analyse les implications de l'Enade sur le développement du travail pédagogique et sur les pratiques d'évaluation d'un cours de pédagogie d'une institution d'enseignement supérieur du District Fédéral. Ce travail s'appuie sur trois bases théoriques: la régulation, l'évaluation et l'organisation du travail pédagogique. La recherche empirique qui a consisté à analyser les documents de l'IES a permis de démontrer qu'ils ont été influencés par le Sinaes. 211 étudiants, soit 78% des inscrits au premier semestre 2013, ont répondu à un questionnaire qui a été distribué aux huit semestres du cours. D'autre part, 15 professionnels (gestionnaires et professeurs) ont aussi répondu à un entretien. Les données obtenues ont été analysées grâce au logiciel Alceste. Ainsi, Alceste a organisé les réponses des étudiants en quatre groupes. Le premier groupe concerne ceux qui ne connaissent pas l'existence de l'Enade (23%); le second rassemble les étudiants qui ont une connaissance technique concernant l'examen (24%); dans le troisième se trouvent ceux qui reconnaissent l'influence de l'Enade sur les pratiques pédagogiques du cours (20%); et le quatrième regroupe ceux qui considèrent que les résultats ont un impact sur l'évaluation pratique en salle de classe et que la “note Enade” apporte une valeur ajoutée à l'institution (33%). Il a été observé qu'il y a un rapport entre le travail pédagogique développé dans le cours et l'examen fait par les étudiants. Les réponses des professeurs et des gestionnaires ont été organisées en six groupes. Le premier groupe correspond à ceux qui analysent l'Enade et le Sinaes à partir d'une perspective institutionnelle et décrivent les actions de l'IES pour améliorer ses résultats (11%); le deuxième, qui concerne le plus gros pourcentage (47%), considère l'Enade comme le moyen d'améliorer la qualité de l'enseignement; le troisième regroupe ceux qui critiquent la politique de contrôle de l'État et s'opposent à l'examen (15%); le quatrième groupe rassemble ceux qui considèrent les pratiques d'évaluation du cours (11%); le cinquième représente la perception des professeurs et des gestionnaires quant aux relations qui existent entre les instruments d'évaluation utilisés par les cours et l'Enade (8%); et, le sixième met l'accent sur les aspects de l'Enade liés à la formation des professeurs (8%). La plupart des participants perçoivent l'Enade comme un moteur d'amélioration de la qualité de l'éducation supérieure. Les résultats du travail démontrent l'influence de cet examen sur l'organisation du travail du cours de pédagogie, surtout parce qu'il a un poids significatif sur le processus d'évaluation auquel les éducateurs en formation sont soumis. En effet, ils font l'objet d'évaluations d'apprentissage, d'une évaluation institutionnelle et d'une évaluation sur une plus large échelle. Il s'agit d'ailleurs d'apprentissages qu'ils reproduiront lors de leur future action professionnelle. Même les 23% des étudiants qui ne connaissaient pas l'existence de l'Enade ont fini par tirer des conclusions concernant le sujet. Il faut que le débat sur l'évaluation transcende la dimension technique et se développe dans sa dimension politique, afin que les questions liées au “pourquoi”, “pour quoi” et “quoi” de l'évaluation soient prises en compte.Villas Boas, Benigna Maria de FreitasGontijo, Simone Braz Ferreira2014-08-05T12:12:32Z2014-08-05T12:12:32Z2014-08-052014-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONTIJO, Simone Braz Ferreira. Implicações do ENADE para a organização do trabalho pedagógico e as práticas avaliativas em um curso de Pedagogia. 2014. 302 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16027A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/16027Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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