Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8663
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_48a189f46e62c89b398d42fbf7c7ff47
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8663
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e PedagogiaAvaliação educacionalEnsino superior - avaliaçãoTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.A presente tese constitui-se em um estudo a respeito da influência de fatores institucionais sobre o rendimento de estudantes concluintes de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2005. Os cursos correspondem respectivamente às áreas do conhecimento classificadas por Becher (1994; 2001), a saber: ciências duras-puras, ciências duras-aplicadas, ciências brandas-puras e ciências brandas-aplicadas. A tese estabelece que características institucionais influenciam positivamente o desempenho acadêmico de estudantes de graduação. Os estudos direcionados para a influência de fatores escolares no rendimento dos estudantes são voltados, predominantemente, para a educação básica. Na educação superior, as análises a respeito do desempenho dos estudantes levam em consideração características individuais e socioeconômicas. A tese sustentou-se na hipótese de que, controladas as variáveis individuais e socioeconômicas,características institucionais relevantes - instalações físicas, equipamentos, laboratórios, biblioteca, espaço pedagógico e titulação docente - das instituições de ensino superior influenciam o desempenho apresentado pelos estudantes no Enade. A pesquisa que fundamenta a tese é de caráter quantitativo. Foram utilizados dois modelos de análise dos dados: regressão múltipla, com o objetivo de verificar efeitos institucionais sobre o desempenho dos estudantes, e a árvore de classificação (Classification Tree), com o objetivo de caracterizar instituições de ensino superior públicas e privadas com relação a fatores institucionais. Verificou-se que essa influência não é homogênea, que se altera conforme a categoria administrativa e a organização acadêmica da instituição de ensino superior. Os dados analisados foram obtidos nos microdados do Enade 2005, disponibilizados pelo Inep/MEC. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present thesis is concerned with the study about the influence of institutional factors regarding the student‟s performance on Biology, Civil Engineer, History and Education courses at the national examination of the performance students in the year of 2005 (Enade/2005). The courses are correspondents, respectively, to the disciplinary areas classifieds by Becher (1994, 2001) as following: hard-pure sciences; hard-applied sciences; soft-pure sciences and soft-applied sciences. The thesis establishes the positive influence of institutional characteristics to the academic performance of the graduation students. The studies directed to the influence of scholars factors on the students performance are turned mainly to the basic education. At the higher education schools (Universities) the analysis regarding the students take into account individuals and socio-economics characteristics. The present thesis supports itself on the hypothesis that, since the individuals and socio-economics variables are under control, the institutional characteristics vitally important to the higher educations schools (Universities) - as physical installations or facilities, equipments, laboratories, libraries, educational spaces and teaching titles - have a very great influence on the students performance at the ENADE/2005. We have seen that this influence is not homogeneous and it is modified according to the administrative level and the academic organization of the University. The basic research of this thesis has a quantitative meaning. There were used two models for the data processing analysis: the “multiple regression”, with the objective of verifying the institutional consequences on the students performance and the “Classification Tree”, under the objective of characterize the public or private Universities concerned to the institutional factors. The data here considered are based in the micro-data informed by ENADE/2005, made available by INEP/MEC.Velloso, JacquesMoreira, Ana Maria de Albuquerque2011-06-27T15:05:29Z2011-06-27T15:05:29Z2011-06-272010-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOREIRA, Ana Maria de Albuquerque. Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE: um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia. 2010. 251 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8663info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/8663Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
title Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
spellingShingle Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Avaliação educacional
Ensino superior - avaliação
title_short Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
title_full Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
title_fullStr Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
title_full_unstemmed Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
title_sort Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE : um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia
author Moreira, Ana Maria de Albuquerque
author_facet Moreira, Ana Maria de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Velloso, Jacques
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Maria de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Ensino superior - avaliação
topic Avaliação educacional
Ensino superior - avaliação
description Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-22
2011-06-27T15:05:29Z
2011-06-27T15:05:29Z
2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Ana Maria de Albuquerque. Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE: um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia. 2010. 251 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8663
identifier_str_mv MOREIRA, Ana Maria de Albuquerque. Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE: um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia. 2010. 251 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580852283801600