Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Spagnol, Carla Aparecida, Brito, Maria José Menezes, Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho, Montenegro, Lívia Cozer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020
Resumo: Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_d65191ceb6368ab4d2c20cd947eacc2f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12679
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúdeDialogue between art and education : an experience in the teaching of health administration classeDiálogos entre arte y educación : una experiencia en la enseñanza de la asignatura administración en saludAdministração em saúdeFormação profissional - enfermagemEnfermagem - estudo e ensinoMaterial didáticoRelata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this study is described an experience on teaching of health administration in a nursing graduation course, mediated by José Saramago’s book titled - The Intermittency of the Death. It is discussed the autonomy development, the creativity potential and the abstraction capacity during the nursing graduation course, through the interface between art and education. Claiming to show the learning possibilities with the use of art expressions and analyzing the experience of teaching Public Health System management in dialogue with art and education, begins a theoretical reflection on health administration content with the art expression. The experience indicates that the interface between the academic production, the practice theory, the creativity, the ethical and aesthetical abstraction produces learning that goes beyond of the rationality instrumental, contributing to capacity citizens and health professionals. _______________________________________________________________________________________ RESUMENEn este estudio se describe una experiencia vivida en la enseñanza de la asignatura Administración en Salud, en el curso de enfermería, la cual fue mediada por el libro - Las Intermitencias de la Muerte de José Saramago. Se discute sobre el desarrollo de la autonomía, el potencial creativo y la capacidad de abstracción en la formación de enfermeros, a través de la interfaz entre arte y educación. Su objetivo es reflexionar sobre las posibilidades de aprendizaje usando las expresiones del arte, así como analizar la experiencia de la enseñanza de la gestión del Sistema Público de Salud en diálogo con el arte y la educación. La experiencia vivida indica que la interfaz entre la producción académica, la teorización de las prácticas, la creatividad, la abstracción ética y estética produce sentidos de aprendizaje que van más allá de la racionalidad instrumental, lo que contribuye a la formación de ciudadanos y profesionales de salud.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduaçăo em Enfermagem2013-04-02T15:29:43Z2013-04-02T15:29:43Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v.18, n.3, Jul./Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020Texto & Contexto : Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf. Acesso em: 02 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPires, Maria Raquel Gomes MaiaSpagnol, Carla AparecidaBrito, Maria José MenezesGazzinelli, Maria Flávia de CarvalhoMontenegro, Lívia Cozerporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/12679Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
Dialogue between art and education : an experience in the teaching of health administration classe
Diálogos entre arte y educación : una experiencia en la enseñanza de la asignatura administración en salud
title Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
spellingShingle Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Administração em saúde
Formação profissional - enfermagem
Enfermagem - estudo e ensino
Material didático
title_short Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_full Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_fullStr Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_full_unstemmed Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
title_sort Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
author Pires, Maria Raquel Gomes Maia
author_facet Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Spagnol, Carla Aparecida
Brito, Maria José Menezes
Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho
Montenegro, Lívia Cozer
author_role author
author2 Spagnol, Carla Aparecida
Brito, Maria José Menezes
Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho
Montenegro, Lívia Cozer
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Spagnol, Carla Aparecida
Brito, Maria José Menezes
Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho
Montenegro, Lívia Cozer
dc.subject.por.fl_str_mv Administração em saúde
Formação profissional - enfermagem
Enfermagem - estudo e ensino
Material didático
topic Administração em saúde
Formação profissional - enfermagem
Enfermagem - estudo e ensino
Material didático
description Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2013-04-02T15:29:43Z
2013-04-02T15:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v.18, n.3, Jul./Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020
identifier_str_mv PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v.18, n.3, Jul./Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12679
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduaçăo em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduaçăo em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043772825042944