Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kleyne Cristina Dornelas De
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Maria Clarisse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46632
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194
http://orcid.org/0000-0001-7671-9503
http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
Resumo: O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
id UNB_d6d452499aa3650ada6e808b1f2b1615
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/46632
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Souza, Kleyne Cristina Dornelas DeVieira, Maria ClarisseUniversidade do Distrito FederalUniversidade de Brasília2023-10-06T14:39:22Z2023-10-06T14:39:22Z2022-12-28SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de; VIEIRA, Maria Clarisse. Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194. Acesso em: 5 out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46632https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194http://orcid.org/0000-0001-7671-9503http://orcid.org/0000-0001-5924-0488O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.The article presents an analysis of the narratives of youth and adult education (EJA) students living on the streets and how education can promote changesin their lives. The study was carried out in a special school in the capital of Brazil whose target demographic is homeless people. The methodology applied was qualitative research through narrative interviews with a group of twenty students. The students had a voice and visibility because of the analysis of photographic narratives. The photographic narratives were intended to create opportunities for these subjects to narrate their life stories from a protagonist action in order to present the view of these subjects about themselves, the group, the streets and education. The narrative texts of the interviews were explored using a lexical analysis software called Iramuteq. Two resources offered by the software technology were used: the first was the word cloud, which through the frequency made it possible to identify the keywords and allowed the definition of the categories, the second was the analysis of similitude, which presented the co-occurrences between words and the connections established between them. The software proved to be useful and effective to support the analysis of he narratives of Homeless EJA students. As a result of the analysis, there are indications that the understanding that EJA can be a potential locus for a project of transformation in the lives of these subjects, considering dialogue as an essential attitude in the relationship between educators and students in the construction of a liberating, humanist and at the same time conscientizing education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoporUniversidade La Salle - Unilasalle Canoas(CC BY NC) O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.info:eu-repo/semantics/openAccessVozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de ruaVoices of the street resonate in education : narratives from students of EJA living on the streetsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação de jovens e adultosPessoas em situação de ruaPesquisa qualitativaSoftwarereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46632/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINALARTIGO_VozesRuaRessoam.pdfARTIGO_VozesRuaRessoam.pdfapplication/pdf1659988http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46632/1/ARTIGO_VozesRuaRessoam.pdf4b08a5c621b914ee955a658ebac08b30MD51open access10482/466322023-10-06 11:39:22.22open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46632U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T14:39:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Voices of the street resonate in education : narratives from students of EJA living on the streets
title Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
spellingShingle Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
Souza, Kleyne Cristina Dornelas De
Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Pesquisa qualitativa
Software
title_short Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_full Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_fullStr Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_full_unstemmed Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
title_sort Vozes da rua ressoam na educação : narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
author Souza, Kleyne Cristina Dornelas De
author_facet Souza, Kleyne Cristina Dornelas De
Vieira, Maria Clarisse
author_role author
author2 Vieira, Maria Clarisse
author2_role author
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Distrito Federal
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kleyne Cristina Dornelas De
Vieira, Maria Clarisse
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Pesquisa qualitativa
Software
topic Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Pesquisa qualitativa
Software
description O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-06T14:39:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-06T14:39:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de; VIEIRA, Maria Clarisse. Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194. Acesso em: 5 out. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46632
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0001-7671-9503
http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
identifier_str_mv SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de; VIEIRA, Maria Clarisse. Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10194. Acesso em: 5 out. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46632
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194
http://orcid.org/0000-0001-7671-9503
http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade La Salle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade La Salle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46632/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46632/1/ARTIGO_VozesRuaRessoam.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
4b08a5c621b914ee955a658ebac08b30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863805470244864