Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kelma Patrícia de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maricato, João de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45194
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193
https://orcid.org/0000-0002-8112-9871
https://orcid.org/0000-0001-9162-6866
Resumo: A formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica.
id UNB_d71a94c779d3e85affde125f6dcdc32c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45194
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutoradoMotivations for the formation of collaborative networks in master's and doctoral's committeesCientometriaRedes de colaboraçãoColaboração científicaDissertações e TesesA formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica.The formation of examining boards to evaluate dissertations and theses is a requirement for the process of obtaining masters and doctoral degrees in Brazil. This process, in turn, has among its characteristics objective and subjective motivations, requiring time and dedication from advisees, advisors and evaluator members. Therefore, the objective of this research was to investigate influencing factors in the processes of choosing these motivational components. For this, the dynamics of collaboration and organization of networks of the members of these commissions in works submitted to the Graduate Program in Geography at the Federal University of Uberlândia between 2000 and 2018 were studied. This study has an exploratory documentary nature via the collection of academic papers, the Institutional Repository website and academic data from professors registered in the Lattes Platform, of the National Council for Scientific and Technological Development. From these surveys, charts, tables, graphs and graphs were produced that supported the referred analyses. As a result, it was found that the collaboration network in question is based on links originated by academic training in the area of Geography and composed of professors and/or researchers from universities located in the state of Minas Gerais, with emphasis on the state and regional influence. Finally, it was observed that the invitations to compose panels are not motivated by the relationships established between advisors and examiners during their academic training.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRPmailto:kelma.biblio@gmail.commailto:jmmaricato@gmail.comSouza, Kelma Patrícia deMaricato, João de Melo2022-11-18T20:59:12Z2022-11-18T20:59:12Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Kelma Patrícia de; MARICATO, João de Melo. Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 173-193, set. 2021./fev. 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945. Acesso em: 18 nov. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45194https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193https://orcid.org/0000-0002-8112-9871https://orcid.org/0000-0001-9162-6866Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945. Acesso em: 18 nov. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T17:53:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/45194Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T17:53:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
Motivations for the formation of collaborative networks in master's and doctoral's committees
title Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
spellingShingle Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
Souza, Kelma Patrícia de
Cientometria
Redes de colaboração
Colaboração científica
Dissertações e Teses
title_short Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
title_full Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
title_fullStr Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
title_full_unstemmed Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
title_sort Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado
author Souza, Kelma Patrícia de
author_facet Souza, Kelma Patrícia de
Maricato, João de Melo
author_role author
author2 Maricato, João de Melo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv mailto:kelma.biblio@gmail.com
mailto:jmmaricato@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kelma Patrícia de
Maricato, João de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Cientometria
Redes de colaboração
Colaboração científica
Dissertações e Teses
topic Cientometria
Redes de colaboração
Colaboração científica
Dissertações e Teses
description A formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
2022-11-18T20:59:12Z
2022-11-18T20:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Kelma Patrícia de; MARICATO, João de Melo. Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 173-193, set. 2021./fev. 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945. Acesso em: 18 nov. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45194
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193
https://orcid.org/0000-0002-8112-9871
https://orcid.org/0000-0001-9162-6866
identifier_str_mv SOUZA, Kelma Patrícia de; MARICATO, João de Melo. Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 173-193, set. 2021./fev. 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945. Acesso em: 18 nov. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45194
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193
https://orcid.org/0000-0002-8112-9871
https://orcid.org/0000-0001-9162-6866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508312848236544