Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Claudia Luíza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15892
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
id UNB_d8013f63cfce12e10176b84163582529
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15892
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de BrasíliaEducação professional : entry, technologies and permanence of students with disabilities in the Federal Institute of BrasiliaEstudantes com deficiênciaUniversidades e faculdades - ingressoTecnologiaFormação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.A inclusão dos alunos com deficiência no âmbito educacional é uma realidade que é garantida por leis, ou seja, é uma questão de direito e de respeito à diversidade. A presença do aluno com deficiência no ensino fundamental, médio e no ensino superior deve ser efetivada por meio de ações que promovam o seu ingresso tanto quanto a sua permanência. Na educação profissional, acrescenta-se o desafio da formação profissional para a inserção no mercado de trabalho. Diante disso, é importante saber como as instituições que ofertam este nível de ensino estão se organizando para responder às reais necessidades dos estudantes; e, em que medida, respondem à perspectiva da educação inclusiva garantida por lei. Nesse contexto, o presente estudo buscou verificar em uma instituição federal de educação profissional, que se identifica como inclusiva, que estratégias utiliza para o ingresso e a permanência de estudantes com deficiência em seus cursos. Nesse sentido, e tendo em vista que as tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas com deficiência e a escola insere-se cada vez mais nesse contexto, procurou-se também, verificar como os recursos tecnológicos têm sido utilizados como apoio ao processo de ensino e de aprendizagem para a inclusão desses estudantes. A metodologia utilizada no estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, utilizando-se como instrumentos de coleta de informações a análise documental, a observação e as entrevistas, que foram realizadas com os atores (coordenações; direção; professores e alunos) da instituição pesquisada, o Instituto Federal de Brasília (IFB). Os resultados obtidos identificaram a falta de diretrizes na instituição para conduzir, de forma sistêmica, o ingresso e a permanência dos estudantes com deficiência. Contudo, identificou-se que existe a compreensão da necessidade da efetivação de ações que viabilizem políticas institucionais para o avanço nesses processos. Almeja-se, portanto, que este estudo contribua para a implementação de ações institucionais sistematizadas que favoreçam a melhoria do processo de ingresso e a garantia do apoio à permanência dos alunos com deficiência na educação profissional, com vistas á sua formação profissional e inserção no mercado de trabalho.The inclusion of the students with deficiency in the educational ambit is a reality which is granted by the law, it means that it’s a question of right and respect to the diversity. The presence of the student with deficiency in the Elementary School, Middle School, High School and Higher Education must be made permanent through actions that promote as its entrance as its permanence. In the professional education, it’s added the challenge of the professional formation to the insertion in the job market. In the face of that, it’s important to know how the institutions that offer this level of teaching are organizing themselves in order to respond to the real necessities of the students; and, in what measure, they respond to the perspective of the inclusive education guaranteed by the law. In this context, the present study intended to verify, in a federal institution of professional education, which proposes itself as inclusive, what the adopted mechanisms are as for the entrance as for the permanence of students with deficiency in its courses. Accordingly, and given that the technologies are part of the daily lives of people with disabilities and the school falls increasingly in this context, we sought to also check how technological resources have been used to support the teaching and learning for the inclusion of these students.The used methodology in the study inserts itself in the perspective of the qualitative approach, through a study of case, using as information collection instruments the analysis of documents, the observation and the interviews, that were applied to the actors and information collection document analysis, observation and interviews, which were conducted with actors (coordination; school principals; teachers and students) of the researched institution, the Instituto Federal de Brasília (IFB), (Federal Institute of Brasília, in English). The obtained results identified the lack of direction in the institution in order to conduct in a systemic way the entrance and permanence of the students with deficiency. However, it was also identified, the comprehension that there’s the effective necessity of new projects and the perspective of implantation of institutional policies that may favor and make feasible the advancement in these processes. One hopes, therefore, that this study will contribute to the implementation of systematic institutional actions that promote the improvement of the entry process and ensure the permanence of support for students with disabilities in vocational education, with a view to their professional training and entry into the market job.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Amaralina Miranda deMarques, Claudia Luíza2014-07-11T12:30:43Z2014-07-11T12:30:43Z2014-07-112014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Claudia Luíza. Educação profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. 2014. xiv, 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15892A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:47:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/15892Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:47:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
Educação professional : entry, technologies and permanence of students with disabilities in the Federal Institute of Brasilia
title Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
spellingShingle Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
Marques, Claudia Luíza
Estudantes com deficiência
Universidades e faculdades - ingresso
Tecnologia
Formação profissional
title_short Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
title_full Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
title_fullStr Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
title_full_unstemmed Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
title_sort Educação profissional : o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília
author Marques, Claudia Luíza
author_facet Marques, Claudia Luíza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Claudia Luíza
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes com deficiência
Universidades e faculdades - ingresso
Tecnologia
Formação profissional
topic Estudantes com deficiência
Universidades e faculdades - ingresso
Tecnologia
Formação profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-11T12:30:43Z
2014-07-11T12:30:43Z
2014-07-11
2014-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Claudia Luíza. Educação profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. 2014. xiv, 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15892
identifier_str_mv MARQUES, Claudia Luíza. Educação profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. 2014. xiv, 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580744358068224