Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Filho, Jair Rabelo Maciel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33022
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017.
id UNB_d843dc9252ad3de45710da8337bb6950
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33022
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construçãoMúsica - instrução e estudoInstrumentos de corda - ensinoContrabaixo - ensinoMaterial didático - instrumentos musicaisPráticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017.O presente estudo disserta sobre o processo de construção de uma proposta pedagógica para o ensino de contrabaixo para iniciantes. Tem como ponto de partida a reflexão sobre a incompatibilidade entre o modelo de ensino com o qual fui iniciado no instrumento e a minha experiência com o ensino em grupo junto à Orquestra Sergipana de Contrabaixos. Busquei refletir sobre as tendências dos materiais de ensino do contrabaixo e dos princípios pedagógicos que representem as tendências atuais do ensino de instrumento musical (AZZI; BASQUEIRA; TOURINHO; 2016; CRUVINEL, 2005; FRANÇA, 2003; 2016; GREEN, 1997; 2002; 2012; HALLAM, 1998; MONTANDON, 1992; NASSIF, 2015; OTUTUMI, 2017; SKLIAR, 2003; SWANWICK, 1979; 1994; 2003; 2014; TOURINHO, 1995), refletindo sobre o desenvolvimento da musicalidade e da autonomia do aluno, da ampliação dos conteúdos nas aulas, sobre o ensino em grupo e sobre a motivação. Apresentarei uma breve análise das tendências encontradas nos materiais pedagógicos para o ensino de contrabaixo para iniciantes mais utilizados no Brasil, bem como nos métodos mais atuais de ensino, observando suas semelhanças e transformações metodológicas ao longo do tempo. Por meio de um estudo descritivo, relatarei o processo de construção da minha proposta pedagógica atual, suas transformações, a proposta final e sua aplicação. E por fim, como resultado desta pesquisa, apresentarei o audiobook final para iniciação ao instrumento musical.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present study discusses the process of constructing a pedagogical proposal for the double bass teaching for beginners. Its starting point is the reflection on the incompatibility between the teaching model with which I was initiated in the instrument and my experience with group teaching with the Orquestra Sergipana de Contrabaixos. I have tried to reflect on the trends of the double bass teaching materials and on the pedagogical principles that represent the current trends in the teaching of musical instruments (AZZI; BASQUEIRA; TOURINHO; 2016; CRUVINEL, 2005; FRANÇA, 2003; 2016; GREEN, 1997; 2002; 2012; HALLAM, 1998; MONTANDON, 1992; NASSIF, 2015; OTUTUMI, 2017; SKLIAR, 2003; SWANWICK, 1979; 1994; 2003; 2014; TOURINHO, 1995), reflecting on the development of the student's musicality and autonomy, the expansion of content in class, group teaching and motivation. I will present a brief analysis of the tendencies found in the pedagogical materials for the teaching of double bass for beginner most used in Brazil, as well as in the most current methods of teaching, observing their similarities and methodological transformations over time. Through a descriptive study, I will report on the process of constructing my current pedagogical proposal, its transformations, the final proposal and its application. And finally, as a result of this research, I will present the final audiobook for initiation to the musical instrument.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalMontandon, Maria IsabelBarbosa Filho, Jair Rabelo Maciel2018-11-09T21:09:25Z2018-11-09T21:09:25Z2018-11-092017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA FILHO, Jair Rabelo Maciel. Ensino de contrabaixo para iniciantes: uma proposta pedagógica em construção. 2017. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33022info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/33022Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
title Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
spellingShingle Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
Barbosa Filho, Jair Rabelo Maciel
Música - instrução e estudo
Instrumentos de corda - ensino
Contrabaixo - ensino
Material didático - instrumentos musicais
Práticas pedagógicas
title_short Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
title_full Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
title_fullStr Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
title_full_unstemmed Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
title_sort Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
author Barbosa Filho, Jair Rabelo Maciel
author_facet Barbosa Filho, Jair Rabelo Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montandon, Maria Isabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Filho, Jair Rabelo Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Instrumentos de corda - ensino
Contrabaixo - ensino
Material didático - instrumentos musicais
Práticas pedagógicas
topic Música - instrução e estudo
Instrumentos de corda - ensino
Contrabaixo - ensino
Material didático - instrumentos musicais
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2018-11-09T21:09:25Z
2018-11-09T21:09:25Z
2018-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA FILHO, Jair Rabelo Maciel. Ensino de contrabaixo para iniciantes: uma proposta pedagógica em construção. 2017. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33022
identifier_str_mv BARBOSA FILHO, Jair Rabelo Maciel. Ensino de contrabaixo para iniciantes: uma proposta pedagógica em construção. 2017. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508337021059072