Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elioenai Dornelles
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Lísia Sousa Neiva, Guimarães, Débora Caetano de Souza Martins, Costa, Cássio Murilo Alves, Peixoto, Henry Maia, Martins, Emerson Fachin, Silveira, Aline Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12435
Resumo: A educação a distância organizada a partir de ambientes virtuais de aprendizagem tem se constituído com uma realidade em expansão na formação de profissionais de saúde no Brasil. Nesta perspectiva, a Universidade de Brasília vem utilizando uma proposta pedagógica inovadora. Dessa maneira, o presente estudo de caso descreveu o uso de um portfólio eletrônico nos processos de ensino e aprendizagem utilizados em duas disciplinas de graduação e em uma de pós-graduação. Foram coletados dados a partir da observação direta e registro das disciplinas e das respostas de 270 alunos a um questionário. Os resultados indicaram um significativo grau de satisfação dos estudantes sobre o design instrucional usado, assim como o caráter inovador da proposta. Portanto, o uso do referido portfólio foi considerado satisfatório quanto aos aspectos capazes de apoiar o processo ensino-aprendizagem a distância na área da saúde. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_d84c40bee9b85f22dbbdaf8f8704012a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12435
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacionalMoodle-folio for teaching in health and nursing : an evaluation of the educational processMoodle-folio para la enseñanza en salud y enfermería : evaluación del proceso educacionalEnsino a distânciaEstudantes de EnfermagemEstudantes universitáriosFormação profissionalA educação a distância organizada a partir de ambientes virtuais de aprendizagem tem se constituído com uma realidade em expansão na formação de profissionais de saúde no Brasil. Nesta perspectiva, a Universidade de Brasília vem utilizando uma proposta pedagógica inovadora. Dessa maneira, o presente estudo de caso descreveu o uso de um portfólio eletrônico nos processos de ensino e aprendizagem utilizados em duas disciplinas de graduação e em uma de pós-graduação. Foram coletados dados a partir da observação direta e registro das disciplinas e das respostas de 270 alunos a um questionário. Os resultados indicaram um significativo grau de satisfação dos estudantes sobre o design instrucional usado, assim como o caráter inovador da proposta. Portanto, o uso do referido portfólio foi considerado satisfatório quanto aos aspectos capazes de apoiar o processo ensino-aprendizagem a distância na área da saúde. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTDistance education organized by means of virtual learning environments is a current reality in the expansion of the education of health professionals in Brazil. In this perspective, The University of Brasília has been using an innovative educational proposal. Therefore, the present case study describes the utilization of an electronic portfolio in the teaching and learning process of two undergraduate and one graduate classes. Data were collected based on direct observation of the classes and on the answers to a questionnaire completed by 270 students. The results showed a significant level of satisfaction among the students regarding the instructional design in use, as well as the innovative character of the proposal. Therefore, the use of the portfolio was considered satisfactory in terms of supporting the teaching-learning process in distance education within the healthcare field. ____________________________________________________________________________________________________________ RESUMENLa educación a distancia organizada desde ámbitos virtuales de aprendizaje se ha constituido en una realidad en expansión en la formación de profesionales de salud en Brasil. En dicha perspectiva, la Universidad de Brasília viene utilizando una propuesta pedagógica innovadora. El presente estudio de caso describió el uso de un portfolio electrónico en los procesos de enseñanza y aprendizaje utilizados en dos disciplinas de grado y en una de posgrado. Datos recolectados mediante observación directa y registro de las disciplinas y de las respuestas de 270 alumnos a un cuestionario. Los resultados indican un significativo grado de satisfacción de los estudiantes sobre el diseño de instrucción utilizado, así como el carácter innovador de la propuesta. Consecuentemente, el uso del referido portfolio fue considerado satisfactorio en cuanto a los aspectos capaces de apoyar el proceso de enseñanza-aprendizaje a distancia en el área de la salud.Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (Brasil)2013-03-11T19:36:12Z2013-03-11T19:36:12Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, Elioenai Dornelles. et al. Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 14, n. 3, jul./set. 2012. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n3/pdf/v14n3a03.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12435Revista Eletrônica de Enfermagem - A Revista Eletrônica de Enfermagem foi licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.fen.ufg.br/fen_revista/index.htm. Acesso em: 8 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Elioenai DornellesRibeiro, Lísia Sousa NeivaGuimarães, Débora Caetano de Souza MartinsCosta, Cássio Murilo AlvesPeixoto, Henry MaiaMartins, Emerson FachinSilveira, Aline Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/12435Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
Moodle-folio for teaching in health and nursing : an evaluation of the educational process
Moodle-folio para la enseñanza en salud y enfermería : evaluación del proceso educacional
title Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
spellingShingle Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
Alves, Elioenai Dornelles
Ensino a distância
Estudantes de Enfermagem
Estudantes universitários
Formação profissional
title_short Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
title_full Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
title_fullStr Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
title_full_unstemmed Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
title_sort Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
author Alves, Elioenai Dornelles
author_facet Alves, Elioenai Dornelles
Ribeiro, Lísia Sousa Neiva
Guimarães, Débora Caetano de Souza Martins
Costa, Cássio Murilo Alves
Peixoto, Henry Maia
Martins, Emerson Fachin
Silveira, Aline Oliveira
author_role author
author2 Ribeiro, Lísia Sousa Neiva
Guimarães, Débora Caetano de Souza Martins
Costa, Cássio Murilo Alves
Peixoto, Henry Maia
Martins, Emerson Fachin
Silveira, Aline Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elioenai Dornelles
Ribeiro, Lísia Sousa Neiva
Guimarães, Débora Caetano de Souza Martins
Costa, Cássio Murilo Alves
Peixoto, Henry Maia
Martins, Emerson Fachin
Silveira, Aline Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Estudantes de Enfermagem
Estudantes universitários
Formação profissional
topic Ensino a distância
Estudantes de Enfermagem
Estudantes universitários
Formação profissional
description A educação a distância organizada a partir de ambientes virtuais de aprendizagem tem se constituído com uma realidade em expansão na formação de profissionais de saúde no Brasil. Nesta perspectiva, a Universidade de Brasília vem utilizando uma proposta pedagógica inovadora. Dessa maneira, o presente estudo de caso descreveu o uso de um portfólio eletrônico nos processos de ensino e aprendizagem utilizados em duas disciplinas de graduação e em uma de pós-graduação. Foram coletados dados a partir da observação direta e registro das disciplinas e das respostas de 270 alunos a um questionário. Os resultados indicaram um significativo grau de satisfação dos estudantes sobre o design instrucional usado, assim como o caráter inovador da proposta. Portanto, o uso do referido portfólio foi considerado satisfatório quanto aos aspectos capazes de apoiar o processo ensino-aprendizagem a distância na área da saúde. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2013-03-11T19:36:12Z
2013-03-11T19:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Elioenai Dornelles. et al. Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 14, n. 3, jul./set. 2012. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n3/pdf/v14n3a03.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12435
identifier_str_mv ALVES, Elioenai Dornelles. et al. Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 14, n. 3, jul./set. 2012. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n3/pdf/v14n3a03.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (Brasil)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (Brasil)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508250389807104