Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Bruna Helena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132969
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
id UFSC_7b17ddf5ae1a73d4fdbcf9c27eaff1c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132969
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaJesus, Bruna HelenaBackes, Vania Marli Schubert2015-05-19T04:07:14Z2015-05-19T04:07:14Z2014333312https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132969Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.A educação a distância é uma modalidade tecnológica e inovadora, a qual vem sendo intensamente utilizada nos cursos de atualização, graduação e pós-graduação, porém ainda são poucos os estudos sobre essa realidade na Enfermagem brasileira. Esse estudo teve como objetivo compreender como a atividade de tutoria de um curso em Educação a Distância contribui à formação profissional de enfermeiros estudantes de pós-graduação stricto sensu. O referencial teórico utilizado foi o autor Paulo Freire. Pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso único. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 17 (dezessete) enfermeiros, que eram tutores de um curso de especialização a distância e alunos de pós-graduação stricto sensu de uma universidade do Sul do Brasil. Após a análise dos dados emergiram três categorias, sendo estas: 1)A prática tutorial, que engloba três subcategorias: Papel do tutor e as atividades desenvolvidas, Abordagens e metodologias utilizadas pelo tutor, Avaliação dos estudantes realizada pelo tutor; 2) Conhecimentos e habilidades necessários ao tutor; e a categoria 3) Contribuições da prática tutorial para a formação stricto sensu, que engloba quatro subcategorias: Reflexão crítica sobre a prática como tutor, Exercício da tutoria no desenvolvimento do Pós-graduando, Tutoria como auxílio para a construção docente, A prática dialógica tutor-aluno no ambiente virtual de aprendizagem. São poucos os estudos, que trazem a realidade da educação a distância na área da enfermagem, sendo necessárias pesquisas, que possam aprimorar metodologias pedagógicas específicas para o processo de ensino e aprendizagem em cursos para formação e qualificação nessa modalidade. Foi possível observar que as atividades tutoriais trouxeram contribuições para o processo de formação de mestres e doutores. Seria interessante que os programas de pós-graduação stricto sensu em enfermagem oferecessem instrumentalização sobre as especificidades desse processo de ensino e aprendizagem aos seus estudantes.<br>Abstract : Distance education is a technological and innovative modality, which has been extensively used in refresher courses, undergraduate and graduate, but there are few studies about the reality of Brazilian Nursing. This study aimed to understand how the activity of tutoring a course in Distance Education contributes to the professional development of student nurses graduate stricto sensu. The theoretical framework used was the author Paulo Freire. Qualitative research approach characterized as a single case study. Data collection occurred in December 2013, through semi-structured interviews with 17 nurses, which are tutors of a specialization course and distance students graduate of stricto sensu in university in southern Brazil. After analyzing the data emerged three categories, which are: 1) A practical tutorial, which includes three subcategories: The role of the tutor and developed activities, Approaches and methodologies used by the tutor, Student Assessment conducted by the tutor; 2) knowledge and skills needed to tutor; and category 3) Contributions of practical tutorial for training stricto sensu, which includes four subcategories: Critical reflection on practice as a tutor, Exercise tutoring in the development of post -graduate student, tutoring aid for teaching construction, dialogic practice tutor -student in the virtual learning environment. Few studies that bring the reality of distance education in nursing, being necessary research that can improve specific teaching methods in the process of teaching and learning in courses for training and qualification in this modality. It was observed that the tutorial activities brought contributions to the process of training masters and doctors. It would be interesting programs for post- graduate studies in nursing offered instrumentation on the specifics of the teaching and learning process for their students.148 p.| il., grafs., tabs.porEnfermagemEstudo e ensinoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoTutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL333312.pdfapplication/pdf1640973https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132969/1/333312.pdf9f5bb2372151da0aff97dc58be71325fMD51123456789/1329692015-05-19 01:07:14.426oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132969Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-19T04:07:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
title Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
spellingShingle Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
Jesus, Bruna Helena
Enfermagem
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Professores -
Formação
title_short Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
title_full Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
title_fullStr Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
title_full_unstemmed Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
title_sort Tutoria em um curso de educação a distância: contribuições à formação stricto sensu em enfermagem
author Jesus, Bruna Helena
author_facet Jesus, Bruna Helena
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Bruna Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
contributor_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Professores -
Formação
topic Enfermagem
Estudo e ensino
Ensino a distancia
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-19T04:07:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-19T04:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132969
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 333312
identifier_str_mv 333312
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132969/1/333312.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f5bb2372151da0aff97dc58be71325f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805252791599104