Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Jéssica Fernanda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37836
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
id UNB_d89e3c77649ebbb8e580af95000a7c8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37836
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISSAgentes socioeducativosTrabalho sujoSocioeducaçãoPuniçãoUnidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio da categoria analítica trabalho sujo, as identidades e práticas laborais dos agentes socioeducativos da Unidade de Internação de São Sebastião e discutir as técnicas desenvolvidas por esses trabalhadores na moderação das identidades maculadas. A pesquisa se insere em um contexto de tensões e disputas entre aspectos socioeducativos e punitivos, e assim, também busca-se discutir como essas ambiguidades atravessam as identidades e práticas desses trabalhadores. Para a consecução dos objetivos foi utilizada como técnica de pesquisa principal a realização de entrevistas semiestruturadas com agentes socioeducativos da UISS e os dados levantados foram analisados a partir das categorias desenvolvidas pela literatura sobre trabalho sujo. A partir das percepções dos trabalhadores, foi possível verificar que os agentes socioeducativos são trabalhadores sujos devido à estigmatização generalizada. Haja vista que estes estão em contato permanente com adolescentes autores de atos infracionais, público amplamente estigmatizado e que representa perigo (mácula social e física), e os próprios agentes socioeducativos são percebidos socialmente como violentos e torturadores (mácula moral). As técnicas de manipulação do estigma profissional identificadas na pesquisa demonstraram que é sobre a luta contra a estigmatização moral que se concentram os maiores esforços da categoria, recorrendo substancialmente à aproximação de suas práticas laborais aos pressupostos socioeducativos, como cuidado, educação, proteção, diálogo e ressocialização dos adolescentes internados. A pesquisa ainda indicou que estas práticas e percepções socioeducativas dos trabalhadores coexistem com aspectos punitivos e disciplinares. Entretanto, nem as práticas socioeducativas e nem as de segurança proporcionam um senso de propósito significativo para subsidiar a realização profissional. Na percepção dos agentes, a ineficiência do sistema socioeducativo em reintegrar e em proteger os adolescentes reduz o seu trabalho a apenas “enxugar gelo”.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This dissertation discusses the identity construction and the labor practices of Socio-educational Agents of the Unidade de Internação de São Sebastião, (UISS, for its Portuguese acronym), DF, Brazil, from the analytic category Dirty Work, as well as identifies the techniques and practices developed by the workers in the manipulation of professional stigma. The research sets in a context of tensions and disputes between socio-educational and punitive aspects that permeate the identities and practices of those agents. For the consecution of the objectives it was used as main research technique the conduction of semi-structured interviews with the UISS’s social-educational agents, the data collected were analyzed from the categories developed by the literature about Dirty Work. According to the perception of the workers it was possible to verify that the socio-educational agents are dirty workers due to a generalized stigmatization. The agents are in permanent contact with adolescent authors of infractional acts, public widely stigmatized that represents danger (social and physical taint) and are widely stigmatized by being perceived socially as violent and torturers (moral taint). The techniques of manipulation of the professional stigma identified in this research demonstrates that it is about the struggle against moral stigmatization that concentrates the biggest efforts of the category, resorting substantially the proximation of theirs labor practices to the social-educational assumptions, such as care, education, protection, dialog and resocialization of the inmate’ adolescent. Likewise, the research indicated that these practices and the agents’ socio- educational perceptions coexist with punitive and disciplinary aspects. However, neither the socio-educational nor the security practices provides a sense of meaningful purpose to the professional fulfillment. In the agents’ perception, the inefficiency of the socio-educational system in reintegrate and in protect the adolescents reduce theirs work to solely “wipe ice”.Batista, Analia Laura SoriaAlbuquerque, Jéssica Fernanda2020-05-21T22:44:02Z2020-05-21T22:44:02Z2020-05-212019-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Jéssica Fernanda. Entre socioeducação e punição: trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS. 2019. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37836A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/37836Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
title Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
spellingShingle Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
Albuquerque, Jéssica Fernanda
Agentes socioeducativos
Trabalho sujo
Socioeducação
Punição
Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS)
title_short Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
title_full Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
title_fullStr Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
title_full_unstemmed Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
title_sort Entre socioeducação e punição : trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS
author Albuquerque, Jéssica Fernanda
author_facet Albuquerque, Jéssica Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Analia Laura Soria
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Jéssica Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes socioeducativos
Trabalho sujo
Socioeducação
Punição
Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS)
topic Agentes socioeducativos
Trabalho sujo
Socioeducação
Punição
Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
2020-05-21T22:44:02Z
2020-05-21T22:44:02Z
2020-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Jéssica Fernanda. Entre socioeducação e punição: trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS. 2019. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37836
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Jéssica Fernanda. Entre socioeducação e punição: trabalho sujo, identidades e práticas dos agentes socioeducativos da UISS. 2019. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508239833792512