Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27 |
Resumo: | A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético. |
id |
UNB_d9447eb65b3137c813028e0d8ddedd3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30126 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o alunoIdentity in narrative : constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with studentsProfessoresEstudantesIdentidadePsicologia socialDialogismoA constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético.The identity’s construction happens in the interaction with the other and in the activities developed in an aesthetical configuration of the self. In this article, we introduce a theoretical proposal for the study about a teacher’s identity from the description and analysis of the dynamic narratives of an intern master of the higher education. The focus of the proposed study bolsters on the historical-cultural and in the dialogism proposed by Bakhtin. In view of this, the interviews were conducted with a teacher in a public Brazilian university. From the analysis of the narratives, we identified the teacher’s identity construction going on in the intersubjectivity with students in a complex movement that the construction of the self happens as a dialogical and aesthetical process.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:17:47Z2017-12-07T05:17:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fabrícia TeixeiraAraújo, Patrício CâmaraAmaral, Letícia de Castro doreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/30126Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno Identity in narrative : constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students |
title |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno |
spellingShingle |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno Borges, Fabrícia Teixeira Professores Estudantes Identidade Psicologia social Dialogismo |
title_short |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno |
title_full |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno |
title_fullStr |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno |
title_full_unstemmed |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno |
title_sort |
Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno |
author |
Borges, Fabrícia Teixeira |
author_facet |
Borges, Fabrícia Teixeira Araújo, Patrício Câmara Amaral, Letícia de Castro do |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Patrício Câmara Amaral, Letícia de Castro do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Fabrícia Teixeira Araújo, Patrício Câmara Amaral, Letícia de Castro do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Estudantes Identidade Psicologia social Dialogismo |
topic |
Professores Estudantes Identidade Psicologia social Dialogismo |
description |
A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-07T05:17:47Z 2017-12-07T05:17:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27 |
identifier_str_mv |
BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508363407425536 |