Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106 https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839 https://orcid.org/0000-0002-8788-4966 https://orcid.org/0000-0002-0810-6665 https://orcid.org/0000-0003-0914-0440 https://orcid.org/0000-0002-6648-7910 |
Resumo: | A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida. |
id |
UNB_d97fec8b1ba825142aeffec1d1709197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/43106 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federalPossibilities and challenges of food and nutritional education in the PNAE : an analysis of federal management initiativesEducação alimentar e nutricionalAlimentação escolarPolítica públicaEducaçãoA Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida.Food and Nutrition Education (EAN) is one of the guidelines of the National School Feeding Program, the PNAE. Despite the importance of the EAN for the Program, studies demonstrate several obstacles to its consolidation in Brazilian public schools. This study aimed to verify the initiatives to promote and support EAN actions developed within the scope of PNAE’s federal management from 2015 onwards and whether they are in line with what is proposed in PNAE’s legal framework. A documental analysis was carriedout in order to analyze the actions of PNAE’s federal management that address this issue. The study made it possible to identify that the EAN initiatives allow the Program to become a space for learning, knowledge production and healthy lifestyle habits formation.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)2022-03-23T11:53:49Z2022-03-23T11:53:49Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELGAÇO, Mariana Belloni et al. Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE: uma análise de iniciativas da gestão federal. Cadernos do FNDE, v. 2, n. 3, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17. Acesso em: 23 mar. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839https://orcid.org/0000-0002-8788-4966https://orcid.org/0000-0002-0810-6665https://orcid.org/0000-0003-0914-0440https://orcid.org/0000-0002-6648-7910Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Cadernos do FNDE está licenciado com a Licença (CC BY 4.0).info:eu-repo/semantics/openAccessMelgaço, Mariana BelloniSouza, Thais Salema Nogueira deBarros, Marília Bohnen deCastro, Solange Fernandes de Freitasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T19:17:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/43106Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T19:17:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal Possibilities and challenges of food and nutritional education in the PNAE : an analysis of federal management initiatives |
title |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal |
spellingShingle |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal Melgaço, Mariana Belloni Educação alimentar e nutricional Alimentação escolar Política pública Educação |
title_short |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal |
title_full |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal |
title_fullStr |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal |
title_sort |
Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal |
author |
Melgaço, Mariana Belloni |
author_facet |
Melgaço, Mariana Belloni Souza, Thais Salema Nogueira de Barros, Marília Bohnen de Castro, Solange Fernandes de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Thais Salema Nogueira de Barros, Marília Bohnen de Castro, Solange Fernandes de Freitas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melgaço, Mariana Belloni Souza, Thais Salema Nogueira de Barros, Marília Bohnen de Castro, Solange Fernandes de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação alimentar e nutricional Alimentação escolar Política pública Educação |
topic |
Educação alimentar e nutricional Alimentação escolar Política pública Educação |
description |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07 2022-03-23T11:53:49Z 2022-03-23T11:53:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELGAÇO, Mariana Belloni et al. Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE: uma análise de iniciativas da gestão federal. Cadernos do FNDE, v. 2, n. 3, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17. Acesso em: 23 mar. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106 https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839 https://orcid.org/0000-0002-8788-4966 https://orcid.org/0000-0002-0810-6665 https://orcid.org/0000-0003-0914-0440 https://orcid.org/0000-0002-6648-7910 |
identifier_str_mv |
MELGAÇO, Mariana Belloni et al. Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE: uma análise de iniciativas da gestão federal. Cadernos do FNDE, v. 2, n. 3, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17. Acesso em: 23 mar. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106 https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839 https://orcid.org/0000-0002-8788-4966 https://orcid.org/0000-0002-0810-6665 https://orcid.org/0000-0003-0914-0440 https://orcid.org/0000-0002-6648-7910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508328775057408 |