Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melgaço, Mariana Belloni
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Thais Salema Nogueira de, Barros, Marília Bohnen de, Castro, Solange Fernandes de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106
https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-0810-6665
https://orcid.org/0000-0003-0914-0440
https://orcid.org/0000-0002-6648-7910
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida.
id UNB_d97fec8b1ba825142aeffec1d1709197
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43106
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federalPossibilities and challenges of food and nutritional education in the PNAE : an analysis of federal management initiativesEducação alimentar e nutricionalAlimentação escolarPolítica públicaEducaçãoA Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida.Food and Nutrition Education (EAN) is one of the guidelines of the National School Feeding Program, the PNAE. Despite the importance of the EAN for the Program, studies demonstrate several obstacles to its consolidation in Brazilian public schools. This study aimed to verify the initiatives to promote and support EAN actions developed within the scope of PNAE’s federal management from 2015 onwards and whether they are in line with what is proposed in PNAE’s legal framework. A documental analysis was carriedout in order to analyze the actions of PNAE’s federal management that address this issue. The study made it possible to identify that the EAN initiatives allow the Program to become a space for learning, knowledge production and healthy lifestyle habits formation.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)2022-03-23T11:53:49Z2022-03-23T11:53:49Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELGAÇO, Mariana Belloni et al. Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE: uma análise de iniciativas da gestão federal. Cadernos do FNDE, v. 2, n. 3, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17. Acesso em: 23 mar. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839https://orcid.org/0000-0002-8788-4966https://orcid.org/0000-0002-0810-6665https://orcid.org/0000-0003-0914-0440https://orcid.org/0000-0002-6648-7910Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Cadernos do FNDE está licenciado com a Licença (CC BY 4.0).info:eu-repo/semantics/openAccessMelgaço, Mariana BelloniSouza, Thais Salema Nogueira deBarros, Marília Bohnen deCastro, Solange Fernandes de Freitasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T19:17:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/43106Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T19:17:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
Possibilities and challenges of food and nutritional education in the PNAE : an analysis of federal management initiatives
title Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
spellingShingle Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
Melgaço, Mariana Belloni
Educação alimentar e nutricional
Alimentação escolar
Política pública
Educação
title_short Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
title_full Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
title_fullStr Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
title_full_unstemmed Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
title_sort Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal
author Melgaço, Mariana Belloni
author_facet Melgaço, Mariana Belloni
Souza, Thais Salema Nogueira de
Barros, Marília Bohnen de
Castro, Solange Fernandes de Freitas
author_role author
author2 Souza, Thais Salema Nogueira de
Barros, Marília Bohnen de
Castro, Solange Fernandes de Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melgaço, Mariana Belloni
Souza, Thais Salema Nogueira de
Barros, Marília Bohnen de
Castro, Solange Fernandes de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional
Alimentação escolar
Política pública
Educação
topic Educação alimentar e nutricional
Alimentação escolar
Política pública
Educação
description A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07
2022-03-23T11:53:49Z
2022-03-23T11:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELGAÇO, Mariana Belloni et al. Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE: uma análise de iniciativas da gestão federal. Cadernos do FNDE, v. 2, n. 3, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17. Acesso em: 23 mar. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106
https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-0810-6665
https://orcid.org/0000-0003-0914-0440
https://orcid.org/0000-0002-6648-7910
identifier_str_mv MELGAÇO, Mariana Belloni et al. Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE: uma análise de iniciativas da gestão federal. Cadernos do FNDE, v. 2, n. 3, jan./jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17. Acesso em: 23 mar. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106
https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-0810-6665
https://orcid.org/0000-0003-0914-0440
https://orcid.org/0000-0002-6648-7910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508328775057408