POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PNAE: UMA ANÁLISE DE INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana, Mariana Belloni Melgaço
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Thais Salema Nogueira de, Barros, Marília Bohnen de, Castro, Solange Fernandes de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida.
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spelling POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PNAE: UMA ANÁLISE DE INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERALPOSSIBILITIES AND CHALLENGES OF FOOD AND NUTRITION EDUCATION IN THE PNAE: AN ANALYSIS OF FEDERAL MANAGEMENT INITIATIVESEducação Alimentar. Alimentação Escolar. Políticas Públicas. Educação.A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida.Food and Nutrition Education (EAN) is one of the guidelines of the National School Feeding Program, PNAE. Despite the importance of EAN for the Program, studies show several obstacles to its consolidation in Brazilian public schools. This study aimed to verify the initiatives to encourage and support the actions of EAN developed under the federal management of PNAE from the year 2015 and whether they are in line with what is proposed in the legal framework of PNAE. For this, a documentary analysis was conducted to analyze the actions of the federal management of the PNAE that address this issue. The study identified that the NBS initiatives enable the program to become a space for learning, production of knowledge and formation of healthy living habits.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãotextoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/1710.5281/zenodo.6330839Cadernos do FNDE; Vol. 2 No. 3 (2021): Resource Decentralization: Challenges and possibilities for educational programs; 35-47Cadernos do FNDE ; v. 2 n. 3 (2021): Descentralização de Recursos: Desafios e possibilidades de programas educacionais; 35-47Cuadernos FNDE; Vol. 2 Núm. 3 (2021): Descentralización de recursos: retos y posibilidades para los programas educativos; 35-472675-1925ark:/31127/cfnde.v2i3reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/17/13Copyright (c) 2021 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMariana, Mariana Belloni MelgaçoSouza, Thais Salema Nogueira deBarros, Marília Bohnen deCastro, Solange Fernandes de Freitas2022-10-13T13:56:10Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/17Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:56:10Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
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