Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Glauber de Castro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freire, Fátima de Souza, Crisóstomo, Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14518
Resumo: Em nível mundial há uma tendência de avaliação do ensino superior, considerando-se aspectos institucionais e de desempenho discente. No Brasil, o tema tem sido debatido há algum tempo com processos concretos de avaliação sendo implantados recentemente. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão sendo avaliadas por meio de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por outro lado, o desempenho discente de graduandos está sendo avaliado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De certa forma, os indicadores de gestão podem ser instrumentos adicionais de apoio para a gestão de IFES. O objetivo deste trabalho é analisar possíveis relações entre indicadores de gestão e desempenho discente. Para tanto, pesquisou-se uma amostra de 52 IFES no período de 2006 a 2008. Os resultados indicam que, de fato, alguns indicadores de gestão parecem ser capazes de influenciar o desempenho discente. Este é o caso, por exemplo, do custo por aluno que apresentou um efeito positivo sobre o desempenho dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_da4e9f499d080c9abea058308c637555
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14518
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADEAnalyzing management indexes of federal universities against students’ performance at ENADEInstituições de ensino superiorIndicador de desempenhoGestão educacionalEstudantes universitários - desempenhoEm nível mundial há uma tendência de avaliação do ensino superior, considerando-se aspectos institucionais e de desempenho discente. No Brasil, o tema tem sido debatido há algum tempo com processos concretos de avaliação sendo implantados recentemente. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão sendo avaliadas por meio de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por outro lado, o desempenho discente de graduandos está sendo avaliado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De certa forma, os indicadores de gestão podem ser instrumentos adicionais de apoio para a gestão de IFES. O objetivo deste trabalho é analisar possíveis relações entre indicadores de gestão e desempenho discente. Para tanto, pesquisou-se uma amostra de 52 IFES no período de 2006 a 2008. Os resultados indicam que, de fato, alguns indicadores de gestão parecem ser capazes de influenciar o desempenho discente. Este é o caso, por exemplo, do custo por aluno que apresentou um efeito positivo sobre o desempenho dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThere a trend toward the evaluation of higher education in many countries, taking into account institutional management and student performance. In Brazil, the topic has been debated for some time with concrete evaluation experiences recently. Federal Universities (IFES) are evaluated through management indexes proposed by TCU (Federal Court of Audit). Meanwhile, students are evaluated by ENADE (National Examination of Student Performance). In a certain way, management indexes may be additional instruments for IFES management. The purpose of this work is analyzing possible relations between management indexes and students’ performance at ENADE. We have analyzed a sample of 52 IFES in the period 2006-2008. Results signal that, indeed, some management indexes seem to be able to influence students’ performance. This is the case, for example, of the cost by student that has shown a positive effect on students’ performance.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade de Sorocaba2013-11-05T21:00:42Z2013-11-05T21:00:42Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA, Glauber de Castro; FREIRE, Fátima de Souza; CRISÓSTOMO, Vicente Lima. Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE. Avaliação, Campinas, v.16, n.2, p.317-344, jul. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 05 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14518Revista da avaliação da educação superior - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 1 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Glauber de CastroFreire, Fátima de SouzaCrisóstomo, Vicente Limaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:17:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/14518Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:17:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
Analyzing management indexes of federal universities against students’ performance at ENADE
title Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
spellingShingle Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
Barbosa, Glauber de Castro
Instituições de ensino superior
Indicador de desempenho
Gestão educacional
Estudantes universitários - desempenho
title_short Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
title_full Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
title_fullStr Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
title_full_unstemmed Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
title_sort Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE
author Barbosa, Glauber de Castro
author_facet Barbosa, Glauber de Castro
Freire, Fátima de Souza
Crisóstomo, Vicente Lima
author_role author
author2 Freire, Fátima de Souza
Crisóstomo, Vicente Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Glauber de Castro
Freire, Fátima de Souza
Crisóstomo, Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior
Indicador de desempenho
Gestão educacional
Estudantes universitários - desempenho
topic Instituições de ensino superior
Indicador de desempenho
Gestão educacional
Estudantes universitários - desempenho
description Em nível mundial há uma tendência de avaliação do ensino superior, considerando-se aspectos institucionais e de desempenho discente. No Brasil, o tema tem sido debatido há algum tempo com processos concretos de avaliação sendo implantados recentemente. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão sendo avaliadas por meio de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por outro lado, o desempenho discente de graduandos está sendo avaliado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De certa forma, os indicadores de gestão podem ser instrumentos adicionais de apoio para a gestão de IFES. O objetivo deste trabalho é analisar possíveis relações entre indicadores de gestão e desempenho discente. Para tanto, pesquisou-se uma amostra de 52 IFES no período de 2006 a 2008. Os resultados indicam que, de fato, alguns indicadores de gestão parecem ser capazes de influenciar o desempenho discente. Este é o caso, por exemplo, do custo por aluno que apresentou um efeito positivo sobre o desempenho dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2013-11-05T21:00:42Z
2013-11-05T21:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Glauber de Castro; FREIRE, Fátima de Souza; CRISÓSTOMO, Vicente Lima. Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE. Avaliação, Campinas, v.16, n.2, p.317-344, jul. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 05 nov. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14518
identifier_str_mv BARBOSA, Glauber de Castro; FREIRE, Fátima de Souza; CRISÓSTOMO, Vicente Lima. Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE. Avaliação, Campinas, v.16, n.2, p.317-344, jul. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 05 nov. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508327207436288